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O que está por trás da primeira rede social do mercado imobiliário, que cresceu 130% em um mês

A digitalização do mercado imobiliário ganhou importante aceleração nos últimos anos, entre outros motivos, pela pandemia e pelas mudanças no comportamento do consumidor. Diversas soluções e plataformas foram desenvolvidas, gerando novos caminhos para a geração de negócios. 

Um destes caminhos é a conexão entre produtos, imobiliárias e clientes, o que, em grande parte, é contemplado pelo modelo dos marketplaces já conhecidos. Contudo, o formato de rede social seguiu de fora do radar das grandes empresas – pelo menos, até agora.

Uma das companhias que está de olho nisso é a Compre&Alugue Agora (CAA), lançada no final de agosto de 2023. Com pouco mais de 60 dias de vida, a plataforma viu o número de usuários cadastrados crescer 130% em seu primeiro mês de atuação.

O Imobi Report conversou com a co-CEO do CAA, Ana Carolina Gozzi. Advogada de formação, Ana Carolina conta com a retaguarda de longa data da família no mercado imobiliário – são mais de 40 anos – e a parceria direta de Fábio e José Gozzi, que são corretores de imóveis.

Imobi Report: o Compre&Alugue Agora oferece até o final do ano condições especiais, livre de custos, para que os usuários possam anunciar dentro da plataforma. Após este período, um valor será cobrado, o que é o mesmo modelo de outras plataformas já consolidadas no mercado. Qual o diferencial de corretores, imobiliárias e proprietários darem preferência ao CAA, ou investirem também no CAA além das plataformas já conhecidas?

Ana Carolina Gozzi, co-CEO do CAA: O CAA é a primeira e única rede social do mercado imobiliário com foco na valorização de corretores. O principal diferencial da plataforma é ser a única em que 100% da comissão pela venda ou aluguel de imóveis é dedicada a corretores, corretoras e imobiliárias e por uma série de serviços para este público. Corretores e imobiliárias assinantes do CAA têm suas próprias páginas nas quais publicam seus imóveis disponíveis e podem postar fotos, vídeos e transmissões ao vivo.

Com o slogan “queremos deixar o corretor de imóveis mal-acostumado”, a plataforma investe em promoções, festas para networking, oferta de serviços adicionais como impressão de placas sustentáveis para as publicações, a possibilidade do corretor criar sua própria página com imóveis da sua carteira, um chatbot com conhecimento específico do mercado imobiliário e uma área de serviços. 

O CAA pretende ser uma ferramenta completa para o corretor e também para as imobiliárias, unindo as funcionalidades de Linkedin, ChatGPT e Get Ninjas em um mesmo ambiente.

Por ser feita de corretor para corretor, a plataforma do CAA pensa na experiência completa do profissional e conta com ferramentas como o IAGO, assistente virtual especializado no mercado imobiliário.

Imobi Report: vocês citam que o CAA possui várias soluções num lugar só, cada uma beneficiando um tipo de público. Pode ilustrar como funciona a jornada de cada um dos públicos que procura o CAA, entre corretor, imobiliária e proprietário?

Ana Carolina Gozzi: O CAA possui quatro públicos-alvo. O primeiro deles são os corretores de imóveis e imobiliárias, os protagonistas da rede social. Eles devem realizar uma assinatura na plataforma para criar suas páginas e postar seus imóveis. 

Com essa assinatura, eles terão direito a montar seu próprio espaço na rede social e, além dos anúncios, podem trocar mensagens e publicar fotos, vídeos e transmissões ao vivo dentro da plataforma.

O segundo público consiste nos interessados em comprar ou alugar imóveis. Para quem quiser consultar imóveis e ver as páginas dos corretores e imobiliárias, não é obrigatório fazer cadastro na rede. É possível consultar os imóveis livremente e realizar o cadastro na plataforma se desejar.

O terceiro público do CAA são os proprietários de imóveis que desejam vender ou alugar. Para esse público, o CAA também não tem custo. O proprietário pode subir o imóvel na plataforma e deixar visível para que os corretores e imobiliárias cadastrados na plataforma possam colocá-los em suas próprias páginas. 

Assim, é garantido a participação de um especialista do mercado imobiliário em todas as negociações feitas na plataforma.

O quarto público é o agente imobiliário, que também usa a plataforma gratuitamente para indicar oportunidades de negócios. São trabalhadores de outras áreas que tomam conhecimento sobre casas ou apartamentos de terceiros que estão para alugar ou vender. 

Nesse caso, eles podem fazer a indicação na rede social, ou entrar em contato com o corretor via CAA, com quem irão acertar uma comissão combinada. Usualmente, são porteiros ou zeladores de condomínios, motoristas de aplicativo, taxistas, marceneiros, eletricistas, pintores, encanadores ou diaristas que poderão ganhar uma renda extra ao ajudar o corretor a fechar negócios. 

Esse público ainda pode oferecer seus serviços residenciais pela plataforma no contato direto com os corretores ou na própria plataforma.

 

Imobi Report: Entendemos que a ideia do CAA é atacar várias frentes onde há dores no mercado imobiliário. Porém, se a ideia é resumir em um grande tópico-chave, pode-se dizer que é uma ferramenta vocacionada para parcerias? Qual sua visão sobre as parcerias no imobiliário?

Ana Carolina Gozzi: O CAA pretende ser uma ferramenta completa para o uso diário do corretor e das imobiliárias. Além disso, o CAA não interfere nos contatos de clientes, pois o único propósito da rede social é unir quem está em busca de comprar, vender ou alugar com os especialistas de mercado. Portanto, sim, é uma ferramenta voltada para as parcerias no mercado imobiliário.

Também queremos fornecer todo o suporte tecnológico para facilitar a jornada de negócios de corretores, corretoras e imobiliárias. Nosso objetivo é que o corretor esteja presente, exercendo seu papel em todas as negociações imobiliárias.

Imobi Report: O CAA está rodando há dois meses e seria interessante trazermos métricas/números que ajudem a mostrar o tamanho do projeto. O que pode ser compartilhado neste sentido? Exemplos: total de usuários cadastrados, qual a categoria de cada um deles, número de contatos feitos graças à plataforma, se há informação de negócios fechados, investimento já realizado na plataforma, e também se há parceiros ou outras empresas interessadas em investir etc.

Ana Carolina Gozzi: O CAA registrou crescimento de 130% no número de usuários cadastrados um mês após o lançamento, em 27 de agosto, no Dia do Corretor. Agora, a plataforma conta com 3.300 usuários inscritos de todo o Brasil. Antes do lançamento, o CAA já havia capturado a atenção de mais de 1.000 corretores cadastrados em nossa landing page, uma base de usuários que mais que dobrou em um mês.

Os investimentos no CAA até o momento são de origem própria e, por questões estratégicas, não divulgamos valores.

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