Dia do Corretor
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Dia do Corretor de Imóveis: dicas para não errar na comemoração

Com o Dia do Corretor de Imóveis se aproximando, as imobiliárias começam a se preparar para as comemorações. A data, celebrada no dia 27 de agosto, é uma das mais esperadas no ano pelo setor e sempre é marcada por ações diferenciadas. 

No entanto, é preciso tomar cuidado no momento de planejar essas ações, para que as homenagens não acabam caindo no senso comum, fazendo com que o corretor acredite que é apenas um número, em vez de se sentir valorizado. 

Este é o momento de mostrar ao profissional que ele é especial e imprescindível para o sucesso dos negócios da imobiliária. Por isso, elencamos algumas sugestões para as comemorações relacionadas à data: 

1. Em tempos de pandemia, happy hour online

As comemorações do Dia do Corretor de Imóveis costumam ser marcadas pelos famosos happy hour. Mas, agora que os eventos presenciais estão suspensos, como fazer para manter aquele clima de celebração? Uma sugestão é contratar um serviço que entregue alguns quitutes para cada um dos corretores em sua própria casa e combinar um happy hour online, utilizando alguma das plataformas de chamada de vídeo para reunir todo o pessoal, em um clima mais descontraído. Caso sua imobiliária já esteja trabalhando presencialmente, se mesmo assim optarem por um encontro, deve-se atentar a todas as medidas de segurança recomendadas pelas autoridades. 

2. Premiação com experiência, em vez de dinheiro

Em vez de premiar os corretores com dinheiro, por que não oferecer a eles alguma experiência diferente, como um livro ou um curso? Já que não é mais recomendado presenteá-los com viagens, por conta das restrições da pandemia, esta pode ser uma boa opção, em vez de dinheiro, que pode passar uma impressão de que a premiação é só uma obrigação. Algumas empresas já oferecem serviços de contratação de experiências, como o Original Experience.

Outra opção é pensar em serviços customizados específicos para a cidade onde está localizada a sua imobiliária. Os presentes do Dia do Corretor de Imóveis podem contemplar conhecimentos profissionais ou mesmo estar relacionados aos hobbies dos corretores, demonstrando que há um interesse genuíno pela vida pessoal deles e pelo que fazem em seu horário livre. Também não é o momento de estimular a competição entre eles, mas sim de confraternizar e mostrar que todos são importantes da mesma forma. 

3. Representatividade nas campanhas

Por que usar fotos de bancos de imagens em vez de mostrar seus próprios corretores nas campanhas da imobiliária? Como qualquer outro profissional, os corretores gostam de ser valorizados por seu trabalho e querem se sentir representados nos materiais de divulgação das empresas onde trabalham, principalmente no Dia do Corretor de Imóveis.

A autenticidade tem muito valor e  mesmo uma foto tirada com o celular pode ser melhor do que uma foto de banco de imagem em uma campanha como essa, pois o importante é mostrar as pessoas reais que trabalham naquela imobiliária. Se a equipe é formada por uma grande maioria de mulheres, também é interessante incluí-las nessas campanhas. Inclusive, se sua equipe é formada só por profissionais mulheres, que tal mudar o nome do Dia do Corretor de Imóveis para Dia da Corretora de Imóveis? Olhe para sua equipe e perceba de que maneira ela melhor se vê representada.

4. Humanização no relacionamento com os profissionais

Fugir do senso comum é imprescindível neste momento, para que o corretor perceba que há uma individualização no tratamento, que ele não é apenas um número para a empresa e seu trabalho é realmente valorizado. Por isso, no Dia do Corretor de Imóveis, é interessante evitar frases como “o dia é seu, mas o presente é nosso” ou “ser corretor é…”, seguido por uma definição estereotipada sobre as habilidades do profissional. Além disso, é importante promover uma humanização no relacionamento – não adianta nada um post com palavras bonitas nas redes sociais se não houver uma campanha 360º, com participação da comunicação interna e um envolvimento maior até dos próprios donos da imobiliária, cumprimentando pessoalmente ou por meio de um vídeo personalizado seus funcionários, de uma forma individualizada. 

5. Investir na gestão de pessoas ao longo do ano, não só no Dia do Corretor

Para que essas ações deem resultado e que os corretores realmente se sintam valorizados em seu dia, entretanto, o ideal é que as boas práticas de gestão de pessoas aconteçam ao longo de todo o ano, não só no mês de agosto ou no Dia do Corretor de Imóveis propriamente dito. Para isso, invista em feedbacks constantes e transparência com os profissionais, além de palavras de apoio durante o ano inteiro, não apenas para fazer um agrado nas proximidades da data.