inteligência artificial
DestaquesImobi Report

[201] Inteligência artificial chega com o pé na porta do imobiliário

Seu tempo vale muito. É para isso que nossa newsletter seleciona e resume as principais notícias do mercado imobiliário a cada semana. Por trás destas notas e temas selecionados, há o trabalho de uma equipe de jornalistas, especialistas e consultores.

Da mesma forma, o que você produz em sua rotina também pode ser algo valioso para o tempo de outras pessoas – por exemplo, atendendo a clientes e solucionando problemas.

E para você ganhar mais tempo, o que fazer? Uma possibilidade é usar ferramentas como o ChatGPT, serviço online que entrega respostas e soluções em texto para praticamente qualquer tipo de pedido, por meio de inteligência artificial. O aplicativo ainda é gratuito, mas, diante da grande adesão, isso pode mudar em breve.

No Brasil, o debate sobre o uso da ferramenta no imobiliário está apenas começando. Só que, nos Estados Unidos, já tem corretor que não consegue viver sem a facilidade de ter uma verdadeira máquina de produzir descritivos para anúncios de imóveis.

Ao mesmo tempo em que este avanço encanta, também assusta. Porém, a figura humana segue indispensável para garantir a qualidade do conteúdo. É comum que haja erros de informação e construção para algumas tarefas feitas pelo ChatGPT. Para comprar e alugar, o cliente gosta de se sentir seguro, e a inteligência artificial parece ainda não ser capaz de resolver sozinha essa atribuição.

Vendas e Locação ?️

Corretores serão o foco do Conference Vendas, evento online e gratuito que acaba de ser lançado oficialmente pela CUPOLA. A capacitação acontece nos dias 14, 15 e 16 de março e será um esquenta para o CUPOLA Summit, o encontro da comunidade imobiliária brasileira. Você pode concorrer a prêmios indicando amigos para participar por meio deste link aquiClique aqui para se inscrever. 

Confira os speakers confirmados para o CUPOLA Summit e corra para garantir seu ingresso com condições especiais antes da virada de lote, que acontece no final da noite desta terça-feira (31).

Entrou em vigor nesta terça-feira o sistema online de cartórios e, junto com ele, entrou no ar o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI). O serviço vai viabilizar o acesso a informações de qualquer cartório do Brasil e agilizar a obtenção de documentos como registros de imóveis, favorecendo o imobiliário.

A intenção de compra segue relevante. Dois em cada cinco brasileiros pretendem comprar um imóvel neste ano, de acordo com pesquisa do QuintoAndar. Ao mesmo tempo, 18% dos entrevistados pretendem alugar e 10% querem vender um imóvel. Na visão da consultoria Brain, a estabilidade do desejo de adquirir um imóvel é combustível para um 2023 positivo.

maior alta da locação comercial em nove anos. Segundo pesquisa do FipeZAP+, o preço médio do m² subiu 5,68% no Brasil em 2022. A série histórica teve início em 2013 e avalia dados de 10 cidades.

Imobi Aluguel desta semana fala de um efeito colateral da digitalização do mercado imobiliário: as lacunas na segurança das transações, especialmente na locação. Afinal, já é comum que o primeiro contato do inquilino com a imobiliária ocorra somente na entrega das chaves, o que exige controle maior na jornada da locação. Listamos soluções que ajudam a tornar o processo de aluguel mais seguro. Assine e faça parte da maior comunidade de gestores de locação do País.

O mercado imobiliário é conhecido por atrair profissionais de áreas diversas, pela possibilidade de obter boas remunerações em pouco tempo. Mas é claro que o reconhecimento e as altas comissões não caem de paraquedas. No Imobi Vendas desta semana, vamos conhecer as estratégias usadas pelas imobiliárias para encontrar bons corretores e detalhar o que atrai esses profissionais para o mercado.

Confira também:

?️ A avenida mais procurada de São Paulo para vendas e locação.

? Resolver a vida a pé é um diferencial e tanto para alugar.

? Microapartamentos em franca valorização em BH e Porto Alegre.

? Netimóveis fecha 2022 com VGV recorde.

Construção e Incorporação ?️

Aluguel sem corretora e sem app? Para garantir uma experiência menos burocrática para o aluguel, a incorporadora carioca Performance vai construir residenciais dentro do conceito de multifamily. No modelo, ela inaugura edifícios disponibilizando 100% da capacidade para locação, em um processo conduzido diretamente com os locatários.

A Kinea, braço de investimentos alternativos do Itaú Unibanco, vai dar um passo a mais no segmento imobiliário. A gestora, que tem breve experiência no financiamento de empreendimentos residenciais, agora vai ampliar a sua atuação via Certificados de Recebíveis Imobiliários.

Case de co-branding imobiliário. Uma parceria entre a Séren Incorporadora e a Porsche Consulting, divisão da famosa montadora alemã, projeta levar o requinte da indústria automobilística de luxo para a construção civil. Veja o conteúdo completo no Imobi Report

A propósitoos empreendimentos de alto padrão e luxo seguem com destaque neste início de 2023. Conheça no Imobi Report 8 empreendimentos de alto padrão, entre recém-lançados e imóveis em fase de entrega, que estão movimentando o segmento.

Com forte correlação com a economia brasileira, o setor de construção civil apresentou um desempenho positivo em 2022. De acordo com a Abrainc, a construção civil representa cerca de 7% da economia do Brasil, empregando 10% dos trabalhadores brasileiros. O segmento é, portanto, um forte motor para a atividade e deve estar no foco da política econômica do atual governo.

A proposta do governo Lula de fazer empreiteiras realizarem obras públicas para pagar a dívida oriunda dos acordos de leniência acertados durante a Operação Lava Jato atingirá cerca de 10% do montante que o Estado ainda tem a receber. Na prática, o governo pode dispor sobre a forma de receber cerca de R$ 1,3 bilhão, dos quase R$ 10 bilhões de dívidas que envolvem os termos celebrados. 

Veja ainda:

? O Índice de Confiança da Construção Civil caiu 1,7 ponto em janeiro.

? Já o INCC-M acelerou a 0,32% no primeiro mês do ano.

? Com retornos de até 24% no ano, vale investir em cotas imobiliárias? 

?️ Também atraem investidores os novos condomínios em praias pernambucanas.

Mundo ?

Com dificuldades crônicas de financiamento, a Europa se prepara para uma brusca reversão do mercado imobiliário. Será o primeiro teste real de regulamentações elaboradas após a crise financeira global para conter os riscos de empréstimos imobiliários.

Para divulgar imóveis nos EUA, influenciadores fecham parcerias com construtoras. Em uma tendência que ainda está engatinhando pelo país norte-americano, as incorporadoras começam a trocar postagens direcionadas pela entrada em edifícios de luxo.

? Boa notícia: o preço das casas já não sobe tão depressa em Portugal.
? Má notícia: as casas também não vão ficar mais baratas.

Techs ?

Mil endereços em 3 meses no Brasil sem prédios novos. Com a aposta em um marketplace em que prédios, hotéis e coworkings podem se ligar ao app da WeWork para serem alugados por pessoas e empresas que precisam de escritórios, a gigante global pretende crescer de maneira sustentável antes de lançar novos espaços sob medida para clientes.

Qual será o futuro das proptechs no Brasil? Brian Requarth, fundador do Viva Real, ex-conselheiro do Grupo Zap e co-fundador do Latitud, fundo que investe em tecnologia para startups na América Latina, acredita que consolidar dados, digitalizar negócios e criar modelos mais rentáveis são ações determinantes para a evolução das startups do mercado imobiliário.

? Box 24×7 foca na locação de utensílios pensando em economia circular.

? Menor demanda faz a Amazon colocar escritórios à venda nos EUA.

Estamos de Olho ?

Com a volta do Ministério das Cidades, políticas de desenvolvimento urbano são prioridade do novo governo federal. Além de habitação, uma das bandeiras do novo governo, mobilidade, trânsito e transporte também estão entre as principais áreas de atuação do ministro Jader Filho.

Com a parceria da iniciativa privada, a Prefeitura de São Paulo pretende comprar 40 mil imóveis para atender ao programa habitacional Pode Entrar. O Município recebeu as propostas e credenciamentos de todas as incorporadoras e construtoras que manifestaram interesse em vender unidades habitacionais para a prefeitura.

O morar e o lar ganharam novas dimensões após a pandemia, assim como a relação das pessoas com sua rua, seu bairro e a cidade. É preciso contemplar essas dimensões ao pensar as cidades nas próximas décadas. O corretor e sócio da Refúgios Urbanos, Octávio Pontedura, reflete como a arquitetura contemporânea pauta o morar na cidade de São Paulo.

? Antigo hotel de luxo de SP vira conjunto de moradias populares.  

?️ Anúncio de “minissuíte” com colchão ao lado de chuveiro viralizou