Tendências da Semana de Design de Milão 2022 que influenciarão o mercado nos próximos anos
Resumo
Adriano Bianchi Ribeiro, head de Marketing da Bidese Construtora, foi até a Semana de Design de Milão e nos trouxe as principais tendências.
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Sustentabilidade, resgate do passado e do natural, tropicalismo e co-branding são algumas das tendências para os próximos anos no mercado do design e da arquitetura. Foi isso que avistamos na Milan Design Week 2022 (Semana de Design de Milão 2022), maior e mais importante movimento dedicado ao design no mundo, que aconteceu em Milão, na Itália. Este ano o evento celebrou sua 60ª edição, e nós da Bidese Construtora estivemos lá presencialmente, para captar as principais novidades do setor e trazer um pouco desta efervescência cultural para o mercado curitibano.
A edição deste ano nos convidou a repensar a relação do design com a natureza, e levantou temas como economia saudável ligada ao desenvolvimento humano e à preservação do planeta, assuntos presentes e importantes no nosso tempo.
A Semana de Design de Milão segue olhando para o futuro sob o pilar da sustentabilidade, com a finalidade de ser um catalisador para uma mudança ecológica a partir da produção de mobiliário. A consciência ambiental foi tema da instalação principal Design with Nature, do Salão do Móvel de Milão, com a assinatura de Mario Cucinella, mas também presente em diversos pontos da feira.
Levar a beleza da natureza para mobiliários e obras também é um meio de levantar a discussão sobre a importância da consciência ambiental. A natureza esteve presente na feira em composições referenciadas pela naturalidade, com uma diversidade de materiais orgânicos e em formas imperfeitas, muitas vezes cruas e porosas. Tendência que esteve presente em marcas no Fuorisalone, como a Boffi que valorizou o mix de materiais, e a Hermès, que apresentou a reutilização de materiais e trabalhos feitos em bambu.
Algumas grandes marcas de luxo, como Dior e Porsche, ressignificaram o passado. A Dior apresentou a releitura da cadeira “Miss Dior”, feita pelo arquiteto e designer Philippe Starck, e a Porsche promoveu uma percepção biofílica em sintonia com as necessidades atuais ao revisitar e ressignificar um 911 S de 1972, diante da natureza.
A junção de referências do passado e do futuro, fez o maximalismo ganhar força, principalmente com as (re)leituras dos anos 70. Foi possível observar a presença de cores fortes, bolinhas, estampas, listras e xadrez em marcas como Prada e Seletti.
Neste ano também pudemos encontrar diferentes formas e cores da natureza, em sua máxima expressão dando vida ao tropicalismo. Vitrines e lançamentos coloridos com mobiliários em formas inusitadas, e até referência ao deserto marcaram presença em alguns espaços. A Louis Vuitton, com sua linha Objets Nomades, por exemplo, levou os Irmãos Campana para edição deste ano com o sofá Bomboca, com curvas e cores fortes e vibrantes, características que também estavam presentes nas criações dos mobiliários da Dolce & Gabbana. A marca italiana Loro Piana trouxe seus lançamentos em uma instalação inspirada no deserto e assinada pelo designer francês Raphael Navot.
Durante o evento também foi possível consolidar uma tendência atual, as parcerias entre as marcas estão ainda mais em evidência, trazendo a mensagem de que juntos o futuro é criado com os mesmos propósitos e cuidados. Uniões como Moncler e Gentle Monster, Person e Dolce & Gabbana, Baccarat e Starck, Dior e Starck. Marcas brasileiras também participaram deste movimento. A Ornare se apresentou pela primeira vez na Eurocucina convidando a curitibana Michelangelo Mármores do Brasil e a Etel Design mostrou mobiliários assinados por Patricia Urquiola e Cristina Celestino.
Assim como nós da Bidese Construtora, as principais e mais disruptivas empresas do setor buscam essas referências em eventos como a Semana de Design de Milão, que são marcados pela criatividade, inovação, interpretação do agora e reflexão sobre o amanhã. É nessa direção que o mercado deve seguir, e que não seja apenas uma intenção, mas sim uma realidade. Em Curitiba, traremos grandes novidades em breve, o Edifício Zen e o Edifício Lemme, que serão marcos para a arquitetura da cidade e totalmente em linha com as tendências apontadas, transformando o futuro em agora.
Texto por *Adriano Bianchi Ribeiro.
*Adriano Bianchi Ribeiro é publicitário, especialista em gestão estratégica de marcas e customer experience, e é head de Marketing da Bidese Construtora
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