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A era dos corretores de imóveis influenciadores digitais

Com o avanço da digitalização nos últimos anos e a recente aceleração desse processo causada pela pandemia, grande parte das negociações – até mesmo em setores mais tradicionais como o imobiliário – passaram a acontecer online. Só neste ano, 74% dos corretores afirmaram ter contado com a ajuda de ferramentas tecnológicas para vender imóveis. Desse montante, 22% disseram que lançaram mão desses recursos em todos os negócios que realizaram de janeiro a maio, e 13% que os utilizaram em até 90% dos processos junto aos compradores, revelou uma pesquisa realizada pelo Homer , plataforma que oferece soluções tecnológicas aos corretores de imóveis de todo o Brasil.

Para Livia Rigueiral, CEO do Homer, umas das justificativas para essa grande adesão dos profissionais desse mercado, conhecido por ser bastante tradicional, a essas ferramentas é o fato de a maioria dos corretores, 56%, atuar de maneira independente. “Em tempos de distanciamento social, eles perceberam que precisam ter uma presença forte no ambiente digital, seja por meio de redes sociais ou sites, e contar com parcerias online para aumentar as chances de venda e continuar trabalhando”, explica Rigueiral.

Por dentro dessa nova necessidade, 100% dos corretores confirmaram que consideraram importante estar no mundo virtual, seja para ter mais credibilidade e visibilidade (67%), ou, como responderam 15% dos profissionais entrevistados, para associar seu nome a uma empresa referência neste setor por meio de um marketplace de imóveis, como o Homer, por exemplo. Porém, alguns deles (18%) acham caro ter um site, ou não sabem nem como começar a fazer um. Para ajudá-los nessas questões, a proptech, que conta hoje com mais de 60 mil corretores cadastrados, está criando sites pessoais gratuitamente dentro de seu marketplace, que conta com mais de 100 mil imóveis, para emprestar a esses profissionais o peso da marca Homer e possibilitar que eles transmitam mais segurança aos compradores. 54% dos corretores do Homer já garantiram seu site sem pagar nada.

E falando em gratuito, sem cobrar nada, a startup também desenvolve e-books, realiza lives e eventos de capacitação, como o Saber Imobiliário, além de oferecer assessoria de marketing a esses profissionais. Tudo com o objetivo de muni-los com ferramentas tecnologicas que melhorem a experiência dos clientes finais na compra e venda de imóveis. Com isso, a missão de se comunicar melhor online e compreender como, o que e quando postar nas redes sociais, como gerar leads, ter mais engajamento, e influenciar potenciais compradores fica mais fácil.

“O mercado imobiliário no ambiente digital com uma forte atuação dos corretores com o papel importante de levar segurança aos consumidores e conduzi-los na realização de um sonho, que é adquirir um imóvel próprio, é uma tendência que veio para ficar. Cabe aos profissionais se adaptar para atender essa demanda”, conclui a CEO do Homer.