3 anos da CUPOLAB, a imobiliária-laboratório que virou escola de formação de consultores
Resumo
Alice Santos Borges conta detalhes sobre os 3 anos da Cupolab, a imobiliária-laboratório que virou escola de formação de consultores.
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.
Há três anos a CUPOLA anunciou o seu novo projeto para o mercado: uma imobiliária-laboratório focada na locação de imóveis: a CUPOLAB.
O laboratório surgiu num contexto em que estávamos sendo bombardeados por novidades na locação. Ainda em 2019, a tão famosa jornada digital já existia, mas ainda muito distante da realidade de muitas imobiliárias relevantes na operação de aluguel.
Eu, como Consultora e Head de Design de Serviços, acompanhava atentamente as novidades tecnológicas e a competitividade de grandes players, chegando com uma maturidade digital avançada.
Nós entendemos naquele momento que, para aprofundar as entregas realizadas e ajudar os nossos clientes de Consultoria e Agência a formatar a sua própria jornada digital, seria necessário viver na prática o dia a dia de uma imobiliária de locação.
E foi no início de 2020 que tivemos oficialmente o início da CUPOLAB Aluguel, com o foco em ser uma imobiliária modelo, atuando em tempo real em São José dos Pinhais, cidade de 330 mil habitantes na região metropolitana de Curitiba.
Com a pandemia chegando pouco tempo depois do início da operação, a estruturação da operação da Cupolab, que nasceu 100% digital, foi fundamental para ajudarmos os nossos clientes na adaptação de muitos processos.
Eu sempre gosto de frisar que o LAB, apelido carinhoso usado pela equipe, é dentro de casa um laboratório robusto, no qual conseguimos aplicar as diversas práticas de locação que observamos no mercado, além de ser o espaço de testes efetivos de tecnologias e processos inovadores para entregar uma experiência de locação positiva, tanto para a equipe e parceiros da imobiliária, quanto para os clientes finais.
Já em São José dos Pinhais, a CUPOLAB Aluguel é oficialmente uma imobiliária, com clientes reais, captando e alugando imóveis de fato, administrando uma carteira de imóveis e preparada para realizar qualquer processo de locação.
Para viabilizar o projeto, nós contamos desde o início com parceiros importantes de diversas áreas, como empresas de CRM, sistemas para gestão administrativa da locação, atendimento omnichannel, corretoras de seguros, terceirização de visitas, fotos e vistorias, entre outros.
Já implantamos mais de 30 tecnologias diversas na operação. Atualmente temos 21 parceiros sendo utilizados nos processos de locação do LAB.
Com essa gama de parceiros, além de testar soluções disponíveis no mercado e ajudar as imobiliárias na escolha e implantação de sistemas, o intuito do projeto sempre foi contribuir para o ecossistema imobiliário.
Por isso, entregamos feedbacks práticos da nossa experiência para os softwares, destacando oportunidades e realizando sugestões de melhorias. É gratificante ajudar na evolução dos sistemas e ajudar esses parceiros a melhorar a experiência dos clientes deles.
Nesses três anos de vida, evoluímos e hoje adotamos metodologias como playbook e processos administrativos mapeados. Só trabalhamos com garantia paga e com aluguel garantido. Implantamos serviços que permitem maior rentabilidade com taxas extras. Avançamos nos processos de captação de modo a baseá-la em campanhas de indicação.
Com essas melhorias e adaptações, implementadas mês a mês, a experiência adquirida na CUPOLAB tornou-se enorme. Ficou muito claro que não existe uma jornada pronta, com tecnologias já definidas que serão estratégicas para qualquer operação de locação.
Mas, ao mesmo tempo, temos mapeado diversos caminhos para ter uma operação com processos maduros, com bons softwares implantados e que proporcione uma experiência positiva para os clientes da imobiliária e também para a equipe, otimizando o trabalho e aumentando a produtividade.
E a pergunta que eu sempre ouço é: onde a CUPOLAB quer chegar?
Para nós é muito claro que, com mais de 45 contratos de locação já realizados, o LAB não tem o intuito de ser uma grande imobiliária. Não queremos concorrer com as outras empresas do setor, que historicamente têm sido as grandes parceiras da CUPOLA.
O objetivo inicial se mantém forte: queremos continuar sendo um ambiente de testes de estratégias de locação de imóveis e continuar levando tudo o que aprendemos na imobiliária para os nossos treinamentos na Unidade de Negócio de Educação e nos nossos atendimentos de consultoria e agência de marketing.
E com toda a bagagem conquistada, hoje conseguimos ir além, com a CUPOLAB sendo um espaço de treinamento de novos consultores da CUPOLA e um ambiente de aprendizado contínuo de todo o time.
Por Alice Santos Borges, consultora da CUPOLA e coordenadora da CUPOLAB.
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
As mais lidas
Imobiliárias celebram cenário positivo para o mercado no 82º encontro da ABMI
News do Imobi: O sanduíche entre o luxo e o econômico
Contratações MCMV com FGTS atingem R$ 105 bi e sinalizam recorde em 2024
Inovação e colaboração: Apê11 anuncia reposicionamento no mercado imobiliário
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.