Movimentações no mercado imobiliário: Loft, Yuny, Piemonte e CMM reformulam equipes e estruturas
Resumo
O mês de junho foi marcado por mudanças e contratações no mercado imobiliário. Loft e Yuny fizeram movimentações em seus quadros funcionais.
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.
O mês de junho foi marcado por mudanças e contratações no mercado imobiliário. Loft e Yuny fizeram movimentações em seus quadros funcionais. Algumas das empresas reforçaram as equipes, enquanto outras trocaram cargos importantes e reformularam estruturas, como a Piemonte e a CMM. Mudanças também aconteceram na Ademi-GO. Confira abaixo tudo o que rolou no mercado imobiliário em junho:
Na Loft, os primeiros sinais de que uma mudança estava a caminho surgiram com o anúncio de cortes no quadro de funcionários da companhia, há dois meses. A procura da empresa por um executivo foi confirmada no final de junho, quando houve o anúncio de Marcel Regis para ocupar o posto de COO da Loft.
A contratação de Marcel, que até maio deste ano estava na presidência da Bavaria, mostrou que a empresa também estava mexendo em suas raízes, os fundadores. Mate Pencz continua como CEO, mas Florian Hagenbuch deixou de ter função executiva, passando a assumir a presidência do grupo, responsável por liderar as frentes de cultura e integração.
A movimentação da Loft levantou a percepção do mercado imobiliário para a possibilidade de que, nos próximos meses, outras empresas façam o mesmo. Especula–se, inclusive, que já existe a perspectiva de saída de fundadores de outras grandes empresas, por isso o mercado deve estar atento a isso.
A estratégia é semelhante ao que já vimos acontecer em grandes empresas, quando seus fundadores saem de cena, ou deixam de ter tanto espaço, para que executivos mais pragmáticos e com maior vivência no mercado tomem conta. A ideia é sempre a de fazer com que a resposta seja mais lucrativa.
Construtoras e incorporadoras em reformulação
Também neste mês, a Yuny Incorporadora, anunciou que trouxe à equipe Guilherme Sawaya, que assume a nova diretoria de Incorporação e Inovação. Ele fez parte, por 15 anos, do time da Cyrela.
Sawaya chega à Yuny, que desenvolve projetos residenciais e comerciais de alto padrão em regiões nobres de São Paulo desde 1996, com o desafio de agregar ainda mais inovação. Segundo o novo diretor, ele foi atraído pelo desafio.
“Pela primeira vez, uma empresa do setor está unindo as cadeiras de inovação e incorporação. É um movimento ousado, que coloca a inovação diretamente no core business, no cerne do negócio. Mas não é algo impulsivo ou superficial, e sim um novo capítulo em uma sólida jornada de inovação da Yuny, que tem diversas conquistas neste território, como a criação do YunyLab, em 2019″.
A empresa é conhecida por investir em startups e tecnologias que agregam valor aos empreendimentos e enriquecem a jornada do cliente. Por isso, para Guilherme, “ter a chance de liderar este time de ponta é um privilégio e muitas possibilidades se abrem”.
Ainda tratando de movimentações na Yuny, a empresa anunciou que acaba de entrar em um reposicionamento de marca e mudança na identidade visual. O rebrand tem como propósito reforçar o DNA de inovação e o desejo de promover a experiência de viver bem, além de ter como objetivo principal evidenciar a tecnologia que move o propósito da empresa e a sua proximidade na comunicação com o público.
Piemonte com nova diretoria
A Piemonte anunciou, também neste mês, a criação de uma diretoria de engenharia. Para a função, a construtora promoveu o então gerente de engenharia, Rafael Medeiros, que passou a assumir o cargo de diretor.
Rafael lembra que, quando assumiu o cargo de gerência, tinha como uma das obrigações trabalhar o relacionamento entre a incorporadora e as construtoras contratadas para execução da obra. “Com a expertise da Piemonte, passamos a enxergar a oportunidade de passar também a construir nossos projetos”. Hoje, todo o processo complementar da obra, ou seja, os projetos hidráulicos, elétricos, estrutural são de responsabilidade da Construtora Piemonte, do setor de Engenharia.
CMM entra em novo segmento
Buscando investir e ampliar os negócios, a CMM Engenharia está dando um novo passo no mercado imobiliário, começando agora a atuar em incorporações imobiliárias. A entrada no segmento da incorporação foi anunciada com a criação da CMM Incorporações, que será um novo braço da construtora cearense, que já entregou mais de um milhão de metros quadrados de obras construídas nos seus 25 anos de atuação.
“Nós sempre trabalhamos com pesquisas, planejamentos, viabilidade financeira, estudo de mercado, inclusive contratamos consultorias para fazerem esse levantamento, tudo para garantir a boa aceitação do negócio. E essa análise de mercado começou a ser estruturada em março de 2021, com a análise de terrenos e o desenvolvimento de produtos para serem lançados ao mercado. Agora serão duas marcas — CMM Engenharia e CMM Incorporações – duas unidades de negócios caminhando juntas. A expertise da CMM Engenharia nos seus 25 anos de trajetória no mercado, com um novo braço de negócios na parte imobiliária”, afirma Adalberto Mota Machado, engenheiro civil e um dos diretores da empresa.
Outras movimentações do mercado
A Ademi-GO deu, em junho, um passo a mais na profissionalização de sua gestão. Com objetivo de aprimorar ainda mais o serviço prestado para as empresas associadas, chega ao time de superintendente-executivo da entidade Felipe Melazzo. Segundo a Ademi, o desafio de Felipe será o de oferecer mais suporte e celeridade às ações estratégicas da diretoria.
Ainda em junho, seguindo com o propósito de democratizar o acesso à decoração de interiores, a La Decora, startup que usa uma tecnologia para oferecer projetos de decoração 100% online, firmou uma parceria com a RE/MAX Brasil. Com isso, lançaram neste mês o RE/MAX Decora, plataforma que atende o cliente final com a possibilidade de decoração online.
A parceria prevê o oferecimento de todo o expertise da La Decora para os clientes da imobiliária, no momento da decoração, desde o novo imóvel. “A pessoa que compra um imóvel necessariamente precisará mobiliar, seja para morar ou até alugar. Nessa hora, a melhor opção é contar com um aliado que ofereça praticidade e conhecimento, além de agregar valor na experiência do cliente ao antecipar a visualização do cômodo através da tecnologia”, pontua Luciana Mendes, CEO e cofundadora da La Decora.
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
As mais lidas
Imobi explica: expressões do mercado financeiro
Inovação e colaboração: Apê11 anuncia reposicionamento no mercado imobiliário
Imobiliárias celebram cenário positivo para o mercado no 82º encontro da ABMI
Construtoras capitalizadas para a retomada
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.