Opinião

Guga Stocco responde: como estará o mercado imobiliário em 2025?

Quem trabalha no mercado imobiliário certamente já se pegou pensando sobre como será o futuro do setor, seja a curto, médio ou longo prazo. Se considerarmos um horizonte de três anos, é possível imaginar que muitas das mudanças que já estão despontando como tendência estejam consolidadas até lá. Mas, como será o futuro do mercado imobiliário em 2025 de fato? Para responder a esta pergunta, o Imobi Report procurou o empreendedor Guga Stocco, fundador da Futurum Capital, além de Board member do Banco Original, Totvs, Vinci e Grupo Soma. Guga já falou bastante sobre como a tecnologia vai impactar o mundo em um horizonte daqui a três anos, em seu podcast “2025, o mundo novo”, por isso buscamos focar no nosso setor. 

Crédito: Divulgação

Para ele, a primeira barreira do mercado imobiliário que vai cair até 2025 é a burocratização do setor. “Quando pensamos em um horizonte de médio prazo, daqui até 2025, a primeira barreira do mercado imobiliário que vai cair é a burocracia, com a digitalização completa do setor. Estou falando de automatizar cartório, automatizar todo o processo de aquisição do imóvel e de análise desse imóvel, inclusive de dados”, avalia. Como exemplo, ele cita o caso da Zillow, plataforma americana, que já antecipou essa tendência há tempos, com vários processos automatizados e uma grande base de dados do mercado imobiliário americano. 

“Essa digitalização é imprescindível para tornar o setor mais atualizado, com compra e venda digital, além de armazenamento de todos os dados dos imóveis e clientes nas bases digitais, para análises mais aprofundadas do mercado. Com isso, podem vir junto novos modelos de negócios, como tokenização de imóveis e outros movimentos financeiros”, afirma Guga. Na semana passada, inclusive, a Housi já se antecipou a essa tendência de tokenização, anunciando a criação de um “cashback token”, junto com a Vitacon. 

Outra aposta de Guga para o futuro do mercado imobiliário em 2025 é a evolução do modelo de imóveis por assinatura, como a própria Housi já faz, assim como Casaí, Nomah, Tabas e outros players do mercado. “Se existirem bons apartamentos para alugar, com tudo organizado e resolvido, vai chegar um momento em que muitas pessoas, em vez de comprar um imóvel, vão preferir pagar um fee, um subscription. Não é nem aluguel, pois o morador pode ir mudando de apartamento conforme a necessidade, tendo alguém que providencie a mudança e deixe tudo pronto para ele só transferir seus objetos pessoais e pronto. Já tem água, luz e mais uma série de outros serviços inclusos”, pondera. O empreendedor ainda afirma que “transformar uma série de empreendimentos em um subscription model é uma nova oportunidade que está ganhando espaço”.

Guga Stocco no ICXP

Guga Stocco é um dos destaques do ICXP 2022, conferência do Imobi Report que acontece nos dias 18 e 19 de março, no Centro de Eventos Positivo, localizado no Parque Barigui, em Curitiba. Além dele, os outros keynotes do Imobi Conference Experience são Thiago Concer (especialista em vendas práticas fundador do Sales Clube e do movimento #OSV), Romeo Busarello (former-VP de marketing e inovação da Tecnisa) e Aretha Duarte (montanhista e empreendedora socioambiental). Os ingressos para o evento já estão disponíveis.