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Planejamento de conteúdo para redes sociais: uma ferramenta para acelerar negócios imobiliários

Com o crescimento das redes sociais, tornou-se essencial para imobiliárias e construtoras desenvolverem um planejamento de conteúdo estratégico para alcançar seu público-alvo de maneira eficaz.

Mas isso pode não ser tão simples. Sem um planejamento estratégico, muitas marcas acabam transformando seus perfis em vitrines de posts sobre produtos e serviços, sem entregar informações de valor, fazendo o que chamamos de “panfletagem digital”. 

Para mudar essa realidade e potencializar resultados nas mídias sociais, é preciso dedicar tempo e inteligência planejando conteúdos que realmente atraiam o público-alvo, gerem conexão e, consequentemente, engajamento. 

Nesta matéria, você confere um guia simplificado para desenvolver um bom planejamento de conteúdo para redes sociais.

Defina os objetivos

Antes de começar a criar um planejamento de conteúdo para redes sociais, é fundamental estabelecer metas claras e objetivos específicos.

Pergunte-se: o que você deseja alcançar com suas redes sociais? Aumentar o reconhecimento da marca, gerar mais leads, promover produtos ou serviços?

Definir metas mensuráveis ajudará a orientar todo o planejamento. 

Uma dica prática é apostar em ferramentas especializadas para a execução destas tarefas. Uma delas é a plataforma mLabs, referência no mercado, que permite monitorar o desempenho de redes sociais. A partir disso, é possível levantar informações estratégicas, como os temas dos seus melhores posts e os números de alcance e engajamento por trás deles. Assim, a empresa pode definir metas realistas com base em métricas concretas. 

Conheça o público-alvo 

Antes de criar qualquer conteúdo, é crucial compreender o seu público-alvo. Pesquise sobre suas características demográficas, interesses, necessidades e comportamentos nas redes sociais.

Isso permitirá que você crie conteúdo relevante e direcionado, aumentando o engajamento e a interação com sua marca. 

Com o acompanhamento via plataforma, é possível identificar o perfil do seu público-alvo em cada rede social e adaptar sua estratégia de conteúdo de acordo com suas preferências. 

Defina os canais de publicação e frequência 

Escolha os canais de redes sociais mais adequados para o seu negócio. Considere onde sua audiência está presente e onde sua marca pode ter maior impacto.

Defina também a frequência de publicação de conteúdo em cada canal, levando em conta o engajamento do seu público e a capacidade de sua equipe. 

Gerenciar e agendar suas postagens em diferentes canais de redes sociais são uma forma de garantir uma presença consistente e organizada. 

Determine quais indicadores-chave de performance (KPIs) você irá monitorar. Para avaliar o sucesso do seu planejamento de conteúdo, é importante estabelecer KPIs relevantes.

Eles podem incluir métricas como alcance, engajamento, conversões, cliques no link da bio, ganho de seguidores, entre outros. 

Lembre-se que você deverá definir quais indicadores acompanhar de acordo com seus objetivos. 

Se sua marca está começando nas redes sociais, acompanhar o crescimento da base de seguidores junto com a taxa de engajamento é fundamental.

Lembre-se que não adianta ganhar seguidores com conteúdos genéricos, dancinhas ou qualquer hack de viralização. Isso atrairia pessoas que não vão comprar seus produtos ou serviços e desviaria a entrega dos seus posts para públicos que não vão engajar. 

Foque em criar posts que entreguem valor real ao seu público, ainda que seu crescimento seja menor. 

Por fim, acompanhe regularmente esses indicadores para medir o desempenho das suas estratégias e fazer ajustes necessários. 

Pesquise e planeje o conteúdo

Uma vez que você tenha uma compreensão clara do seu público-alvo, é hora de pesquisar e planejar o conteúdo.

Identifique os tópicos que são relevantes para sua marca e interessantes para sua audiência. 

Considere a criação de um calendário editorial que inclua diferentes formatos de conteúdo, como postagens reels, stories, vídeos e estáticos. 

Defina pautas de qualidade 

Com base no planejamento estabelecido, é hora de definir as pautas e criar conteúdos de qualidade, que atraiam e envolvam seu público.

Para isso, pesquise concorrentes, analise os comentários dos seus posts e entenda quais são as dúvidas, desejos e interesses dos seguidores. Através dessa análise você poderá definir Pautas (ou temas) para seus posts. 

Na hora de criar, mantenha uma linguagem consistente com a identidade da sua marca e adicione valor aos seus seguidores. Utilize imagens atraentes, vídeos envolventes e textos bem escritos para criar uma experiência memorável. 

E as plataformas podem ajudar a formular boas pautas. A mLabs, por exemplo, oferece recursos para criação e edição de conteúdos, como o mLabs insights, que gera legendas específicas para cada rede social, de acordo com um tema informado. 

*Este conteúdo é patrocinado por mLabs.