Home office: dicas para equipe e gestores com Marcia Breda
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Marcia Breda é jornalista e produtora de conteúdo e aderiu ao home office como estilo de vida desde 2015. Além disso, tem um blog com dicas e conteúdo exclusivo envolvendo o universo do trabalho remoto, o Adoro Home Office – modalidade que muitas empresas estão aderindo em razão da quarentena provocada pelo COVID-19.
Marcia foi uma das especialistas ouvidos pelo CEO da CUPOLA, Rodrigo Werneck, em live sobre o coronavírus e seus impactos no mercado imobiliário, realizada na última terça-feira (17). Ela explicou porque escolheu o home office, quais as vantagens da modalidade e algumas dicas para se adaptar para quem nunca trabalhou de casa. Confira:
Quais as dicas para quem vai começar a trabalhar de casa pela primeira vez?
Disciplina é talvez o elemento primordial de quem vai trabalhar em casa, principalmente para quem vai começar a trabalhar de casa pela primeira vez e não está muito acostumado com o modelo. Às vezes, a gente tem a ideia de que vai ser mais fácil, tranquilo e gostoso trabalhar de casa, e é isso que acaba fazendo com que a gente se perca.
É importante manter a disciplina, principalmente nos primeiros momentos. Inclui: acordar no mesmo horário, manter a rotina matinal, como tomar café da manhã, trocar de roupa e determinar um espaço físico para você trabalhar. Não funciona trabalhar sentado no sofá ou deitada na cama, isso não gera produtividade.
O ideal é conseguir delimitar o espaço para um local que vá remeter a trabalho. Mesmo que você não tenha um escritório ou um quarto para isso, pode ser algo mais simples: uma mesa em um tapete na sala. Fica a ideia de que cheguei naquele tapete, puxei minha cadeira e sentei, eu estou em modo trabalho. E modo trabalho significa televisão desligada, celular virado para baixo, exatamente como estaria em um escritório.
Um cuidado importante para não ceder às tentações da casa (televisão, sofá, cozinha) é delimitar horários. É muito comum que as pessoas que estão em casa continuem trabalhando até às 19h, 20h ou 21h, e acabam ficando exaustas e rendendo menos no outro dia. Assim, é importante ter horários: para começar e para terminar, garantindo que você não trabalhe mais do que precisa e fique exausto.
Qual a dica mais importante pela perspectiva do gestor de equipes?
O que eu mais gosto de citar quando se trata de liderança é: depois que o gestor colocar sua equipe em casa, ele vai perceber o quanto mais fácil é medir o trabalho dos colaboradores. Isso pois as métricas de trabalho remoto precisam ser muito claras. Então, quando você coloca uma equipe para trabalhar em casa, são definidos tickets e objetivos claros que as pessoas devem cumprir.
A princípio, o home office parece que vai tirar o controle, mas na verdade é um modelo que dá muito mais controle. Você sabe exatamente quem vai na reunião, porque não foi, e consegue medir as entregas de uma forma muito mais direta. Não tem muito como fugir, diferente de quem fica no escritório. Tem sempre quem fica por ali nos corredores, quem não aparece em uma reunião ou outra, tem problemas com horário…
Quais são as habilidades de um bom gestor de home office?
Não só o gestor, mas quando se coloca uma equipe para trabalhar em casa, uma das habilidades mais requisitadas é a comunicação. A documentação da sua comunicação precisa ser muito clara: o e-mail do gestor precisa ser muito claro, a resposta do funcionário também, as pessoas precisam trabalhar essa habilidade. É preciso desenvolver formas de se comunicar claramente para que os indicadores fiquem claros para os dois lados.
Uma coisa que gosto bastante de frisar é a capacidade de se comunicar de forma assíncrona. Você não precisa esperar a outra pessoa estar disponível para você terminar uma ideia ou uma conversa. Você precisa expor toda sua ideia de uma forma clara e deixar livre para que daqui 5, 10 min a outra pessoa pegue, entenda e te devolva. Precisa sempre levantar a mão (figurativamente), se comunicar de forma clara e aproveitar as diversas ferramentas. Se você acha que um e-mail não vai ser suficiente para tirar sua dúvida ou resolver seu problema, você manda um e-mail expondo o problema e pede para marcar uma call, em que você enxerga as pessoas, está com a câmera aberta, reforça o hábito da pessoa prestar atenção em quem está falando e vai sanar essa dúvida como se tivesse em um ambiente físico, presencial.
Qual a etiqueta para reuniões remotas?
Temos uma série de ferramentas pagas e gratuitas que você consegue falar com várias pessoas paralelamente. Aqui, as regras de etiqueta são as mesmas, mas ficam mais delicadas. Por exemplo, não há justificativa para chegar atrasado em uma reunião se você está trabalhando de casa. Se aquela é sua reunião de pauta, é importante que você esteja totalmente disponível. Outras coisas que são legais, é procurar um espaço que não tenha tanto barulho, principalmente pessoas que tenham familiares em casa, filhos. Uma dica é criar um código, uma etiqueta entre familiares. Exemplo: “fechei a porta, o boné tá na maçaneta, não entra pois estou numa reunião”. Também sugiro o uso de fone de ouvido e escolher um ambiente neutro (não precisa participar da cozinha).
Por fim, câmera sempre aberta. Essa é uma dúvida comum das pessoas que estão entrando nesse mundo de calls. Abrir a câmera é um sinal de empatia, mostra que você está ali, disponível, sorrindo para a pessoa que você quer conversar.
Qual a maior dificuldade de se implementar um modelo home office?
Sinto que o controle é o ponto mais difícil quando falamos de modelo de negócios que está hoje nas empresas de forma geral. Porém, a implementação do controle por entrega fica muito clara a longo prazo. É visível que as entregas estão acontecendo independente do colaborador fazer isso, rápido, devagar. O que o gestor precisa é ter uma equipe qualificada, produtiva e feliz, que vá entregar resultados para ele. Quando o gestor consegue ficar mais tranquilo em relação à esses microgerenciamentos, tudo flui muito melhor.
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