Follow up invisível é estratégia para topo, meio ou fundo de funil?
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.
O follow up invisível, como seu nome sugere, é uma forma de acompanhar o andamento do atendimento ao cliente de maneira mais sutil, sem que ele o receba com aquela sensação de estar sendo abordado por uma tática de vendas. Sendo assim, ele não é invasivo ou agressivo, mas sim personalizado conforme as preferências do cliente.
“O objetivo não é apenas vender algo, mas sim construir uma relação de longo prazo com o cliente, mantendo a empresa presente em sua vida”, explica Valdomiro Júnior, sócio e proprietário da Emobi Imobiliária, de Natal (RN).
Para o gestor, um dos maiores benefícios do follow up invisível é que ele ajuda a construir um atendimento de confiança e que gera proximidade entre a imobiliária, o corretor e o cliente. Um ciclo em que todos saem ganhando. “Em vez de abordar o cliente apenas quando há uma venda em jogo, o corretor mantém contato de forma regular, oferecendo valor e conhecimento que possam ajudar o cliente em sua jornada de compra”, comenta.
Mas afinal, quando é o momento adequado de aplicar, na prática, essa estratégia? A resposta você encontra ao longo deste conteúdo exclusivo do Imobi Report. Confira!
Follow up invisível é para topo, meio ou fundo de funil?
De acordo com Matheus Sartoti, sócio da imobiliária Infinity, de Torres (RS), o follow up invisível funciona melhor em duas das três etapas do funil: no meio e no topo.
“O fundo de funil é preenchido por um cliente que quer falar mais do imóvel em si, que já vem mais preparado”, explica ele. Enquanto isso, o meio e o topo contam com clientes mais demorados para converter a venda, mas que ao mesmo tempo estão menos comprometidos com agilidade e mais preparados para receber esse follow up invisível.
“A pessoa do fundo do funil já está muito pronta e quer falar só do produto mesmo. Já topo e meio são os clientes que querem falar sobre a cidade, o que tem pra fazer nela. Com isso você consegue não só aplicar o follow up invisível, como ver ele se transformar em relacionamentos mais sustentáveis no longo prazo”, indica Sartoti.
Passo a passo de 4 etapas para usar o follow up invisível na prática
Valdomiro Júnior, da Emobi, afirma que o follow-up invisível faz parte da cultura de vendas da sua imobiliária, que parte da percepção de que todo atendimento ao cliente precisa ter início, meio e fim.
Pensando nisso, ele desenvolveu um script com quatro etapas envolvendo a estratégia para usar na Emobi, e topou compartilhá-lo com os leitores do Imobi Report. Confira a seguir.
1. Envio de conteúdo relevante
Em vez de encaminhar apenas mensagens promocionais sobre os imóveis disponíveis, também são enviados conteúdos relevantes para o cliente: dicas de decoração, tendências do mercado imobiliário ou informações sobre financiamento imobiliário. Dessa forma, o cliente se mantém em contato com a imobiliária e percebe que a empresa se importa com as suas necessidades.
2. Compartilhamento de informações sobre o bairro
Periodicamente, são enviadas informações e conteúdos sobre o bairro onde o cliente procura imóvel: pontos turísticos, restaurantes, escolas, opções de lazer e outros locais importantes. Essa troca ajuda ele a se familiarizar com a região e a tomar uma decisão sobre a compra ou locação de um imóvel naquela área.
3. Follow-up pós-venda
Após a conclusão do negócio, a imobiliária mantém contato com o cliente, oferecendo suporte e acompanhamento pós-venda, como dicas de manutenção do imóvel, indicação de prestadores de serviços ou informações sobre mudança de endereço. Essa abordagem ajuda a fortalecer o relacionamento com o cliente e a fidelizá-lo para futuras transações imobiliárias e/ou pedido de novas indicações.
4. Convites para eventos
Para fechar, também há a promoção de eventos de relacionamento na sede da imobiliária, como noite de vinhos, jogos etc. Estes momentos geralmente não são para tratar de vendas e/ou negócios, mas estritamente para fins de relacionamento.
Gostou desse conteúdo? Ele é uma adaptação de um material mais completo e específico voltado aos corretores e gestores de vendas, o Imobi Vendas. Para se aprofundar neste e em demais temas aplicáveis em suas equipes de vendas, assine a série produzida pela equipe do Imobi Report, o principal canal de produção de conteúdo do Brasil especializado no mercado imobiliário. Clique aqui para saber mais.
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
As mais lidas
Imobiliárias celebram cenário positivo para o mercado no 82º encontro da ABMI
News do Imobi: O sanduíche entre o luxo e o econômico
Contratações MCMV com FGTS atingem R$ 105 bi e sinalizam recorde em 2024
Inovação e colaboração: Apê11 anuncia reposicionamento no mercado imobiliário
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.