Inovação

Porto lança portal de anúncios para locação e reforça presença no mercado digital

A Porto (novo nome da Porto Seguro) anunciou oficialmente nesta quarta-feira (13) o lançamento da plataforma para aluguel de imóveis Olho Mágico. O portal chega ao mercado com mais de 40 mil anúncios publicados e num momento que coincide com a aquisição da Nido Tecnologia, desenvolvedora de sistemas de gestão para imobiliárias, divulgada no mesmo dia.

Segundo Vicente Conde, head do Olho Mágico, a ideia com a plataforma é construir uma experiência mágica em conjunto com imobiliárias e corretores de seguros que desejem alcançar esse sonho. “Mesmo em fase de testes, antes de seu lançamento oficial, alcançamos números impressionantes. Já temos mais de 40 mil anúncios e centenas de imobiliárias cadastradas. Para os próximos meses, o objetivo é seguir aprimorando nossos serviços e levar soluções seguras para nossos clientes, que podem contar com a Porto em todas as fases da vida”, destaca o executivo.

Conde ressalta que a plataforma é aberta para qualquer imobiliária e que não é necessário ter algum relacionamento com a Porto para realizar o cadastro e anunciar gratuitamente os imóveis. “Aquelas que desejarem participar da construção da solução já podem acessar o portal e se cadastrar como parceiras“, explica.

O Olho Mágico nasce como uma startup: será uma empresa com CNPJ próprio, sob o guarda-chuva da Porto, com o compromisso de desenvolver produtos e serviços ao mercado imobiliário, empoderando a atuação das imobiliárias e corretores de seguros.

A construção 

O Olho Mágico está sendo desenhado há mais de um ano pela Porto, que trouxe um time de especialistas com o objetivo de moldar um portal que fosse viável comercialmente, competitivo, fluido e dotado de uma esteira completa para a experiência de locação.

Em outubro do ano passado, a Porto apresentou a primeira versão da sua nova plataforma num evento em São Paulo, restrito a 250 convidados – boa parte deles, representantes de imobiliárias. O objetivo do pré-lançamento foi iniciar parceria com imobiliárias e corretores, medir a reação do público-alvo e colher feedbacks sobre a usabilidade do novo produto.

“A ideia é continuar construindo junto com as imobiliárias e corretores parceiros. Demos início aos testes da esteira de formalização, liberada para algumas imobiliárias que se candidataram a testar. Até agora já foram celebrados mais de 5 mil contratos. E pretendemos liberar a funcionalidade em breve para todas as imobiliárias que tenham interesse”, diz Vicente Conde.

A nova marca também foi apresentada ao público especializado durante o ICXP, evento para o mercado imobiliário promovido pelo Imobi Report nos dias 18 e 19 de março, em Curitiba. No painel “Conversa com gigantes: As estratégias dos marketplaces para atrair e apoiar o ecossistema imobiliário”, Marcos Loução, CEO do Porto Seguro Bank, explicou à plateia as funcionalidades e objetivos da companhia com a nova plataforma.

As motivações

A ideia de lançar uma plataforma de locação capaz de competir frente a frente com outros grandes marketplaces surgiu justamente do histórico de atuação como facilitadora do processo de locação de imóveis – a Porto é líder no segmento de garantia locatícia de seguro fiança, produto que disponibiliza há cerca de 30 anos.

A proximidade e o longo relacionamento construído com os parceiros imobiliários foi outro fator relevante para que a empresa decidisse embarcar nessa jornada. 

“Para as nossas imobiliárias parceiras, estamos trabalhando para disponibilizar soluções inovadoras que permitirão redução de custos operacionais e aceleração da jornada de locação, além de diminuição da vacância dos imóveis. Por meio da nossa tecnologia, queremos melhorar a experiência dos inquilinos e tornar o processo de locação mais acessível”, aponta Vicente.

Antes de colocar o bloco na rua, a Porto esclareceu internamente, junto a seu time de corretores de seguros, os objetivos e o modelo de negócios projetado pelo Olho Mágico. A companhia explicou que a criação da plataforma não alijaria esses profissionais da intermediação da contratação de seguros junto às imobiliárias. “Nosso corretor irá participar ativamente do processo, contribuindo com toda sua expertise na seleção dos melhores produtos e serviços aos seus clientes”, diz o head do Olho Mágico.

As premissas

O gestor líder do Olho Mágico conta que a concepção da nova plataforma foi baseada em quatro premissas principais: 

  1. Reunir todas as melhores imobiliárias do Brasil em um único portal;
  2. Oferecer uma usabilidade intuitiva e amigável, que permitisse ao cliente alugar de forma fácil e ágil;
  3. Criar anúncios completos, com descrições detalhadas e filtros personalizados
  4. Concentrar num mesmo canal a possibilidade de o inquilino manter contato com a imobiliária e contratar serviços não apenas para o imóvel (como agendamento de visita, formulação de proposta, assinatura de contrato), mas também para outras facilidades do dia a dia.

“A gente até ousou falar que seria mágico reunir todos esses pontos em um lugar só. Foi daí que nasceu a ideia do Olho Mágico e é por isso que a gente está aqui, com a missão de fazer com que o aluguel seja mais rápido, mais ágil, mais confortável e seguro”, diz o head da marca.

O relacionamento

Um dos aspectos mais ressaltados pela equipe responsável pelo Olho Mágico é o relacionamento com as imobiliárias. A gigante dos seguros tem batido na tecla de que as imobiliárias serão parceiras do início ao fim da jornada. 

E comercialmente, como funcionará essa relação? O Olho Mágico não irá cobrar pela publicação de anúncios, nem exigirá um percentual da locação para os negócios fechados através da plataforma. O retorno se dará através da venda dos outros acessórios oferecidos dentro do website – especialmente os seguros.

“A gente só irá cobrar o que já é de praxe do mercado com o seguro. Então pode-se esperar diversas ofertas e tipos de seguro e produtos no futuro, com condições exclusivas aos clientes Olho Mágico e que também traga toda essa tecnologia através da nossa plataforma”, explica o chefe do Olho Mágico.

Tecnologia é a chave do negócio

A Porto também anunciou a aquisição, por meio do Olho Mágico, de 100% da Nido Tecnologia, empresa focada na digitalização de imobiliárias por meio de sistemas como CRM, ERP e outros. O principal motivador da negociação foi a visão da companhia sobre a necessidade de aumentar a presença no segmento, sendo a aquisição a melhor opção.

“O nosso investimento no segmento de sistemas imobiliários reforça o compromisso de oferecer boas soluções para imobiliárias e clientes. A Nido é atualmente uma das principais empresas de tecnologia do ramo. Essa capacidade técnica e agilidade vai nos permitir crescer em um setor em constante transformação, como o de imóveis, auxiliando também o crescimento contínuo das imobiliárias parceiras da Porto Seguro”, explica Vicente Conde.

Conde ainda cita as adversidades encontradas no início do desenvolvimento do portal e os aprendizados que impulsionaram esta aquisição. “Tivemos problemas para integrar a nossa solução com alguns CRMs e não queremos que nossas imobiliárias parceiras passem por isso, elas terão liberdade de publicar seus anúncios com quem quiserem. Estamos aqui para facilitar, essa foi inclusive uma das razões que motivou o nascimento do Olho Mágico: democratizar a jornada de locação”. 

Mesmo tendo sido adquirida em sua totalidade, a gestão da Nido continuará independente, o que reforça o compromisso de transparência perante outros players de mercado. Isso significa que não haverá limitação nem sobreposição para imobiliárias parceiras da Porto que prefiram continuar usando seus sistemas de gestão atuais. A Porto ressalta que a conclusão da transação está sujeita ao atendimento de condições precedentes.

Nova marca

A companhia também anunciou esta semana a remodelação de sua marca e um novo nome – de Porto Seguro, passará a se chamar apenas Porto. O reposicionamento da empresa, que soma 76 anos de história, foi anunciado terça-feira (12) no Porto Day, evento para investidores da companhia.

Além da nova marca, a holding anunciou a criação de três verticais de negócios independentes, focadas em diferentes segmentos de mercado: Porto Seguros, Porto Saúde e Porto Seguro Bank (vertical de serviços financeiros).

O CEO da Porto, Roberto Santos, explica que as verticais terão autonomia e agilidade para gerir seus negócios, porém ainda alinhadas aos valores da holding. “Pretendemos atuar de forma mais ampla em temas e segmentos mais diversos. Mas as verticais seguirão conectadas, buscando sinergias em soluções e produtos. Tudo sem perder a qualidade do atendimento e a parceria com os corretores, que fazem parte da nossa identidade”.

A adoção da marca Porto reflete o novo momento da companhia, já que além de oficializar um apelido que a empresa já tinha, também moderniza sua identidade visual e abre espaço para as marcas das verticais de negócios, deixando claras as áreas de atuação de cada uma.

A frente de Seguros, ramo de origem da companhia, terá o objetivo de integrar as soluções de seguros voltadas aos segmentos Automotivo, Residencial, Empresarial, de Vida e Previdência, entre outros. 

Sobre a Porto

A Porto é mais que uma seguradora, é um ecossistema de soluções de serviços de proteção com tecnologia embarcada, para melhorar e facilitar a experiência do cliente. Com mais de 75 anos de mercado, a companhia possui três verticais de negócios: Porto Seguros, Porto Saúde e Porto Seguro Bank. Além de 11,7 milhões de clientes únicos, 13 mil funcionários, 12 mil prestadores e 36 mil corretores parceiros, a empresa conta ainda com 55 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. Ao todo 27 empresas fazem parte do universo Porto Seguro – entre elas: Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência e Porto Seguro Uruguay. Em 2021, a Companhia apresentou R$ 21,5 bilhões de receita e lucro líquido de R$ 1,54 bilhão. O momento é de aceleração do crescimento e expansão de novas frentes de negócio para lançar cada vez mais produtos inovadores e ser cada vez mais um porto seguro para as pessoas e seus sonhos.