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Inovação

Como a terceirização de manutenções está beneficiando imobiliárias

Ana Clara Tonocchi
Escrito por Ana Clara Tonocchi em 3 de novembro de 2021
5 min de leitura
Como a terceirização de manutenções está beneficiando imobiliárias
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Não tem como fugir: o momento da manutenção de um imóvel alugado é, invariavelmente, estressante. O inquilino quer resolver a questão do reparo o mais rápido possível, mas nem sempre consegue por depender da colaboração do proprietário. Porém, é possível fazer com que esse momento seja mais fácil, rápido, transparente e, consequentemente, menos dolorido. E esse é o objetivo da Fix, ao oferecer manutenção digital de imóveis e terceirização de manutenções para imobiliárias de locação.

“Além de ser uma dor para os clientes finais, sabemos que manutenção e reforma são problemas grandes para imobiliárias, uma vez que apresentam riscos. É um custo alto ter profissionais dedicados dentro da operação imobiliária e também existe um custo invisível de ter uma carteira de imóveis parados ou com alta rotatividade de inquilinos por falta de conservação. Por outro lado, uma manutenção bem feita traz uma melhor experiência de moradia”, analisa Thais Sterenberg, CMO e sócia da Fix.

A Auxiliadora Predial, imobiliária gaúcha de 90 anos, foi uma das primeiras imobiliárias a contar com a Fix na terceirização de manutenção. “Sempre tivemos uma alta demanda de manutenção. Tínhamos um setor dedicado que centralizava tudo: atendia a demanda do inquilino, abria o chamado interno, alinhava visitas de orçamento, agendava e acompanhava o prestador… Ao fechamos a parceria nos trouxe velocidade no atendimento e na satisfação  tanto de proprietários e inquilinos”, conta Karine Tubino Silva analista de manutenção na Auxiliadora Predial.

“No fluxo anterior, a imobiliária abria  às 9h, mas às 8h50 o telefone já começava a tocar. Não tínhamos como promover um atendimento 24h – o inquilino tinha que abrir esse pedido no horário comercial”, continua Jaquiline Savoldi, gerente do setor de manutenção da imobiliária. “Ao fecharmos a parceria com a Fix, o cliente abre seu chamado pelo aplicativo quando for melhor para ele, seja de noite, no sábado, domingo ou no feriado. Por ali, ele já envia seu relato com texto, áudio e imagens. Imediatamente, o proprietário do imóvel recebe um e-mail avisando do chamado e também pode responder no horário que melhor se encaixa na sua rotina”, detalha.

Manutenção de imóveis na pandemia

Na pandemia, a demanda por manutenção aumentou, mas com o atendimento automatizado isso não foi um problema. “Com o isolamento social, o inquilino passou o dia todo em casa e começou a ver necessidades de reforma que antes não via. Reparou naquele cantinho da parede com mofo, na janela que está emperrando, na pia que está pingando…”, comenta a gerente.

Os orçamentos virtuais foram ainda mais necessários. “Tradicionalmente, cada reparo exige pelo menos três visitas de fornecedores (uma para cada orçamento). Com a Fix, com manutenções mais simples, os orçamentos podem ser feitos virtualmente e, em alguns casos, clientes podem até agendar o conserto no mesmo dia”, explica Karine.

Ainda, outra facilidade para o proprietário é a diversidade de opções no pagamento da manutenção. Os clientes podem optar por cartão de crédito e boleto, não se restringindo a ter o pagamento embolsado pelo inquilino e, posteriormente, abatido do aluguel.

Terceirização de manutenções e a imparcialidade da imobiliária

Pensando no relacionamento com clientes, Felipe Campos, diretor da Zelo Imóveis, de Campinas (SP), aponta a importância de uma empresa externa e imparcial. “Sabemos que a manutenção é um dos fatores que leva um proprietário a tirar o imóvel da imobiliária. Porém, quando bem feita, gera fidelidade. Por isso a importância de investir em uma relação melhor entre inquilinos, proprietários e imobiliárias. Quando temos um departamento interno, pode gerar ruído nessa relação: no olhar do inquilino, a imobiliária pode proteger o proprietário. No olhar do proprietário, proteger o inquilino. Com a Fix, entregamos imparcialidade e temos mais tranquilidade para trabalhar”, comenta o diretor.

Além das facilidades externas, a terceirização de manutenção acaba acelerando processos internos das imobiliárias. “O gerenciamento dos prestadores de serviços foi um grande diferencial para nós. Hoje, não precisamos ter uma preocupação extra com qualidade de obra, com prazos, não treinamos e nem acompanhamos o prestador, pois confiamos no trabalho da Fix”, conta Jaquiline.

“Outro ponto de mudança grande na nossa imobiliária foi em relação à organização das informações internamente. Os CRMs não têm históricos simples e diretos de manutenção no decorrer do contrato de locação, mas com a Fix conseguimos deixar essas informações e esse histórico centralizado”, detalha Felipe.

Parceria e crescimento mútuo

Tanto a Zelo Imóveis quanto a Auxiliadora Predial são grandes e tradicionais imobiliárias locais, mas que optaram por parcerias e terceirizações para continuar inovando e entregando experiências de qualidade para seus clientes.

“Somos uma imobiliária com anos de experiência e precisamos acompanhar as mudanças e evoluções do mercado. Conforme fomos crescendo, entendemos que não dá para crescer sem tecnologia e sem automatizar alguns processos. Por isso estamos inovando, investindo e estabelecendo parcerias que melhorem ainda mais a experiência do nosso cliente”, conta Felipe, da Zelo. “Assim, conseguimos focar nossa energia total no atendimento. Focamos em resolver problemas, ampliar nosso alcance e melhorar nossa entrega”, afirma.

“Na Auxiliadora, fazemos reuniões quinzenais para levar percepções dos clientes, ideias, o que pode melhorar e como. Por exemplo, nós sempre tivemos um canal de ouvidoria e junto com a Fix melhoramos ainda mais o atendimento. Para nós, é ótimo: somos guiados pelo NPS (Net Promoter Score) dos nossos clientes e um atendimento melhor na manutenção significa um NPS mais alto”, analisa Karine.

“É muito bacana essa relação em que crescemos juntos. Problemas sempre vamos enfrentar, mas o diferencial na nossa relação é a velocidade para resolver e encontrar soluções”, completa Jaquiline. 

Sobre a Fix

A Fix é uma empresa de serviços e reformas para o mercado imobiliário que vem apoiando imobiliárias de diversas regiões e portes do Brasil a melhorar seus processos de manutenção digital. Conheça a Fix, saiba mais sobre o modelo de negócio e como melhorar o fluxo da sua imobiliária ao terceirizar manutenções no site.

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