Crédito Real rompe a fronteira do RS e busca protagonismo nacional
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Crédito Real rompe a fronteira do RS e busca protagonismo nacional

09 mar 2022
Carlos Simon
Carlos Simon
4 min
Crédito Real rompe a fronteira do RS e busca protagonismo nacional

Se em grande parte dos segmentos econômicos é normal uma grande empresa expandir a atuação para outras cidades e Estados, no mercado imobiliário esse movimento é visto com ousado. Afinal, estabelecer-se em praças diferentes da matriz demanda um esforço para mapeamento do novo território, imersão na cultura local – já que cada cidade tem uma dinâmica própria em vendas e em locação – , investimentos em marketing e branding para tornar a marca conhecida e perseverança até consolidar a operação. 

Pois a Crédito Real, uma das maiores imobiliárias do Brasil, fundada há quase 90 anos e com presença consolidada em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul nos ramos de venda  de imóveis, locação, administração de condomínios e seguros, está avançando esse sinal e prepara-se para inaugurar operações em Santa Catarina e São Paulo.

A primeira unidade fora do Rio Grande do Sul será aberta ainda neste mês de março, em Florianópolis (SC). Logo depois será inaugurada a loja de Garopaba (SC). Nos meses seguintes, o projeto contempla a abertura de sedes no entorno da capital catarinense, no Sul do Estado (Criciúma e Tubarão), no Litoral Norte (Balneário Camboriú e Itapema) e em Joinville. Ainda no primeiro semestre, a imobiliária planeja montar a primeira unidade no maior mercado do País, a capital de São Paulo. 

O modelo a ser adotado é o de franchising, que a Crédito Real utiliza desde 2019. Hoje a companhia conta com 51 unidades no Rio Grande do Sul, entre filiais próprias e franqueadas – mais da metade delas abertas entre 2021 e 2022.

Para o diretor-superintendente da Crédito Real, Carlos Eduardo Ruschel, o pilar que sustenta o projeto de expansão é o entendimento de que, embora os mercados de venda e de locação já tenham uma jornada quase toda digital, a atenção direta ao cliente, cara a cara, ainda é fundamental.

“Temos a visita ao imóvel, a questão da vistoria, a atenção às necessidades do cliente… claro que você pode fazer isso de uma forma digital, mas a presença física, o atendimento pessoal ele faz parte da atenção ao imóvel. Então, para se ter sucesso num novo mercado, é preciso pensar de maneira física e digital, o famoso ‘figital’. Ter presença física de qualidade, com representantes da marca, pessoas que valorizam e têm em mente os valores da Crédito Real; e ao mesmo tempo ter um conjunto de ferramentas digitais que permitam que a experiência do cliente seja mais produtiva e atualizada tecnologicamente”, afirma Ruschel.

Essas novas lojas serão inauguradas num modelo que a Crédito Real chama de “franquias hibridas”. As lojas são montadas no mesmo padrão de franquias tradicionais, nas quais o franqueado recebe um pacote de benefícios (treinamento, branding, marketing) e paga à franqueadora uma taxa fixa e um percentual do faturamento (royalties). 

Ao mesmo tempo, dentro desse mesmo espaço físico do franqueado, a Crédito Real instala um núcleo para tocar outra unidade de negócio. Por exemplo, se o franqueado é especializado em locação, a empresa pode instalar ali uma filial focada em vendas e em administração de condomínios para aproveitar a sinergia entre os negócios. 

“Assim otimizamos espaço, reduzimos custos e geramos um fluxo entre um negócio e outro, o famoso cross-selling, que acaba acontecendo por essa proximidade do negócio do franqueado e da franqueadora”, comenta Ruschel.

A Crédito Real não divulga o número exato de franquias que pretende abrir fora do Rio Grande do Sul. Mas ela nutre metas ousadas com o projeto de expansão nacional: a imobiliária, que já possui uma das maiores carteiras de imóveis administrados do Brasil (quase 20 mil), tem divulgado a intenção de se tornar em breve “a maior rede de imobiliárias do Brasil”. 

Gostou deste texto? Ele foi adaptado de uma das edições do Imobi Aluguel, primeiro relatório de inteligência do país focado exclusivamente em locação, criado pelo Imobi Report. 

Em cada edição, o Imobi Aluguel traz um estudo sobre um assunto principal, entrevistas, notícias ligadas ao segmento e indicadores atualizados da locação. Clique aqui para receber o Imobi Aluguel gratuitamente por 7 dias e saber mais sobre o relatório, produzido pela equipe de jornalistas do Imobi Report, com o know-how da CUPOLA, principal consultoria para gestão de imobiliárias do Brasil. 

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