Apartamentos compactos de luxo disparam no radar de investidores e viram mina de ouro no litoral catarinense

Resumo
Apartamentos compactos de luxo, com até 45 m², viraram o novo filão do mercado imobiliário no litoral norte catarinense. Segundo a DWV, as vendas desses imóveis em Itajaí e Balneário Camboriú cresceram 179% no primeiro semestre de 2025. Impulsionado pelo aluguel por temporada e pela gestão profissional de imóveis, o segmento atrai investidores que buscam alta rentabilidade, liquidez e praticidade sem abrir mão do padrão de luxo.
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.
Quantidade de imóveis de luxo com metragens reduzidas negociados no litoral catarinense, por exemplo, apresentou um crescimento de 179%; Setor de aluguel por temporada na região foi um dos principais responsáveis por esse salto.
O mercado imobiliário de alto padrão e luxo no litoral norte de Santa Catarina está passando por uma notável transformação, impulsionada por uma categoria específica de ativos: os apartamentos compactos de luxo. Depois das mansões suspensas, imóveis de até 45 m² vêm se consolidando como uma verdadeira mina de ouro, atraindo cada vez mais o interesse de investidores de todo o país.
Para se ter uma ideia, um levantamento da DWV aponta que a quantidade de imóveis de luxo e com metragens reduzidas negociados em Itajaí e Balneário Comboriú, por exemplo, apresentou um salto significativo de 179% no primeiro semestre de 2025, em relação ao segundo semestre do ano anterior (2024).
“Essa mudança de foco é um importante indicativo do aquecimento do segmento na região e um reflexo direto da estratégia de investidores que atualmente têm buscado ativos com alto potencial de rentabilidade e liquidez”, afirma André Pereira, diretor comercial e de marketing da NF, construtora focada em empreendimentos imobiliários na região.
A atratividade dos compactos de luxo vem sendo impulsionada pelo aquecimento do mercado de aluguel por temporada no litoral catarinense. O segmento de locação de imóveis de alto padrão e luxo vem registrando um forte aquecimento, caracterizado por uma alta demanda e uma oferta limitada.
No entanto, de acordo com André, esse desequilíbrio, além de criar um ambiente propício para a valorização dos aluguéis, reduz a possibilidade de vacância – tempo em que um imóvel permanece sem inquilinos – e, consequentemente, para o aumento da rentabilidade dos investidores. “Este nicho é majoritariamente composto por inquilinos que priorizam a praticidade de apartamentos menores, sem abrir mão do padrão de luxo e dos serviços agregados”, afirma o especialista.
A alta procura por essa modalidade de locação se deve, ainda, ao registro constante de crescimento econômico acelerado na região, aspecto que tem chamado a atenção de investidores de todo o país, atentos às transformações do setor.
Dinheiro no bolso e sem dor de cabeça
Outro atrativo que tem feito os investidores optarem por essa estratégia de adquirir imóveis focados no short stay com a aquisição de compactos de luxo tem sido a facilidade na gestão imobiliária, serviço que vem se tornando cada vez mais comum nesse mercado específico.
Segundo o executivo da NF, serviços de gestão profissional de imóveis além de ser uma prática já consolidada, tem se tornado um fator decisivo na tomada de decisão dos investidores.
“Essas empresas especializadas se encarregam de toda a administração — desde a manutenção e check-in/check-out até a gestão de plataformas de aluguel —, eliminando as ‘dores de cabeça’ e a necessidade de envolvimento direto do proprietário”, conclui André Pereira.
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
As mais lidas
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.