Corretores mais prestigiados do Brasil falam sobre conversão nas mídias sociais
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A habilidade de se destacar e conquistar clientes é essencial para o sucesso de um corretor de imóveis. Nos últimos anos, uma nova estratégia tem se mostrado particularmente eficaz: a utilização das mídias sociais como ferramenta de marketing e branding. Alguns profissionais têm se destacado como influenciadores digitais, cujas imagens se tornaram moeda de troca valiosa.
Por meio dessas plataformas, alguns corretores constroem marcas pessoais fortes, trazem visibilidade para suas carteiras de imóveis e criam conexões com possíveis clientes. Mas será que toda essa exposição é convertida em negócios?
Esse foi um dos questionamentos que apresentamos a alguns dos principais corretores de imóveis influenciadores do Brasil. Em um momento em que cada vez mais profissionais investem nessas estratégias, as percepções e aprendizados dessas personalidades tornam-se indispensáveis.
O fenômeno Ricardo Martins
Considerado o maior influenciador do mercado imobiliário, Ricardo Martins é talvez o exemplo mais emblemático de corretor de imóveis que conquistou sucesso nas mídias sociais. Sua ascensão no mundo digital começou de forma despretensiosa, mas rapidamente ganhou grandes proporções. Seus vídeos se tornaram uma poderosa ferramenta de marketing, atraindo uma audiência engajada e interessada em seus serviços como corretor de imóveis. Hoje, conta com quase 900 mil seguidores no Instagram.
Quando questionado sobre a eficácia dessa estratégia, Martins aponta diferenças entre as redes. “O YouTube converte muito, é o que mais converte. O Instagram também converte, enquanto o TikTok faz branding. Você acaba se tornando o inconsciente do coletivo”, diz o profissional. De acordo com Martins, um número significativo de corretores de imóveis já está convertendo seguidores em clientes através das redes sociais – um movimento que tende a crescer, na sua opinião.
O caso de Ricardo Martins é representativo não apenas pelo sucesso alcançado, mas também pela forma como ele utilizou sua imagem como moeda de troca no mercado. Graças ao trabalho desenvolvido junto às mídias sociais, ele se tornou sócio de uma das maiores imobiliárias do Brasil, a MyBroker, chegando a ter 20% de participação. No início de março, ele anunciou a sua saída da empresa.
Complemento ao offline
Outra importante influencer do mercado imobiliário é Sophia Martins, que possui 1,2 milhão de seguidores nas mídias sociais. De acordo com ela, as plataformas configuram-se como uma interessante ferramenta para ampliar o seu alcance como corretora de alto padrão.
Sophia explica que o processo de converter seguidores em clientes e parceiros envolve oferecer conteúdo de valor, para construir uma relação de confiança e mostrar como seus produtos se adequam às necessidades do público. “Outro insight relevante é ser autêntico e transparente. Os seguidores valorizam a honestidade e a genuinidade, então é essencial criar um conteúdo que reflita seus valores e personalidade. Além disso, é importante estar sempre atento às tendências e inovações nas redes sociais, para se manter atualizado e levar valor para sua audiência”, salienta.
A corretora influencer conta que vendeu um imóvel avaliado em US$ 24 milhões a partir de um contato que conseguiu no Instagram. Ela avalia que 25% dos seus negócios envolvendo marcas, investidores e consumidores finais vêm do engajamento em suas publicações.
No entanto, Sophia afirma que utiliza as redes sociais como ferramenta, não como principal negócio, complementando as ações executadas offline. “Acredito que os negócios se baseiam em conexões significativas, e as redes sociais são essenciais para construir essas conexões e desafiar paradigmas no mercado”, ressalta.
Legado como motivação
Mais um influenciador de destaque no imobiliário é Guilherme Wohlke. Em entrevista ao Imobi Report, ele contou que a exposição na internet começou após passar por alguns momentos desafiadores, que o fizeram se questionar sobre o legado que estaria deixando para a posteridade. Em casa por três meses após a realização de uma cirurgia, ele passou a compartilhar a sua bagagem profissional como forma de ajudar outros corretores.
Wohlke afirma que seus insights têm o objetivo de contribuir para que os seus seguidores vendam melhor (não necessariamente mais), promovendo negociações que se enquadram no que ele chama de “saudáveis”, com benefícios a todos os envolvidos. “Eu quero ajudar quem está começando e que quer performar melhor. São pessoas que querem vender com qualidade e recorrência e estão dispostas a fazer os ajustes finos”, esclarece.
Atualmente, Wohlke possui 53 mil seguidores no Instagram. Embora o número seja inferior ao alcançado por outros influenciadores da área, o corretor afirma que não faz o “jogo de tudo pela audiência”. “Eu tenho opiniões fortes e que não agradam a todos. Mas eu não abro mão dos meus princípios e optei por me conectar com pessoas de verdade”, defende.
O influenciador ainda abordou o grande esforço envolvido no trabalho junto às mídias sociais. Ele comentou que possui dois funcionários e duas agências prestando serviços diários relacionados às estratégias digitais, o que demanda o investimento fixo de aproximadamente R$ 20 mil por mês. “Nós fazemos reuniões quase diariamente para alinhar estratégias, fazer revisões, falar sobre processos, prazos, etc. Não é algo simples, é necessário reunir a bagagem de vários profissionais para que o trabalho saia com qualidade”, revela. Wohlke destaca que, no seu caso, as vendas provenientes das mídias sociais acontecem a partir de corretores parceiros que o seguem, não diretamente para clientes.
Compartilhando experiência
O Imobi Report também entrevistou o influenciador Guilherme Machado, CEO do IQR, palestrante e pioneiro na capacitação para corretores de imóveis. Nos seus 25 anos de carreira, ele descobriu os pormenores da corretagem, característica que lhe confere autoridade na área e que garante sua popularidade na internet.
Com mais de 400 mil seguidores no Instagram, Guilherme afirma que utiliza essa visibilidade para compartilhar sua experiência e alertar sobre os desafios da profissão, conteúdos que evidenciam a importância da educação no mercado imobiliário. Em função da sua atuação estar mais ligada à oferta de cursos e capacitações, as mídias sociais funcionam como apoio à divulgação de suas iniciativas.
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