Aretha Duarte
Eventos

Conheça Aretha Duarte, montanhista e empreendedora socioambiental que será palestrante no ICXP 2022

Primeira negra latinomericana a chegar no topo do mundo, Aretha Duarte será presença garantida no ICXP 2022, quebrando paradigmas e usando sua voz única para inspirar milhares do mercado imobiliário na semana que vem.

Aretha Duarte
Aretha Duarte, primeira negra latinomericana a chegar no topo do mundo


Só 25 brasileiros atingiram o cume do Everest. Apenas 5 mulheres. Nenhuma pessoa negra. Essa ERA a realidade até o dia 23 de Maio de 2021, quando, por volta de 10:24 (horário Nepalês), 01:39 (horário de Brasília), Aretha Duarte se tornou a primeira mulher negra latino-americana da História a chegar no lugar mais alto do mundo,  imprimindo uma mensagem especialmente contundente nos tempos em que vivemos: sonhar é preciso, porque todos nós temos o poder interno bruto para conquistar o “Everest” que quisermos.

Aretha Duarte é montanhista, empreendedora social e professora de educação física. Ela ganhou visibilidade após se desafiar a escalar a maior montanha do mundo. Antes dele, já esteve no Pequeno Alpamayo (Bolívia), Campo Base do Everest (Nepal), Vulcões (Equador), Kilimanjaro (Tanzânia), Elbrus (Rússia), Monte Roraima (Venezuela) e no topo do Aconcágua 5x (Argentina). Referência quando se fala de superação e coragem, Aretha sabe que seus sonhos são grandes, mas a transformação que eles promovem é ainda maior: “Meu sonho grande nunca foi chegar ao topo do Everest. Meu sonho é garantir que transformações socioambientais e oportunidades cheguem às periferias, para que todos tenham o direito e as possibilidades de escolherem melhores caminhos para ajudar suas vidas e suas famílias.” 

Aretha é equipada com o material de que são feitos os sonhos. E, como se não bastasse, carrega na mochila do peito a potente força de realização. O motivo é parte simples, parte extraordinário: ela sabe que suas conquistas não são apenas dela. São coletivas. Também sabe, com o coração e com a mente, cada cume que aspira são milhares de pessoas que inspira. Todos os dias.

Sua fala inspiracional traz fôlego renovado a quem partir na expedição por suas palavras e serve como lembrete contundente de que existe, sim, um poder interno bruto dentro de nós, que nos permite chegar ao topo de qualquer sonho possível, tenha ele a altitude que for.

Queremos centenas de milhares de Arethinhas olhando para seu exemplo e entendendo que há alguém como elas sendo bem sucedida em empreitadas tão ambiciosas. Aretha pode ter sido a primeira negra latinoamericana a chegar no cume do Everest, mas certamente não será a única.

O mundo fica mais justo, diverso, inclusivo, empoderado e regenerado a cada projeto que ela idealiza e conduz com empatia, propósito e alta performance. Participar da ICXP será, sem dúvida, uma oportunidade enorme de provocarmos reflexões importantes sobre aquilo que nos move.

Aretha não vê a hora de contar e amplificar a sua narrativa pulsante, cheia de episódios de superação, beleza e esperança.   

Seu legado reside na sua força.

Esperamos que a audiência saia dessa experiência altamente motivada, enxergando o mundo através de uma nova perspectiva, redimensionando seus desafios mais extremos.
Nos permitem guiá-los nesta jornada?