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Conheça 7 vantagens da assinatura eletrônica para compra de imóvel

A jornada de compra de um imóvel envolve, da venda ao registro, alguns processos burocráticos. Com o uso de papel, a coleta de assinaturas do cliente, do vendedor e de testemunhas, pode demorar vários dias e se torna um verdadeiro obstáculo para o desfecho do negócio. Para garantir a segurança jurídica de acordos e agilizar esta etapa do negócio, o formato de assinatura eletrônica já faz parte da rotina de trabalho de muitas imobiliárias.

A modalidade ainda dispensa a obrigatoriedade de encontros presenciais, facilidade valiosa em tempos de trabalho remoto e reflexos de uma pandemia global.

Outra vantagem é a melhoria na gestão dos dados, já que o formato digital direciona todas as informações para a nuvem, garantindo proteção dos documentos, a acessibilidade via internet e também economia, já que não é necessária a existência dos volumosos arquivos físicos.

Assinatura eletrônica facilita a jornada da venda ao registro

Com a assinatura eletrônica, é possível assinar diversos tipos de documentos, como aditivos contratuais, distratos, cessão de direito, escrituração, contrato de compra e venda, demissão entre outros.

Além disso, o provimento Nº 100 de 26/05/2021 do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), estabelece normas gerais sobre a prática de atos notariais eletrônicos em todos os tabelionatos de notas do país. Com isso, os cartórios já aceitam as Assinaturas Qualificadas para registro do contrato, garantindo um processo 100% digital com segurança e validade jurídica garantida.

“Os clientes podem firmar novos contratos a partir de qualquer lugar, com validade jurídica e sem a necessidade de impressão ou deslocamento, o que reduz os custos e elimina as idas ao cartório. Antes, para concretizar uma venda, era preciso coletar a assinatura do cliente, do vendedor e de testemunhas no documento em papel, processo que demorava dias para ser concluído. Já com a assinatura eletrônica, tudo fica pronto em poucas horas e o cliente recebe por e-mail uma cópia do contrato assinado por todos os envolvidos, com total comodidade”, explica Charles Brasil, head comercial do Assine.Online, plataforma para assinatura que permite autenticar e enviar qualquer tipo de documento, por meio de múltiplos dispositivos móveis, para ser assinado de forma 100% digital. A solução permite ainda guardá-los em pastas digitais, o que minimiza os riscos de perdas e erros. 

A ferramenta possibilita o uso dos três tipos de assinaturas eletrônicas existentes: a assinatura simples, que atesta sua autenticidade por meio de conferência de dados pessoais básicos; a avançada, que está associada em processos e transações com o poder público ou em meios de autenticação, como a utilizada pelos bancos digitais; e a qualificada, que utiliza um Certificado Digital em nuvem, regulamentado pelo ICP-Brasil.

Sete vantagens da assinatura eletrônica

Diversas outras vantagens dão relevância para a modalidade de assinatura eletrônica, envolvendo principalmente agilidade, segurança e redução de custos:

1) A assinatura eletrônica permite eliminar a necessidade de deslocamento e trâmites contratuais por correio ou cartório, impactando na redução de custo operacional.

2) Envio de documentos para assinatura através do WhatsApp ou e-mail, reduzindo tempo de fechamento de contrato.

3) Otimização do processo de vendas, garantindo melhor experiência de atendimento para o cliente e facilidade para o corretor.

4) Caso necessário, é possível emitir o certificado digital em nuvem de forma 100% online, por videoconferência.

5) Armazenamento do documento em nuvem.

6) Segurança jurídica amparada na MP 2.200/2 e  Lei 14.063.

7) Menor custo com assinatura, com uma plataforma cobrada em moeda local

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*Este conteúdo é patrocinado por Assine.Online