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Aplicativos facilitam a vida de moradores de condomínios

Soluções inteligentes nos imóveis já vêm conquistando compradores há algum tempo. Esta onda chegou também aos condomínios de diversos portes, deixando de lado a ideia de que as facilidades chegam somente para moradores de alta renda.

Entre as soluções ofertadas para os residenciais, estão a possibilidade de receber e enviar comunicados, compreender melhor a rotina do prédio, além de auxiliar o síndico na hora de contratar serviços, reunir orçamentos e prestar contas.

Também entra nas funcionalidades a participação em assembleias, as famigeradas “reuniões de condomínio” – momento que pode ser de atrito, mas em que a presença é importante. A tecnologia está ajudando a aumentar a adesão e reduzir desgastes em situações como esta.

Diversas facilidades que, em tempos de clientes cada vez mais exigentes, fazem a diferença na hora do comprador ou inquilino decidir onde vai morar.

 

Soluções inovadoras atraem e conquistam moradores em condomínios 

Prestação de contas, envio de comunicados e convocações via aplicativo. Estas são algumas das funcionalidades da BRCondos, empresa catarinense que desenvolveu um modelo de administração de condomínios baseado em tecnologia e atende mais de 2.000 residenciais pelo Brasil.

Segundo pesquisa feita pela companhia, 67% dos moradores atendidos utilizam o sistema online via app para acompanhamento das contas do condomínio, emitir boletos, fazer reservas de áreas comuns, entre outros. Com a chegada da pandemia, o número teve crescimento de 14%.

“Acreditamos que esse número deve aumentar ainda mais nos próximos anos, já que a tecnologia tem tomado cada vez mais espaço”, aponta Fernando Willrich, VP da BRCondos. 

O aplicativo também possibilita abrir uma assembleia com antecedência de 10 dias, agilizando o debate sobre temas antes da data de fechamento das demandas. Com isso, os condôminos podem avaliar as propostas, enviar perguntas ao síndico e votar em suas opções favoritas. Desta forma, os assuntos pendentes são reduzidos e as discussões das assembleias podem ser mais objetivas.

“Esse uso da tecnologia tem ampliado em pelo menos 40% a participação dos condôminos nas assembleias e tem reduzido pela metade o tempo das reuniões”, afirma Willrich.

Segurança e bem estar são pautas nos condomínios

Segundo pesquisa do Instituto Real Time Big, 69% dos brasileiros escolhem morar em condomínio por causa da segurança. O mesmo levantamento indica que o segundo motivo mais citado é o conforto.

“O que os moradores estão acostumados hoje em dia são com aplicativos de gestão do condomínio. O apepê quebra este paradigma, pois o sistema trouxe praticidade e facilidade para demandas essenciais no dia a dia”, diz Carlos Castro, CEO do apepê, plataforma que se apresenta como um concierge digital condominial.

De acordo com Castro, são funcionalidades que seguem a tendência living-as-a-service, por exemplo, com a conectividade entre moradores e portaria, entregando a percepção de segurança aos envolvidos. Por exemplo, com o serviço de armários inteligentes o morador é notificado da chegada de encomendas e a portaria fica apenas com a sua função principal, que é o controle de entrada e saída de pessoas.

Outra ferramenta voltada ao tema da segurança é a possibilidade do morador avisar pelo app sobre a visita de um familiar, amigo ou prestador de serviço e cadastrar os dados dos visitantes autorizados para a portaria. Além disso, a reserva de áreas comuns também pode ser feita via digital.

Para substituir o clássico mural de recados, o apepê conta com um mural digital com comunicados dos moradores ou avisos oficiais do condomínio. Por ali, também é possível abrir um chat particular com outros moradores, sem a necessidade de compartilhar o número do telefone e WhatsApp, por exemplo.

Unicórnios de olho neste mercado

A aproximação de grandes players com o universo dos condomínios também deve acelerar a criação de novas soluções.

Em 2020, o QuintoAndar fez a aquisição do SíndicoNet, portal especializado em condomínios que também controlava o CoteiBem, marketplace voltado para a manutenção e gestão predial. Já em 2022, o unicórnio comprou a Noknox, app voltado para facilitar rotinas da vida em condomínio que conecta síndicos, moradores, porteiros e prestadores de serviços.

Contudo, o nicho de administração condominial tem diversas particularidades, alto potencial de conflitos e baixa perspectiva de rentabilidade. Estas situações explicam, inclusive, porque poucas imobiliárias apostam na entrada neste segmento. 

Acontece que um prédio ou condomínio pode contar com centenas de leads qualificados, o que dá relevância na aproximação com estes clientes em potencial. Oferecer soluções inovadoras para rotinas do dia a dia e proporcionar mais qualidade de vida ao morador é uma ótima maneira de criar relacionamento. De quebra, nem é preciso lidar com o “trabalho sujo”. 

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Rodrigo Arend

Jornalista multimídia com mais de 10 anos de carreira. É responsável pelo conteúdo do portal e da newsletter do Imobi Report, além de contribuir com outras frentes da maior plataforma de conteúdo imobiliário do Brasil.

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