quintoAndar e Globo
DestaquesImobiliárias

QuintoAndar e Globo: parceria para reduzir o custo de aquisição de clientes

As oportunidades do imobiliário, mais uma vez, despertam a atenção de outros setores do mercado. O Grupo Globo acaba de se tornar acionista do QuintoAndar, por meio do fundo de investimentos do grupo carioca, a Globo Ventures. Não foram divulgados valores ou o tamanho da participação adquirida.  

A grande sacada do movimento é o chamado media capital, em que o QuintoAndar cede uma fatia de participação em troca de exposição nas mídias do grupo Globo. A Globo Ventures passa a ser acionista da plataforma e o QuintoAndar terá acesso a mídia nas propriedades da Globo. 

O modelo de negócio de parceria entre startups e companhias de outros segmentos também está na mira de outros grupos, como a gaúcha RBS, que é afiliada da Globo.

Anteriormente, o conglomerado da emissora carioca já estava de olho no mercado imobiliário. Por meio de acionistas, o grupo tinha participação no ZAP Imóveis, até sua venda para a OLX, em 2020. Outra movimentação recente foi a participação em uma rodada de investimentos na proptech EmCasa, em julho de 2021.

Otimização de recursos e captação de clientes

“Já somos a marca preferida do mercado imobiliário nas principais cidades do país. A parceria com a Globo Ventures nos permitirá aumentar ainda mais nosso alcance e relevância, além de abrir portas para nossa presença em alguns dos programas mais amados no país, como o BBB”, afirma o chefe do departamento de marketing do QuintoAndar, João Chueiri. 

O plano do QuintoAndar ao vender parte de suas ações para a Globo pode ser entendido como um incremento criativo na estratégia de captação de clientes. O modelo contribui para a redução do CAC, o custo de aquisição de clientes, que é o investimento médio feito pela empresa para conquistar um novo “lead”.

“O QuintoAndar percebe o CAC cada dia mais alto e, para reduzi-lo, está disposto a entregar equity. A exposição da marca é uma maneira estratégica de consolidação do marketplace, contribuindo para que o consumidor tenha em sua cabeça o nome da empresa como um sinônimo de soluções imobiliárias”, aponta Rodrigo Werneck, CEO e estrategista-chefe da CUPOLA, consultoria e agência especializada em marketing imobiliário.

Werneck também destaca que o modelo configura um caminho interessante de otimizar recursos da companhia. “A estratégia de media for equity é muito mais inteligente, na atual conjuntura, do que ir em busca de rodadas de investimento no momento em que os investidores estão retraídos em nível global”, destaca.

Antes do anúncio da parceria, o QuintoAndar já havia investido valores robustos para ter exposição na Globo, com destaque para o patrocínio na edição mais recente do Big Brother Brasil. O valor de tabela pela cota adquirida no BBB 22 era de R$ 11,8 milhões. A proptech renovou contrato para patrocinar o reality show na edição de 2023.

Apesar de ter captado US$ 420 milhões em fundos no ano passado, gigantes como o QuintoAndar têm consciência da dificuldade de conquistar aportes. Por conta disso, modelos de parceria como o media capital otimizam recursos e se tornam um negócio tentador.

Globo tem importante histórico recente no mercado imobiliário

Na década passada, o então portal ZAP Imóveis teve crescimento importante a partir da presença da Globo, expandindo sua presença para além do Rio de Janeiro. Mais tarde, o fechamento da venda do ZAP para a OLX também rendeu dividendos para a Globo, reforçando para os acionistas a pujança do segmento.

“Com a parceria com o QuintoAndar, vamos colocar a relevância das empresas do Grupo Globo, que falam todos os dias com mais de 100 milhões de brasileiros, à disposição da empresa”, salientou Luis Lora, sócio-diretor da Globo Ventures, ressaltando o plano de aumentar a projeção da proptech, que tem valor estimado em US$ 5,1 bilhões.

QuintoAndar unifica operações com a Casa Mineira

Outra novidade recente do QuintoAndar foi a unificação de operações com a Casa Mineira, anunciada na última quinta-feira. Após o unicórnio comprar o portal de anúncios sediado em Belo Horizonte (MG) em março do ano passado, agora a operação avança para outra etapa. 

Com a unificação, a Casa Mineira passa a oferecer a seus clientes a mesma tecnologia do QuintoAndar, como transparência dos custos, agendamento de visitas online, raio-x completo de toda a documentação, entre outros, sem custo adicional. 

Os donos de imóveis listados na Casa Mineira agora poderão acessar a plataforma do QuintoAndar para calcular o valor de venda do seu imóvel no momento do cadastro, comparando com o valor de outros imóveis, gerenciar seu anúncio, acompanhar a agenda de visitas e receber propostas, entre outras funcionalidades.

Já o comprador de imóveis terá acesso ao agendamento de visitas online, com a possibilidade de escolher o melhor dia e , visibilidade de todos os custos associados à compra do imóvel já no anúncio e à simulação das condições de financiamento do imóvel escolhido em todos os bancos parceiros antes mesmo da visita. 

Um modelo similar já ocorre em outras cidades atendidas pelo unicórnio, como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Segundo o Quinto Andar, a Casa Mineira registrou crescimento de 26% no número de imóveis vendidos no primeiro semestre de 2022, o que representa mais de 300 contratos fechados mensalmente na capital mineira.