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Como a Gafisa acelerou vendas no alto luxo

Em um cenário desafiador para as incorporadoras focadas no segmento econômico, a estratégia de reposicionamento da Gafisa acelerou as vendas no alto luxo. Com 68 anos de trajetória, a empresa saiu de um momento de inflexão para uma guinada embalada por tickets mais altos, apostando inclusive em aquisições de outras gigantes da construção. 

Somente no primeiro trimestre de 2022, foram R$ 233,5 milhões em vendas na Gafisa, uma alta de 81% sobre o mesmo período do ano passado.

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Em entrevista ao Imobi, Guilherme Benevides, CEO da Gafisa Incorporadora e Construtora, falou sobre a estratégia por trás desse posicionamento, os resultados conquistados até aqui e também os próximos passos previstos pela companhia para seguir em ascensão.

Entrevista com Guilherme Benevides, CEO da Gafisa Incorporadora e Construtora

Guilherme Benevides, CEO da Gafisa Incorporadora e Construtora
Guilherme Benevides, CEO da Gafisa Incorporadora e Construtora

Imobi Report: Qual a estratégia envolvida no reposicionamento de marca da Gafisa?

Guilherme Benevides, CEO da Gafisa Incorporadora e Construtora: O segmento de alto luxo é o nosso foco, passamos por um período importante de turnaround e de entendimento da marca Gafisa e do modelo de negócio da companhia. Neste cenário tivemos essa importante definição de segmentação. Com este posicionamento, implementamos uma forte cultura organizacional com consultoria da Falconi, desenvolvemos um novo manual de marca com apoio da consultoria da Ana Couto e atualmente estamos no processo de aquisição de duas importantes empresas posicionadas no segmento de alto luxo e com foco nas praças principais que atuamos, que são a Bait (Rio de Janeiro) e a São José (São Paulo). Além disso, criamos a Política Gafisa ESG, um importante acontecimento na história da empresa.

IR: Nesta nova fase, qual a estratégia para estabelecer uma comunicação direta com o público mais seleto?

GB: Para essa comunicação direta, nos conectamos com arte, arquitetura, design, cultura e gastronomia, dentro deste leque buscamos entender as necessidades dos stakeholders e como podemos de forma solucionadora conversar com esse público.

A partir disso, com foco em proporcionar experiências de alta qualidade para os clientes, desenvolvemos uma série de ações pensadas de forma estratégica de acordo com o perfil do nosso empreendimento. Para exemplificar, posso mencionar algumas iniciativas para o lançamento do Tom Delfim Moreira (RJ), que iniciou com uma intervenção artística do artista plástico Raul Mourão, intitulada Viva Rebel, apresentamos uma loja modelo (stand de vendas) sustentável e neste espaço realizamos diversos talks e coquetéis exclusivos para um mailing seleto de convidados, com as temáticas sobre arte, arquitetura e música, promovendo, além de conhecimento e momento de descontração, uma troca positiva e networking.

IR: Pode exemplificar esta nova postura por meio dos perfis de empreendimento projetados pela companhia para as praças de atuação?

GB: É parte da nossa estratégia desenvolvermos projetos em regiões nobres de Rio de Janeiro e São Paulo. Exemplo disso são os projetos já lançados: o Tom Delfim Moreira, considerado o m² mais valioso da América Latina, no último quadrilátero do Leblon, e o Tonino Lamborghini San Paolo Apartaments, nos Jardins, o primeiro Branded Building da Gafisa em São Paulo. Nossa estratégia se relaciona com as temáticas de arte, design e gastronomia e dentro deste leque buscamos por parceiros que representem este universo. Temos o objetivo de desenvolver projetos atemporais, que se valorizam com o tempo, tendo sempre o luxo equilibrado com simplicidade. Buscamos parceiros que agreguem ainda mais valor ao nosso negócio, como a parceria com grandes e mundiais escritórios de arquitetura, a exemplo da Gensler, com foco em proporcionar uma experiência e atendimento cada vez mais personalizado e premium para os nossos clientes e stakeholders.

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