DestaquesImobiliárias

CUPOLA finaliza pesquisa inédita de mapeamento dos softwares imobiliários

Qual o futuro dos softwares imobiliários? Buscar respostas a esta e outras perguntas relacionadas ao tema foi uma tarefa iniciada em 2022 pela CUPOLA, principal agência e consultoria do mercado imobiliário brasileiro, e que acaba de ser concluída. 

Por meio da CUPOLA Pesquisa, a empresa produziu o Panorama de Softwares em Imobiliárias (PSI), uma iniciativa com o objetivo de coletar respostas de gestores que atuam na locação e venda de imóveis, reunindo informações sobre o uso de softwares imobiliários que vão ajudar na transformação digital do setor. 

A pesquisa coletou respostas de empresas de todo o país e desenvolveu um mapa tecnológico do mercado imobiliário brasileiro, abrindo caminho para a evolução do segmento. Entre outras questões colocadas durante o levantamento, estão os softwares mais utilizados; quais efetivamente fazem a diferença no setor imobiliário; quais as carências identificadas pelas imobiliárias e qual o nível de satisfação com essas tecnologias.

Os dados e relatórios produzidos pela pesquisa foram disponibilizados para todas as imobiliárias respondentes. As empresas interessadas nestas informações devem ficar de olho para participar do próximo levantamento, ainda sem data definida, para que também possam receber os resultados.

Como as empresas enxergam os softwares imobiliários?

A PSI reuniu quase 300 respostas de imobiliárias de todas as regiões do Brasil. O perfil dos respondentes tem papel assertivo nas escolhas relacionadas ao uso de tecnologia.

“Destes respondentes, 70% são o principal decisor e têm a palavra final em relação à escolha dos softwares. Outros 23% participam ativamente da avaliação e escolha das alternativas”, explica Alice Borges, head de Tecnologia e Dados da CUPOLA.

De acordo com Alice, o diferencial da pesquisa é a possibilidade de fazer a curadoria e o cruzamento de dados, o que permite gerar insights inéditos para o mercado. 

E algumas das respostas da pesquisa apontam quais as oportunidades e gargalos de tecnologia no imobiliário. Algo confirmado pelo levantamento é a relevância dos CRMs (Customer Relationship Management) e dos ERPs (Enterprise Resource Planning) modelos de softwares importantes na operação imobiliária. A PSI revela que estas soluções já estão presentes em 80% das imobiliárias analisadas, sendo que mais de 90% das empresas apontam que estes softwares indispensáveis ou de extrema importância para o seu funcionamento. 

Também chama a atenção a importância dada para a esteira digital, tida como indispensável e importante para quase 80% dos entrevistados. Porém, há espaço para explorar, já que apenas 30% das imobiliárias consultadas utilizam a solução.

Sobre a comunicação com os clientes, o WhatsApp foi coroado como principal ferramenta, utilizado em 95% dos casos. Já as redes sociais são utilizadas em 39,5% das vezes. 

Saiba mais sobre a CUPOLA Pesquisa 

A CUPOLA Pesquisa é uma frente que deseja entregar benefícios não apenas aos clientes diretos da consultoria, como imobiliárias e incorporadoras, mas ao ecossistema imobiliário como um todo.

Para a CUPOLA, a PSI reforça sua autoridade na geração de conteúdo relevante para o mercado, além de traçar informações sobre softwares que orientarão melhor os clientes na tomada de decisão.

A pesquisa foi separada em 8 categorias de softwares: captação de leads, plataforma de inbound marketing, gestão de leads, CRMs imobiliários, integradores entre portais e CRMs, esteira digital, ERP (gestão financeira e de locação) e plataforma de gestão de chamados (atendimento omnichannel).

Tags:

Rodrigo Arend

Jornalista multimídia com mais de 10 anos de carreira. É responsável pelo conteúdo do portal e da newsletter do Imobi Report, além de contribuir com outras frentes da maior plataforma de conteúdo imobiliário do Brasil.

Ver artigos

  1. Rodrigo Arend disse:
    Olá Leandro, tudo bem? Foi feito o reenvio, não esqueça de checar sua caixa de spam.

    às 14:41

  2. Rodrigo Arend disse:
    Olá Luciana, tudo bem? Foi feito o reenvio, não esqueça de checar sua caixa de spam.

    às 14:41

  3. Luciana disse:
    O mesmo aconteceu comigo. Imaginei que as respostas eram enviadas aos participantes ou a pesquisa após a conclusão do projeto. Anyway....

    às 12:45

  4. Leandro Oliveira e Lima disse:
    Olá, poderiam me reenviar os resultados da pesquisa? Eu respondi mas não encontrei no meu e-mail o relatório. Muito obrigado!

    às 16:12

  5. Imobi Report disse:
    Olá Marcos, tudo bem? Foi feito o reenvio, não esqueça de checar sua caixa de spam.

    às 12:05

  6. Marcos disse:
    Participei da pesquisa e não recebi o relatorio. Já é a segunda vez que isso acontece

    às 00:13