Conecta Imobi
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Conecta Imobi On: destaques do segundo dia do evento

Nesta terça-feira (1º), aconteceu o segundo dia do Conecta Imobi On, maior evento do mercado imobiliário brasileiro. O evento acontece de forma online e gratuita ao longo de toda esta semana, até a próxima sexta-feira (4). No segundo dia, nomes como Mário Sérgio Cortella, Alexandre Frankel (Vitacon e Housi) e Mariana Ferronato (ZAP) participaram.

Para a abertura do segundo dia, a organização do evento trouxe um dos principais filósofos do país, o escritor e educador Mário Sérgio Cortella, que trouxe considerações sobre as relações humanas em ambientes corporativos em meio à pandemia. Para isso, Cortella trouxe ensinamentos que valem desde o Século VIII. Na época, Beda dizia que existem três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina e não perguntar aquilo que ignora.

Atualizando as lições para o mundo atual, Cortella disse que existem três trilhas virtuosas para evitar o fracasso: generosidade mental, coerência ética e humildade intelectual, cada habilidade estando relacionada respectivamente a um dos caminhos listados por Beda. Para ele, a generosidade mental é ensinar o que se sabe à equipe, para fortalecê-la; a coerência ética é tirar do convívio o ditado que diz “fazemos qualquer negócio”; e a humildade intelectual é a importância de estarmos em constante renovação, questionando nossas próprias decisões para identificar quais são as melhores soluções.

Incorporadoras na Bolsa de Valores e na internet

A mesa sobre as experiências das incorporadoras na bolsa de valores contou com Jorge Cury (Trisul), Diego Villar (Moura Dubeux) e Alexandre Frankel (Vitacon e Housi). A discussão girou em torno das movimentações mais recentes do mercado financeiro, na qual 18 incorporadoras estão na fila para abrir seu IPO – primeira oferta na bolsa de valores. Há um consenso: para esta movimentação, as empresas devem ser bem organizadas, estáveis, com domínio do modelo de negócio e do modelo de governança.

Os painelistas também analisaram como este movimento traz uma dinâmica de profissionalização para o mercado, tanto entre empresas como entre profissionais. “Hoje em dia, os investidores têm muito mais acesso à informação e vão comparar suas alternativas: imóvel, papel, FIIs, renda fixa. Então, ao vender para esse público, o corretor e a imobiliária precisam aumentar a barra de conhecimento. Precisam entender sobre investimento, liquidez, rentabilidade para conversar de igual para igual e dar conselhos sobre investimento”, disse Frankel.

Por sua vez, o painel “Lives: de meetings digitais a ações online de relacionamento: empresas que criaram eventos online de sucesso” trouxe cases de sucesso durante a pandemia. Participaram da discussão Marcelo Machado (Fama Empreendimentos) Michel Gasparin (Melnick Even) e Sergio Langer (Hosher/MRV). Além de contarem um pouco sobre suas estratégias de sucesso, os três participantes também deram dicas de como fazer eventos online que obtenham bons resultados. Entre as sugestões deles, estão apostar em interatividade, conhecer sua audiência, elaborar um roteiro para a transmissão e caprichar na produção, entre outras.

Segmentação

Em uma mesa sobre empresas que trabalham em nichos, reuniram-se Ricardo Telles, da Perplan, para falar sobre loteamentos; Guilherme Diamante, da Squad Negócios, com foco no MCMV; Rafael Steinbruch, da Yuca, startup de coliving; Marco Antonio Vargas, da VCI SA, contando sobre o case HardRock de multipropriedade; e Marcelo Prata, da Resale, que atua com imóveis retomados. Os participantes apresentaram os desafios de cada segmento. Em comum, em suas falas, o conceito de flexibilidade. Quando atuando em um nicho, é preciso entender as demandas e necessidades do seu público para poder adaptar seus serviços e atender com qualidade.

Vídeos, vídeos e vídeos

Mariana Ferronato, diretora de marketing do Grupo ZAP, trouxe tendências do mundo para o mercado ficar atento. Começou a sua fala lembrando como a pandemia do coronavírus é um marco nos tempos atuais e já pode ser considerada um trauma para esta geração. Mari trouxe como a digitalização de serviços já vinha acontecendo, mas que, em seis meses de crise sanitária, empresas acelerarem o uso de tecnologias em 10 anos. O auxílio emergencial disponibilizado pelo Governo Federal, por exemplo, obrigou muitas pessoas físicas a se digitalizaram também, fazendo todo o processo de solicitação acontecer no aplicativo da Caixa. Além de tendências de consumo (como o consumo hedonista, o e-commerce, pagamento sem contato), Mari reforçou a importância do vídeo: “O corretor precisa entender em como trabalhar com o vídeo, pois é uma tendência as pessoas interagindo com isso. Há o aumento de visitas virtuais, eventos online, meetings, assembleias de condomínio…”.

Nessa mesma tendência de vídeo, acontece o boom do TikTok. Para tratar sobre a nova plataforma de vídeos, o Conecta contou com Kim Farrell, head de marketing do TikTok América Latina. Já no início da sua fala, Kim se apresentou com um TikToker e trouxe os seguintes dados: 80% dos conteúdos online são em formatos de vídeo. Destes, 75% são em dispositivos móveis. Kim afirmou como a empresa se vê além de uma rede social, mas como uma plataforma que “repensa como a cultura popular é consumida e produzida”. Sua dica para empresas? Aposte na criatividade e autenticidade da sua marca.

Para fechar o dia, Mark Manson, pensador, blogueiro e autor do best-seller “A sutil arte de ligar o f*da-se” foi o último keynote.Já conferiu nosso material sobre o primeiro dia do Conecta Imobi On? Acesse!