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Como o mercado imobiliário pode aproveitar a Copa do Mundo

O mercado imobiliário e a Copa do Mundo têm mais em comum do que pode parecer. Além de movimentar grande parte da população e gerar oportunidades de engajamento para imobiliárias e outras empresas do segmento, o lugar que o Mundial de futebol mais ganha espaço é, justamente, dentro dos imóveis.

Três em cada quatro brasileiros colocam a casa como o lugar preferido para assistir aos jogos do Brasil na Copa de 2022. O dado faz parte de uma pesquisa divulgada pelo QuintoAndar. O levantamento também revela que os brasileiros se planejam para o evento, que têm rituais estabelecidos dentro de casa para as partidas e que lembram com carinho de momentos compartilhados com vizinhos em outros mundiais na infância.

“A casa adquire um papel central em quase todas essas interações. A casa, o lar, é um celeiro de histórias das mais diversas, sejam elas alegres, sejam tristes ou engraçadas. Fato é que todo mundo tem uma história que começou em casa ou na casa de amigos e parentes. As casas contam histórias”, afirma Bruno Rossini, diretor de Comunicação do QuintoAndar.

Além disso, de acordo com a pesquisa, mais da metade dos brasileiros (52%) afirma estar por dentro de tudo da Copa, ou seja, consumindo notícias e se inteirando de todas as  informações do evento. Não é exagero dizer que este é um dos momentos mais aguardados de 2022. Afinal, apenas 12% dos entrevistados dizem não estar acompanhando nada sobre o Mundial.

Imobiliárias lançam campanhas de Copa do Mundo para engajar equipe

Ainda dá tempo de envolver sua empresa com a Copa. A bola vai começar a rolar no Catar a partir deste domingo (20), às 13h, no jogo de abertura entre Catar e Equador. A estreia do Brasil será na quinta-feira (24), às 16h, contra a Sérvia.

Uma maneira de motivar as equipes é aproveitar a deixa da Copa para engajar os funcionários. Entre as ações mais comuns, estão a organização para acompanhar os jogos do Brasil, a integração do time durante as partidas e a decoração do ambiente.

Algumas imobiliárias vão mais longe. A Casa Imóveis, de Chapecó (SC), criou um álbum de figurinhas personalizado, que faz uma brincadeira entre o time da imobiliária e o mundo do futebol. O empenho no lançamento da campanha ajudou a ação a ser um sucesso já de início, com a presença de uma banda bastante tradicional da cidade.

O álbum da Casa Imóveis

O álbum criado pela imobiliária valoriza os colaboradores, “escalando” a todos e dividindo entre grupos como meio-campistas, atacantes e comissão técnica.

“Foi algo desenvolvido pelo nosso marketing interno. No decorrer do mês, no grupo de WhatsApp dos colaboradores, são enviadas diversas missões e, quem cumprir, ganha figurinhas para colar no álbum. Também fizemos uma caça ao tesouro no pátio da empresa para encontrar figurinhas”, conta Fernando Biffi de Moura, diretor da Casa Imóveis.

 

Imobiliárias e Copa do Mundo: oportunidade para aquecer vendas 

A JBA Imóveis, de Curitiba (PR), vai aproveitar o embalo do torneio com uma ação promocional. A campanha vai oferecer vantagens para os clientes e descontos que podem chegar até R$ 570 mil. A campanha foi criada pela Coordenação de Marketing da JBA, que “escalou” mais de 340 imóveis participantes. 

A JBA Imóveis já está em clima de Copa do Mundo
A JBA Imóveis já está em clima de Copa do Mundo

No site, já é possível conhecer a seleção de oportunidades de compra e venda de casas, sobrados e apartamentos residenciais e comerciais. A promoção brinca com o Mundial e tem regras da competição, como uma espécie de álbum digital de figurinhas. A partir da próxima quarta-feira (16), os internautas também poderão acessar as informações pelos perfis institucionais da empresa nas redes sociais e identificar as promoções pelo selo “O seu imóvel campeão está aqui”, seguido da hashtag #RUMOACONQUISTA. 

“Os imóveis são identificados com as cores do uniforme da seleção brasileira e da bandeira nacional: o azul, o verde e o amarelo”, informa a coordenadora de Marketing Grazieli Duarte, responsável pelo “esquema tático” da campanha, por assim dizer, e profissional no posto equivalente ao do técnico Tite para a Seleção. “É uma forma descontraída de animar os consumidores para não perderem a oportunidade de realizar seu sonho ou adquirirem um novo imóvel; de oferecer ainda vantagens promocionais, condições diferenciadas e de impulsionar o fechamento dos negócios nesse período”, conta.

Campanhas de marketing aproveitando a Copa do Mundo exigem cuidados especiais

Aproveitar a atenção do público e da mídia com a Copa para embalar campanhas de marketing é uma estratégia comercial muito válida, mas é necessário atenção para os direitos de uso de marcas, logos e expressões alusivas ao evento. 

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) registrou como marca as expressões “Fifa World Cup Qatar 2022”, “Fifa World Cup”, ”World Cup”, “Mundial” e “Qatar 2022”, além de imagens relacionadas à Copa, como o troféu, o emblema e a marca corporativa da entidade. 

O termo “Copa do Mundo” também detém registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como marca. O mesmo vale para a Seleção Brasileira e camisa oficial do Brasil, cujos direitos de uso são da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e seus parceiros comerciais. 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo  (Fecomercio-SP) emitiu aos associados e aos empresários em geral um breve resumo do que é permitido e o que é proibido usar em ações alusivas à Copa do Mundo:  

O que é proibido:

– Imagens oficiais, slogans, mascote da Copa, camiseta oficial da Seleção Brasileira e logotipos

– Anúncios que utilizem a marca oficial (emblemas, palavras, slogan, título do evento) ou qualquer outro tipo de referência

– Promoções de ingressos, leilões ou competições online organizadas por empresas não parceiras da Fifa.

O que é permitido:

– Propagandas e anúncios que utilizem termos e elementos visuais que se relacionem ao futebol, sem a utilização de símbolos, elementos visuais ou referências diretas à Copa do Mundo.

– Utilização de bola de futebol, mas não a oficial do campeonato;

– Uso de camisas amarelas, verde e amarelas e do Brasil, desde que não sejam da Seleção Brasileira ou que imitem o uniforme da Seleção (tudo sem o símbolo da CBF)

– Uso da palavra “Copa” sozinha, mas não de “Copa 2022” ou “Copa do Mundo”, que são registradas;

– A palavra “Seleção” (“Brasileira” está proibida).

Essas regras valem para ações de publicidade ou marketing. Para conteúdo informativo, é possível usar livremente os termos e imagens ligados à Copa do Mundo.

Regras para condomínios em jogos da Copa do Mundo

Outro ponto importante do universo imobiliário na relação com a Copa do Mundo é a convivência em prédios e condomínios. É comum que haja desentendimentos quanto ao barulho, uso de espaços, decoração, recebimento de visitantes e até a organização dos funcionários.

Para evitar brigas e garantir a segurança e a tranquilidade, é preciso planejar a ocupação dos espaços com antecedência. O coordenador da Cipa Síndica, Bruno Gouveia, aconselha que os síndicos se preparem e façam uma consulta pública sobre o que a maioria dos moradores deseja: assistir aos jogos de forma coletiva ou reservar os espaços disponíveis para festas menores.

“Em caso de festas coletivas, uma comissão organizadora pode ser montada para definir a decoração, compra de comidas, bebidas e até mesmo o aluguel de um telão para assistir aos jogos. No entanto, se a maioria preferir reservar os espaços, o mais aconselhável é a realização de um sorteio entre os interessados”, explica Gouveia.

Segundo o representante da Cipa, o síndico deve deixar claro que janelas, varandas ou áreas comuns podem ser enfeitadas, desde que a decoração não danifique a estrutura nem os revestimentos dos prédios. O uso de fogos de artifício também deve ser evitado, pois existem leis estaduais e municipais que proíbem artefatos que emitem barulho.

Outra recomendação é contar com uma lista de convidados externos na portaria, para o controle de entradas e saídas do prédio, além de um revezamento entre porteiros e funcionários nos dias de jogos do Brasil.