fbpx

Dia do Corretor

11 filmes e séries para corretores de imóveis

Imobi Report
Escrito por Imobi Report em 13 de agosto de 2020
11 filmes e séries para corretores de imóveis
Toda semana, no seu e-mail.

Assine gratuitamente a principal newsletter do mercado imobiliário brasileiro.

Em comemoração ao Dia do Corretor de Imóveis, celebrado em 27 de agosto, a equipe do Imobi Report preparou uma lista com 11 sugestões de filmes e séries para corretores de imóveis. Alguns deles não abordam especificamente o mercado imobiliário, mas trazem lições interessantes para quem trabalha na área. Exemplos a seguir e condutas a evitar. Confira a lista completa: 

1. “O homem que mudou o jogo” (2011)

Em comemoração ao mês desse profissional multifunção e super informado, selecionamos 11 filmes e séries que trazem lições importantes para quem trabalha no mercado imobiliário .

Baseado no livro “Moneyballl”, o filme é interessante para corretores de imóveis porque aborda questões como processos, métricas e análises de dados. A lição que fica para quem atua no mercado imobiliário é que a análise de dados deve ser feita com base em seu próprio contexto. Não adianta consultar dados de outra localidade e tentar aplicá-los em seu negócio. Somente o corretor/imobiliária pode avaliar o que é melhor para seu negócio, com base em seus próprios dados. 

Disponível na Netflix e no Prime Video (Amazon). 

2. “Sucesso a qualquer preço” (1998)

Com elenco de peso, encabeçado por Al Pacino, Ed Harris, Alec Baldwin e Kevin Spacey, o filme se passa exatamente dentro de uma imobiliária, mostrando uma disputa entre corretores de imóveis para obter sucesso nas vendas. A produção aborda, inclusive, assuntos muito atuais, como funil de vendas, e apresenta diversos perfis de corretores de imóveis. É interessante para conhecer o antigo modelo de imobiliárias e fazer uma reflexão a respeito de quais técnicas e hábitos prevalecem no mercado imobiliário até os dias de hoje. 

Disponível para compra pela Amazon. 

3. “Fome de poder” (2016)

Com Michael Keaton interpretando o protagonista Ray Kroc, o filme ficou muito conhecido por mostrar a ganância do homem que enganou os irmãos McDonald para ficar com o negócio deles. No entanto, pensando em uma relação da trama com o mercado imobiliário, o interessante é prestar atenção na gestão de processos dos dois irmãos e como eles criam a linha de produção da lanchonete, o que faz o McDonald’s ser um sucesso em comparação com outras redes de fast food que existiam na época (e até as que vieram depois). Em dado momento, Kroc também se dá conta de que real estate é parte fundamental do seu negócio. É uma grande lição de empreendedorismo e inovação.  

Disponível na Netflix e no Now. 

4. “A grande aposta” (2015)

Talvez este seja o filme mais lembrado quando se fala em como o mercado imobiliário é retratado no cinema, contando com grandes estrelas em seu elenco, como Brad Pitt, Christian Bale, Steve Carell e Ryan Gosling. Na época de seu lançamento, a produção foi cotada como sendo possível vencedor do Oscar, mas acabou perdendo o título daquele ano para “Spotlight: Segredos revelados”. O filme serve como contraponto a outra produção bastante conhecida sobre o mercado imobiliário, que é “O lobo de Wall Street” (2013), indicando por que o modelo mostrado no filme com Leonardo DiCaprio não deu certo. 

Disponível na Netflix e no Now.  

5. “O lobo de Wall Street” (2013)

Dirigido por Martin Scorcese, “O lobo de Wall Street” traz Leonardo DiCaprio interpretando o famoso corretor de ações Jordan Belfort. Apesar de ser um filme bastante indicado para quem quer entender mais sobre o mercado financeiro e também seja possível traçar um paralelo com o mercado imobiliário, vela ressaltar que a produção mostra um modelo baseado em ganância e não na sustentabilidade do mercado. Por isso, pode ser visto como um exemplo a não ser seguido, principalmente por mostrar um perfil de vendedor que é cada vez mais incompatível com um consumidor que preza pelo respeito, pela compra consciente e não mais a venda a qualquer custo. 

Disponível no Prime Video (Amazon). 

6. “À procura da felicidade” (2006)

Apesar de ser um filme mais conhecido e de não ter uma relação direta com o mercado imobiliário em si, vale a pena incluir na lista, pois é possível traçar um paralelo da trajetória do protagonista Chris Gardner (Will Smith) com a vida do corretor de imóveis. É possível fazer essa identificação, pois muitas vezes o corretor de imóveis é alguém que não tem grana, enfrenta dificuldades e começa de baixo. A história de superação de Chris também é a história de superação de muitos corretores de imóveis pelo Brasil. 

Disponível na Netflix e no Now. 

7. “Seabiscuit – Alma de herói” (2003)

Outro filme que aparentemente não tem relação alguma com o mercado imobiliário, mas merece entrar na lista, é “Seabiscuit – Alma de Herói”, principalmente por ser um paralelo em relação ao momento histórico que estamos vivendo. A mensagem do filme que interessa para os corretores de imóveis é uma ode ao empreendedorismo e às mudanças que são necessárias em momentos de crise. Ambientado no período da Grande Depressão, a produção mostra como uma mudança de cidade/região pode ser interessante para se tornar referência em um determinado mercado como um “desbravador” (mas mudanças não precisam ser necessariamente físicas, não é mesmo?). 

Disponível no Now e no iTunes. 

8. “The Office” (sete temporadas)

Estrelada por Steve Carell, a série traz a rotina em grandes escritórios e muito do que é mostrado ali pode ser aplicado ao ambiente das imobiliárias. São inúmeros paralelos possíveis em relação à rotina dos corretores de imóveis nas imobiliárias. 

Disponível no Prime Video (Amazon). 

9. “Modern Family” (11 temporadas) 

Além de ser uma séria muito interessante em diferentes aspectos, o pai da família em questão, Phil Dunphy (Ty Burrell) é corretor de imóveis. Ao longo das 11 temporadas, portanto, a produção mostra, entre outras tramas, a história de um corretor de imóveis que está sempre tentando se reinventar, além de passar por diversos conflitos inerentes à profissão e ao mercado imobiliário como um todo. Phil, inclusive, foi garoto-propaganda da National Association of Realtors, que é uma entidade parecida com o Creci no Brasil. A figura de Dunphy é tão forte que ele dá até dicas para a associação.

Disponível no Prime Video (Amazon) e no Now. 

10. “Billions” (quatro temporadas)

Com Paul Giamatti no comando, “Billions” também não é uma série que trata especificamente do mercado imobiliário. No entanto, mostra a relação da sociedade com o dinheiro e com o poder. Por isso, se torna interessante para os corretores de imóveis, pois faz diversos questionamentos sobre ética, apontando a falta que ela faz quando não é utilizada em setores que trabalham com muito dinheiro. Aí está o paralelo possível com o mercado imobiliário.  

Disponível na Netflix. 

11. “Irmãos à obra” (dez temporadas)

Todo mundo que trabalha no mercado imobiliário certamente já ouviu falar das façanhas dos irmãos gêmeos Drew e Jonathan Scott. Mas, não custa reforçar a indicação sobre o reality show que mostra a parceria dos irmãos, um corretor de imóveis (Drew) e outro engenheiro (Jonathan), assim como seus resultados junto aos clientes.  

Disponível no canal Discovery Home & Health.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x