A importância de um bom planejamento
Resumo
Susanna Marchionni comenta em sua coluna sobre a importância do bom planejamento para alcançar as metas definidas para o ano de 2023.
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.
Inicio a primeira coluna de 2023 neste espaço falando sobre o que quero para o fim deste ano: aumentar as receitas e concretizar as expansões previstas para esta temporada. Não se espante. É porque os próximos doze meses da empresa já estão no planejamento que, inclusive, já começou a ser executado.
É importantíssimo, não só para empresas do ramo imobiliário, mas para tudo na vida, ter planejamento e buscar ser fiel a ele o máximo possível.
Estamos em um período de incertezas: novos governos, medidas econômicas ainda a serem anunciadas, cenário internacional turbulento por conta de guerras ainda em vigência e consequente aumento do preço de insumos utilizados em obras.
Ainda assim, é possível verificar indicadores econômicos como os boletins Focus, do Banco Central, além de tendências de mercado que podem ajudar a tomar decisões mais assertivas.
O planejamento é a melhor ferramenta para emergências
Ter um nível avançado do que fazer ao longo do ano é bastante útil para analisar possíveis mudanças de panorama. Imagine que você tem um cronograma de seu dia desta forma: acorda às 5h, se exercita às 6h, sai de casa às 7h e, meia hora depois, está no escritório. Caso, por algum motivo, haja um imprevisto entre o acordar e o se exercitar, você sabe que tem menos tempo para o treino e pode compensar de outra forma, para não atrasar a ida ao trabalho.
Do mesmo jeito é com sua empresa. Uma emergência trará menos atrasos às atividades caso todo o restante já esteja definido e categorizado. Demandas menos urgentes ou com prazos maiores poderão ceder espaço à situação que necessita de atenção no momento.
E como planejar melhor?
Como CEO de uma companhia, preciso estar muito bem planejada não só em minha empresa, como na minha vida. Por isso, adoto uma metodologia que aprendi e que parece confusa para quem vê de longe, mas é bem simples.
Minha agenda física (disso não abro mão) é toda colorida e rabiscada. Dentro de cada dia, existem tarefas de todo tipo, e hierarquizadas por cor, pintadas a canetinha: verde são as demandas que não exigem tanta atenção ou que são fáceis de resolver; vermelho são os “pepinos”, e por aí vai.
Até mesmo quando resolvo algo, tenho um método. Quando algo foi concluído de maneira satisfatória, risco de forma bem suave. Caso contrário, o item é rasurado com bastante força. Não é uma maneira de descontar sentimentos, é uma lembrança para ter atenção no que finalizou.
Em um nível corporativo, existem várias ferramentas, gratuitas e pagas, que podem auxiliar você a organizar melhor o fluxo da sua empresa. Exemplos: Monday, Asana, Trello e Miro. Teste-as e veja qual atende melhor suas necessidades e as de sua equipe.
Ano que vem, me conte como foi sua experiência ao planejar!
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
As mais lidas
Imobi explica: expressões do mercado financeiro
Inovação e colaboração: Apê11 anuncia reposicionamento no mercado imobiliário
Agenda de lives e eventos online do mercado imobiliário em agosto
Veja quem entrou para o ranking “100+ Influentes do Mercado Imobiliário em 2024”
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.