DestaquesOpinião

ChatGPT revoluciona o mercado imobiliário com inteligência artificial

*Por Igor Freire 

No final de novembro, celebramos o primeiro aniversário do ChatGPT, uma revolução na inteligência artificial. Com uma base atual de aproximadamente 180 milhões de usuários, essa ferramenta atingiu um notável recorde de 1 milhão de usuários em apenas cinco dias. O ChatGPT destaca-se como uma inovação que oferece possibilidades infinitas de aprimoramento para diversos setores, incluindo o mercado imobiliário.

Nos EUA, onde a ferramenta vem sendo amplamente adotada, os ganhos em eficiência operacional, economia de tempo e vantagem competitiva avançam progressivamente. Abaixo, destacamos algumas maneiras pelas quais a Inteligência Artificial do ChatGPT pode transformar a maneira como os profissionais do setor lidam com suas tarefas diárias:

1. Redação de anúncios de imóveis

O ChatGPT é uma ferramenta valiosa para redação de anúncios de propriedades, podendo criar em segundos, sem perda de tempo, descrições envolventes e informativas que atraem potenciais compradores ou locatários.

2. Criação de campanhas de e-mail marketing, ideias para postagens em redes sociais, ideias de assuntos para blogs

A inteligência artificial do ChatGPT pode gerar ideias criativas para campanhas de marketing, posts em redes sociais e tópicos envolventes para blogs, proporcionando uma vantagem competitiva na promoção de propriedades e ganho de tempo por parte dos times.

3. Personalização na busca de anúncios de imóveis pelo cliente ou corretor e precificação de imóveis

Oferecendo uma experiência personalizada, o ChatGPT pode entender as preferências do cliente ou corretor e refinar a busca por propriedades que atendam às suas necessidades específicas ou por palavras-chaves. Além disso, pode analisar centenas de informações e trazer uma estimativa de preço(estes recursos acima já estão sendo usados largamente pelo maior portal dos EUA, o Zillow).

4. Ideias de redação de emails e mensagens de texto no tom e tamanho necessários

O ChatGPT é uma ferramenta eficaz para criar comunicações escritas, adaptando o tom e o tamanho das mensagens conforme necessário para uma comunicação mais eficiente. Use-o para criação ou até opinião sobre o que quer enviar e ele lhe trará em segundos as opções e opiniões com base em dados.

5. Criação de roteiros para vídeos e visitas virtuais

O ChatGPT pode gerar roteiros para vídeos e visitas virtuais, destacando os pontos mais relevantes de uma propriedade. Inclusive pode gerar o calendário e sugerir temas. O mais legal: você pode pedir isso para todo o ano e ele já faz para você. Incrível. 

6. Elaboração e resumo de documentos legais como contratos, políticas, acordos de todos os tipos:

A automação proporcionada pelo ChatGPT simplifica a elaboração e o resumo de documentos legais, economizando tempo e reduzindo o risco de erros.

7. Melhorar seu atendimento ao cliente com chat 24/7 humanizado

Ofereça suporte ao cliente contínuo com um chatbot humanizado, permitindo que os clientes obtenham informações e suporte a qualquer momento, aumentando a satisfação do cliente. Treinando com suas informações, você terá um assistente IA exclusivo. 

8. Resumir e destacar pontos importantes em longos documentos: matrículas, reuniões de condomínio, histórico de manutenção predial, etc.

Agilize a análise de documentos extensos, como matrículas, reuniões de condomínio e históricos de manutenção predial, destacando informações cruciais de maneira eficiente e rápida: inclusive com uma pergunta ao ChatGPT, ele pode trazer qualquer informação que conte em milhares de dados.

A IA já se estabeleceu como uma revolução mundial, transformando a maneira como os negócios são conduzidos em diversos setores. À medida que empresas de todos os segmentos correm para se adaptar a essa nova realidade, o mercado imobiliário não pode ficar de fora. A implementação do ChatGPT representa um passo crucial para construtoras, imobiliárias e corretores que buscam não apenas acompanhar, mas liderar essa revolução tecnológica. O futuro promissor do mercado imobiliário está intrinsecamente ligado à adoção eficaz da IA, proporcionando eficiência, inovação e um diferencial competitivo inigualável.

Obs: Um artigo como esse que demoraria horas para ser escrito, levou aproximadamente 15 segundos para ser feito com ajuda do ChatGPT 🙂 e mais 15 minutos para minhas revisões e contribuições. Esse é o ganho real. abs

*Igor Freire é consultor e palestrante de construtoras, imobiliárias e administradoras, especialista em crescimento de Vendas, Marketing Digital, Inovação e IA.