softwares imobiliários
DestaquesImobi Explica

Softwares imobiliários: saiba como os sistemas melhoram a gestão das empresas

Criados para facilitar a gestão das empresas e tornar a experiência do cliente mais fácil, os softwares imobiliários têm adquirido enorme importância no mercado, especialmente após o início da pandemia. 

CRM, ERP, gestor de leads, ferramenta omnichannel… se você é do ramo imobiliário, certamente já ouviu falar de algum destes sistemas. O Imobi Report buscou especialistas em tecnologia para explicar o funcionamento dos softwares imobiliários – que, além de automatizar uma série de tarefas, também permitem deixar a administração mais organizada.

O que são softwares imobiliários?

Na jornada de contato entre cliente e imobiliária, existe uma ordem natural a ser seguida, que começa no atendimento e finaliza com a conclusão do negócio e a assinatura do contrato.

Se a transação é de venda do imóvel, o pós-venda é mais curto. Mas se o trabalho da imobiliária é com locação, o contato se torna de longo prazo, tanto para o proprietário quanto para o inquilino.

Principais categorias de softwares imobiliários

Há no mercado diversos softwares que ajudam a tornar essas jornadas – venda, locação e pós-contrato – mais fluidas, organizadas e automatizadas.

A depender das características da imobiliária (como tamanho, nicho, volume de negócios ou outras particularidades), cada sistema pode oferecer um tipo de serviço, do mais simples ao mais completo. Listamos abaixo as principais categorias a serem pensadas ao buscar um software imobiliário:

Análise cadastral: estes sistemas servem para analisar o crédito do cliente, score e simulação de poder aquisitivo.

– Angariação (captação) de imóveis: faz todo o serviço de localização de imóvel, de proprietários, avaliação de imóvel o que mais for relacionado ao processo de captação.

– Atendimento: são sistemas que fazem a gestão de chamados e também de contatos por WhatsApp, chat e Messenger. Basicamente é o responsável pelo contato com o cliente.

– CRM: são sistemas focados na gestão de clientes e de produtos. É a partir do CRM que o anúncio vai ser publicado no site e nos portais imobiliários. A equipe também utiliza o sistema para consultar as informações e o andamento de atendimento. Em resumo, é o software capaz de melhorar o relacionamento com os clientes e promover as vendas.

– ERP: software focado em sistemas administrativos e financeiros. Serve principalmente para gerenciar os contratos administrados e a parte financeira da imobiliária.

– Esteiras digitais: sistemas que contribuem para a jornada digital desde a assinatura de contrato. Apresentam recursos que facilitam a operação, do envio de documentação ao agendamento de visitas.

– Gestão de leads: sistemas focados em contribuir no acompanhamento de clientes interessados quando o CRM é insuficiente. Agiliza o atendimento e controla as oportunidades. Lead é o nome dado a um usuário que compartilhou, de forma espontânea, dados com a empresa para receber informações. A partir disso, o software ajuda a acompanhar o processo e a convertê-lo em uma possível oportunidade de negócio.

– Marketing: software usado para autuação das estratégias de marketing.

– Plataforma de site: geralmente o CRM inclui uma plataforma de sites. Mas é necessário frisar a importância dessa categoria, pois hoje os sites são canais diretos para imobiliárias.

– Serviços: Sistemas que normalmente estão ligados à terceirização de algum serviço, como fotos, vistorias, visitas, manutenção e outros.

Quais os softwares imobiliários mais comuns?

Os softwares mais usados por imobiliárias de todos os portes e segmentos são o CRM e o ERP. Dentro destas categorias, inclusive, existem softwares que oferecem serviços mais completos, com outras funções. É comum, ainda, que os fabricantes de softwares tenham parceiros e ofereçam serviços atrelados a esses terceiros dentro de seus sistemas.

Qual é o melhor sistema?

Essa é uma pergunta muito comum quando as empresas começam a buscar pelos softwares imobiliários. Contudo, os especialistas ouvidos pelo Imobi Report afirmam que não há uma regra para se dizer qual é o melhor sistema, porque cada imobiliária tem um processo.

Portanto, não existe um software que seja adequado para todos os perfis de empresa. O importante é entender o processo e as necessidades de cada imobiliária, para, a partir daí, identificar o sistema ideal.

Não existe um processo pronto e ideal a ser seguido por todas as firmas. Existem aqueles que são mais famosos ou que estão mais bem colocados, mas eles não funcionam para todos os casos. Isso muda de acordo com a necessidade.

Por que investir e qual ferramenta escolher?

Atualmente, é comum encontrarmos imobiliárias utilizando quatro categorias principais: site, CRM, ERP e um software de atendimento. Mas tudo varia de acordo com a realidade de cada empresa.

Se a imobiliária trabalha apenas com locação, por exemplo, faz-se necessário aderir a um sistema que ofereça outros serviços como análise de crédito, vistorias etc.

Para que possam crescer em escala, todas as imobiliárias, mesmo as iniciantes, precisam em algum momento buscar o apoio de softwares imobiliários, que facilitam tanto a vida dos clientes quanto a gestão interna, otimizando e organizando os processos da empresa.