mercado imobiliário nacional
DestaquesOpinião

Quais as diferenças do mercado imobiliário brasileiro em comparação ao mercado internacional?

O mercado imobiliário tem suas particularidades, e nada mais natural que um país de dimensões continentais como o Brasil também tenha suas nuances nesta área. 

Portanto, quando saí da Itália para empreender aqui, sabia que encontraria um cenário bastante diferente do que estava habituada, mesmo com larga experiência em meu país.

Por isso, é interessante listar algumas das diferenças que encontrei entre o mercado imobiliário brasileiro e o mercado imobiliário internacional. E elas vão muito além das diferenças culturais e financeiras.

Condomínio

Algo que é muito comum por aqui é o conceito de condomínio. Literalmente, condomínio significa “domínio de mais de uma pessoa simultaneamente de um determinado bem, ou partes de um bem”.

Este conceito faz entender melhor como muitos conjuntos residenciais, sejam eles verticais ou horizontais, são vistos no Brasil. Aqui, todos os moradores pagam uma taxa mensal, revertida para a construção e manutenção de áreas comuns.

Na Europa, apenas condomínios de alto luxo são assim. As residências convencionais não possuem esta taxa, nem a figura do síndico. Existem alguns fatores sociais e econômicos que justificam estas medidas, sendo um deles a consciência já arraigada de que as áreas comuns são de todos, e por todos devem ser preservadas.

Cidades abertas

Aqui no Brasil, o conceito de “cidades abertas” está começando a tomar forma – e orgulha-me muito ter sido uma das primeiras a trazer o conceito para o País. Entretanto, algo que observamos até hoje, em nossas vendas, é que o consumidor brasileiro tem dificuldade de entender isto.

“Mas é aberto? Ou seja, todo mundo tem acesso?”. Essa é uma das principais perguntas que nossos consultores ouvem ao apresentar as cidades inteligentes da Planet Smart City. Compreendemos que a pergunta se deve à sensação de segurança que cidades fechadas passam, mas acreditamos que existem outras formas de transmitir essa sensação (e, efetivamente, ser seguras).

Uma delas são as ruas cul-de-sac, cujo formato sem saída faz com que somente moradores precisem trafegar por ali. Caso haja alguém desconhecido pelos moradores, o alerta é ligado, e, a qualquer movimento suspeito, as autoridades podem ser acionadas com prontidão.

É possível (e preciso) pensar no novo

O mercado imobiliário brasileiro é bastante competitivo. São diversos produtos e inúmeras oportunidades para quem deseja investir no setor, mas o alto nível dos players faz com que soluções novas devam ser desenvolvidas para diferenciá-los para o setor.Portanto, conhecer e avaliar tendências fora de sua zona de atuação podem ser o ponto chave para se destacar!