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Agendamento de visitas ganha agilidade com plataforma gratuita da RuaDois para imobiliárias

Com o objetivo de democratizar ainda mais a jornada digital de locação em todo o país, a RuaDois está disponibilizando, a partir deste mês de março, sua plataforma de agendamento de visitas para utilização de forma gratuita por todas as imobiliárias que tenham interesse no serviço. Com essa iniciativa, válida por tempo indeterminado, a startup pretende ainda abrir suas portas para que o mercado conheça as outras opções de serviços oferecidos pela RuaDois, que já atua há dois anos no setor, oferecendo soluções na área da tecnologia. 

“Promover a democratização da jornada digital também é permitir que as empresas que não possuem um baita orçamento em tecnologia tenham oportunidade de dar seus primeiros passos nessa direção e é por isso que estamos disponibilizando esse recurso gratuitamente. Desta forma, imobiliárias de todos os portes e regiões podem ganhar mais eficiência na gestão das visitas, utilizando o recurso oferecido pela RuaDois”, afirma Paulo Fernandes, CEO da RuaDois. De acordo com ele, de todo o portfólio de serviços oferecidos pela startup, a plataforma de agendamento de visitas é “o produto que mais faz diferença na operação e no dia a dia das imobiliárias, apesar de ser um recurso do qual o mercado ainda tem carência, pois são poucas as empresas que o oferecem”.

Imobiliárias que já utilizam a tecnologia da RuaDois tiveram crescimento de 30% no agendamento de visitas, quando comparado o primeiro semestre de 2020 com o segundo semestre do mesmo ano. Por meio da plataforma, que funciona de forma integrada ao site da imobiliária, o próprio cliente escolhe em qual data e horário prefere realizar a visita no imóvel de seu interesse. Em seguida, ele já recebe uma confirmação pelo Whatsapp, não havendo a necessidade de que um atendente humano faça contato com o cliente só para isso, o que promove uma grande otimização do tempo da equipe da imobiliária. “Antes, o cliente ficava aguardando a abordagem da imobiliária de forma passiva. Com a automação do agendamento, ele tem a certeza de que aquela visita vai mesmo acontecer”, garante Paulo. 

A plataforma da RuaDois também contempla o gerenciamento das visitas por parte das imobiliárias, que apontam quais as datas e horários livres para agendamento, conforme a disponibilidade das chaves, dependendo da situação em que se encontra o imóvel. “É a imobiliária que decide quais imóveis serão demonstrados, seja com funcionário próprio ou com terceiros, e quais o cliente pode visitar sozinho, só pegando a chave na portaria, por exemplo”, explica. 

Quem já utilizou a plataforma garante que o recurso facilita bastante a rotina da imobiliária, com um melhor aproveitamento do tempo e da equipe de atendimento, que fica focada em outras etapas da jornada de locação. Este é o caso da Muck, localizada em Canoas, no Rio Grande do Sul. De acordo com Vicente Engel Penter, diretor executivo da imobiliária, a Muck já utiliza a plataforma da RuaDois desde 2019 e tem observado grandes avanços em sua operação desde então. “Como o cliente tem a possibilidade de fazer o agendamento por conta própria, conseguimos pular uma etapa na jornada, que seria de ele preencher um formulário, receber atendimento da equipe de pré-vendas e só então poder agendar a visita”, comenta. 

Além disso, Vicente destaca outra vantagem para o cliente, que é poder fazer o agendamento sem depender de atendimento em horário comercial. “Sem esse recurso, ele ficaria dependendo do retorno de um atendente para confirmar data e horário da visita em horário comercial. Assim, no momento em que ele agenda, já tem essa confirmação”, ressalta. E, mesmo quando o agendamento é feito pela equipe de pré-vendas, pois o contato do cliente chega por telefone ou redes sociais, também há uma otimização do tempo e da operação. “A plataforma também facilita quando o consultor é quem faz o agendamento porque ali ele tem acesso a todas as informações sobre a disponibilidade de horários e das chaves dos imóveis”. 

Vantagens do agendamento de visitas automatizado para imobiliárias

Para Paulo, existem duas grandes vantagens em utilizar a plataforma de agendamento de visitas da RuaDois: ganhar eficiência na operação e melhorar a experiência do cliente. Em relação à eficiência, ele destaca alguns pontos: “O que oferecemos é automação com flexibilidade. Em geral, esses dois elementos são colocados como antagônicos, mas a gente sabe que as imobiliárias precisam de ambos, pois, na mesma empresa, podem haver regras diferentes para a realização de visitas, como a disponibilidade das chaves ou a escolha por oferecer visita acompanhada somente para determinados imóveis. Além disso, quando a operação é automatizada, você consegue otimizar o tempo da equipe e aumentar o volume de clientes que são atendidos”. 

Por sua vez, a experiência do cliente também tem um ganho de qualidade quando o agendamento de visitas é feito de forma automatizada. “Com a utilização desse recurso, você permite que o cliente faça tudo no tempo dele. A ferramenta também faz com que ele se sinta mais seguro de que a visita vai realmente acontecer como ele quer, porque ele recebe uma confirmação pelo Whatsapp, com link para o mapa com a localização do imóvel. Se o cliente precisar reagendar, também é mais fácil, pois ele mesmo pode fazer isso novamente pelo site. Além disso, a plataforma também permite que o cliente deixe seu feedback em relação à visita e ao imóvel, possibilitando que a imobiliária tome decisões mais assertivas para as próximas visitas, melhorando a experiência do cliente também desta forma”, defende Paulo.

A expectativa é de que, depois desse primeiro contato com a interface da RuaDois, as imobiliárias que tenham interesse em melhorar ainda mais sua eficiência venham a contratar serviços adicionais, como a terceirização completa de visitas, que é um dos carros-chefes da startup. Entre as imobiliárias que utilizam todo o serviço de terceirização de visitas da RuaDois, observou-se uma redução de 50% no custo da operação de visitas, comparando-se o primeiro semestre de 2020 com o segundo semestre do mesmo ano. 

A própria Muck é uma das imobiliárias que já contam com o serviço completo de terceirização de visitas da RuaDois. “Começamos com um modelo híbrido, utilizando time próprio e hosts da RuaDois, mas desde o ano passado, todas as nossas visitas já são terceirizadas”, conta Vicente. “Para complementar essa gestão de visitas, ainda oferecemos outros recursos bastante relevantes que podem tornar essa experiência digital uma realidade de fato, como envio de propostas, oferta de garantias locatícias, análise de documentos e envio de contrato, tudo dando sequência a esse processo de visitas”, reforça Paulo.