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CUPOLA Conference Vendas: profissionais de ponta, cases reais e insights para vender mais

Captação de imóveis com gestão exclusiva, parcerias, investimento em personal branding, linguagem corporal e vídeos de diferentes formatos como aliados na venda de imóveis. Esses foram alguns temas trazidos e debatidos no CUPOLA Conference Vendas, evento 100% online e gratuito, que contou com três manhãs de imersão em conteúdo.

O evento foi também um “esquenta” do CUPOLA Summit, trazendo a participação de speakers com atuação estratégica no mercado imobiliário de todos os cantos do Brasil. 

Confira um breve resumo do que foi abordado nos três dias do CUPOLA Conference Vendas.

Dia 01 – Foco em captação, parcerias e vendas

O corretor de imóveis especialista em gestão exclusiva Tiago Oliveira, de Pernambuco, foi o responsável por abrir o primeiro dia de evento e falou sobre como captar imóveis com gestão exclusiva. Para ele, a chave na profissão de corretor virou quando ele começou a atuar nesse modelo. “Eu tinha 270 imóveis na carteira. Abandonei todos eles e recomecei, com apenas 7 imóveis e gestão exclusiva. Foi uma quebra de tabu, difícil de ser executado, mas o resultado foi extraordinário”, disse. 

Oliveira também é um defensor dos corretores de imóveis que se especializam em um supernicho. Em seu caso, ele escolheu trabalhar em uma área próxima do mar, cobrindo apenas um quilômetro de faixa de areia. “E assim me tornei um super especialista no calçadão da praia de Candeias”, contou. 

O profissional também trouxe o insight de que a venda começa sempre na captação, porque é nesse ato que você entende o mais importante: o motivo da venda, que é o que vai te ajudar a conduzir o processo da melhor maneira. 

Quem chegou com tudo para conduzir o segundo conteúdo do dia foi Paloma Albuquerque, corretora número um de vendas em SP, pela Cyrela. Ao longo da palestra, a especialista em alto padrão envolveu os participantes mostrando como vendeu 55 imóveis na cidade em 2022, sem depender de leads ou de plantões. 

Para ela, um dos pontos-chave é desenvolver uma imagem de alto padrão. “Uma marca pessoal é construída pela análise de rituais e padrões de comportamento, pela forma como você se veste e comunicação não verbal. Eu não vendo imóveis, eu vendo a Paloma, com lifestyle, rotina e experiências de alto padrão”, disse. 

Outro insight que leva Paloma a não depender de leads é não esperar o cliente procurar pelo imóvel. “Eu vou até o cliente e crio oportunidades, montando uma carteira de investimentos para que eles possam se aposentar e viver de imóveis com a renda que possuem naquele momento, protegendo a família e resolvendo um problema de longo prazo”. 

Para finalizar o terceiro dia, o bate-papo foi com Gabriela di Mateos, corretora de alto padrão de Sinop (MT). Ela se aprofundou em um case que revolucionou o mercado de imóveis da região, quando se uniu ao seu maior concorrente na cidade para gerar negócios mais assertivos. Assim, a dupla fechou uma exclusividade, garantindo que a venda seria deles de qualquer maneira. 

Para Gabriela, a ação tem como principal objetivo mostrar que muitos negócios são perdidos quando se deseja fazer tudo sozinho. “Se você senta com um colega ou até concorrente corretor, muitas vezes esse é o pulo do gato para gerar negócios. Afinal, às vezes eu tenho o comprador e ele tem o vendedor. E assim fechamos negócios que, por conta própria, não aconteceriam”, disse ela. 

Dia 02 – Redes sociais: linguagem corporal e vídeos como aliados para a venda de imóveis

O segundo dia de Conference começou com o surpreendente case do corretor de imóveis e diretor da Imobiliária Ibaiti, Sergio Henrique de Almeida. Ele atua no norte do Paraná e desde 2015 tem a estratégia totalmente focada em vídeos para divulgação de imóveis rurais na pequena cidade de Ibaiti (PR). 

Diferentemente do caminho tradicional, com vídeos curtos, ele investiu na produção de vídeos com 20 a 30 minutos. Com o sucesso da estratégia, hoje os materiais são ainda maiores: com a média de 1 hora de duração. 

“Eu criei um modelo de venda pelos vídeos que as pessoas já sabem como funciona. Algumas pessoas só ligam, muitos de fora do Brasil. Então, perguntam se a chácara é realmente daquele jeito que está no vídeo e já fecham compra, sem nem visitarem pessoalmente”, disse ele. 

A verdadeira imersão nas propriedades e argumentos de venda que ele compartilha na palestra são o que permitem o surpreendente índice de vendas: hoje, 95% do fechamento de negócios na imobiliária é originado do Youtube

Ao contrário do movimento anterior, Guilherme Nogueira, corretor de imóveis e diretor da BH Brokers, atingiu quase 4 milhões de visualizações no TikTok por meio de vídeos mais curtos de imóveis em Belo Horizonte.

Ele atua no mercado de alto padrão e, hoje, quase 80% de suas vendas são originadas a partir da estratégia. “As redes sociais são exponenciais. No começo é difícil, mas só melhora”, disse ele. 

Ao longo da palestra, Nogueira conduziu o público mostrando os diferentes formatos audiovisuais que produz. São vídeos de desafio, mostrando áreas internas e externas dos imóveis, além de materiais mais curtos em que ele mesmo aparece respondendo perguntas e contando curiosidades sobre o mercado imobiliário de alto padrão. 

Para fechar o terceiro dia com chave de ouro, a fonoaudióloga e CEO da Voice Care, Fernanda de Morais, trouxe o tema “Como usar melhor a voz e a postura corporal para vender”. A palestra foi uma verdadeira aula sobre como os corretores de imóveis podem se comunicar melhor para aumentar as vendas, além de desenvolver maior credibilidade. 

“Nós passamos 80% do tempo nos comunicando. Seja pessoalmente, por mensagens ou áudios no WhatsApp, por reuniões e videoconferências, por telefone. É tão automático que nem sempre reparamos em como isso é feito”, disse ela, ao afirmar também que não adianta ser um expert no imóvel se você não se comunica bem.

Entre as dicas para se comunicar melhor, Fernanda ressalta que o corretor deve usar uma voz que seja agradável ao ouvinte, ao mesmo tempo em que seja confortável para ele. “Além disso, os gestos, ênfases coerentes, as expressões faciais e a postura também devem ser compatíveis. Afinal, como eu vou comprar um imóvel de 10 milhões de reais de uma pessoa se ela estiver insegura?”, provocou.

Dia 03 – Carreira e branding pessoal no imobiliário

O terceiro dia de Conference Vendas começou com a palestra do sócio e diretor de lançamentos da J8 Imóveis, de Curitiba (PR), Henry Fuckner. Com o tema “Corretores novatos: como gerar resultados no início da carreira”, o profissional falou sobre insights para quem deseja começar na carreira de corretor de imóveis. 

Fuckner ressaltou a necessidade de iniciar sempre pelo treinamento, o que não necessariamente demanda investimento financeiro, mas sim de tempo. Ele também destaca o uso de ferramentas como redes sociais, ChatGPT e outros como aliadas que podem apoiar o corretor na hora de migrar. 

Para fechar, construir uma boa rede de relacionamentos, ter postura e pensamento positivo, além de ficar por dentro do que acontece no mercado também podem elevar as chances de sucesso nesse mercado. 

O segundo conteúdo do dia foi conduzido pelo corretor de imóveis e CEO da 3i Digital, Robson Stalyn, que desafiou os participantes a abrirem a mente para apostar no branding pessoal.

Para ele, investir na própria marca é a base para se posicionar na carreira de modo autêntico e único. “Você pode ter o melhor celular, o melhor salário, trabalhar na melhor empresa ou imobiliária. Mas se não estiver certo de quem você é, se você não tiver uma mente positiva, você não vai colher bons resultados”, disse. 

Stalyn trouxe vários insights sobre como se posicionar de maneira assertiva para ser lembrado e atuar com diferencial no exigente mercado de venda de imóveis. Para finalizar, ele também apresentou dicas de temas que são certos para publicar e ter bom engajamento nas redes: frases inspiradoras, entrevistas, posts colaborativos, checklist, dicas de como fazer, top 10 e estudos de caso. 

O Conference Vendas foi finalizado com um painel sobre “Transição de carreira: o caminho dos corretores para posições de liderança”. Fernando Gross, gerente de vendas da Braxcon Incorporadora, de Chapecó (SC), e Danilo Medeiros, gerente de lançamentos da Imobiliária Casa 63, de Palmas (TO), contaram sobre suas trajetórias até se tornarem líderes de equipes. 

Uma das discussões de maior peso foi sobre a ambição, o timing e os desafios ao buscar cargos de gestão. Ao chegar no cargo de liderança, um trabalho importante que vira responsabilidade é a formação de um bom time de vendas – situação que não tem fórmula mágica.

“Eu tenho na equipe de vendas profissionais que eram barman, personal trainer. Eles vieram para na nossa estrutura e, com força de vontade e treinamento, se tornaram excelentes profissionais”, apontou Medeiros, ao dizer que profissionais de qualquer segmento do mercado podem migrar para a corretagem e ascender. 

Os painelistas também falaram sobre uma das dúvidas mais comuns do mercado sobre o tema: afinal, o corretor que vira gestor não pode mais vender imóveis? No caso da empresa de Danilo, o gestor deve distribuir leads e clientes, e fica com uma parte da comissão dos negócios fechados. No caso de Fernando, a diferença de estrutura permite que ele conduza negócios e fechamentos. Ou seja, ambos os caminhos são possíveis e tudo vai depender do porte, praça de atuação e momento da imobiliária.

OBS. Leitores do Imobi Report terão acesso gratuito à gravação completa das palestras do CUPOLA Conference Vendas! Basta clicar aqui.

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