software
Opinião

Como o design de serviços ajuda a sua imobiliária a encontrar o software certo

“Você que faz o layout das redes?”, “A arte nova de Facebook ficou linda, foi você que fez?”, “O que você acha quando a gente pede ajuste nas artes?”. Esses são alguns dos comentários que já recebi quando me apresento como Designer de Serviços. E, por mais que o nome seja similar, não, eu não uso um software como o Photoshop para realizar os meus jobs na CUPOLA.

Mas, afinal, o que faz um Designer de Serviços? E, mais especificamente, como é atuação da Designer de Serviços no mercado imobiliário?

De forma resumida, a minha missão é olhar para os processos imobiliários com foco no aperfeiçoamento da experiência dos clientes e otimização com qualidade do trabalho dos serviços prestados. Ufa.

Ao olhar os processos imobiliários, observamos que o comportamento do usuário vem se transformando nos últimos anos e as experiências digitais se tornaram comuns no nosso dia a dia. A tecnologia é fundamental!

Com esse entendimento, no último ano eu comecei a intensificar a curadoria por novas tecnologias e entendimento dos sistemas mais tradicionais do mercado. Nesse processo, ficou claro que há muitas opções disponíveis e que, antes de sair contratando soluções, é fundamental ter clareza dos seus próprios processos, considerar suas demandas e particularidades da operação, comportamento dos seus clientes e o perfil da imobiliária ou construtora.

Independente da solução ou software, é importante lembrar que a tecnologia por si só não basta. É fundamental ter processos bem estruturados, equipe treinada e tecnologia alinhada ao contexto geral da empresa.

Após compilar alguns sistemas e tecnologias, criamos o primeiro Mapa de Softwares para o Mercado Imobiliário. O material contou com um apanhado de sistemas para ser utilizado em toda a jornada do cliente. Nós fizemos a primeira entrega da edição impressa no Conecta Imobi 2019.

Como a busca por tecnologia não para, pouco tempo depois de publicado, eu já tinha conhecido novas tecnologias para inserir no mapa. Então, neste ano, fechamos a 2ª edição do Mapa de Softwares para o Mercado Imobiliário. Desta vez, produzimos um material totalmente reformulado: novos critérios de seleção de software e uma versão digital.

Esse mapeamento de softwares nos apoia nos trabalhos com os nossos clientes e, por isso, acredito que seja relevante também para análise de outras imobiliárias e construtoras. É com o Mapa de Softwares que consigo identificar quais soluções atendem da melhor forma a operação da empresa, depois de um processo de imersão no cliente.Esperamos que você faça bom uso do Mapa de Softwares para o Mercado Imobiliário 2020. A versão atualizada pode ser baixada gratuitamente aqui.