fbpx

Opinião

Mercado imobiliário: 2021 foi bom, mas 2022 será ainda melhor

Imobi Report
Escrito por Imobi Report em 17 de dezembro de 2021
5 min de leitura
Mercado imobiliário: 2021 foi bom, mas 2022 será ainda melhor
Toda semana, no seu e-mail.

Assine gratuitamente a principal newsletter do mercado imobiliário brasileiro.

Mesmo com diversas questões ligadas à crise sanitária que assola o mundo, o mercado imobiliário nacional tem diversos motivos para comemorar 2021 e esperar um 2022 grandioso! Quer saber por quê? Vamos lá que eu te conto!

Para 2021, os dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) revelaram um aumento de 27,1% das vendas de imóveis no primeiro trimestre quando comparados ao mesmo período de 2020. Entre os motivos que justificam esse aumento está o próprio caráter da pandemia.

A tendência de isolamento para conter a propagação do vírus fez com que os compradores fossem obrigados a passar mais tempo em casa. Inseridos nesse novo estilo de vida, onde muitos passaram a trabalhar e estudar à distância, houve um aumento significativo por imóveis maiores, com espaço para acomodar as necessidades pessoais de cada um.

Já para 2022 a expectativa é extremamente positiva, e essa pode ser a oportunidade de tirar o tão sonhado plano de compra da casa própria do papel. Com os incentivos fiscais por parte do governo federal, o setor imobiliário está se recuperando junto à retomada da economia como um todo.  Mesmo com a alta da taxa básica de juros (Selic), a Caixa Econômica Federal promete diminuir os juros para a próxima temporada. Temos que acompanhar!

Com a vacinação em alta e a ótima adesão brasileira comprada a Europa e Estados Unidos, que deve atingir 80% da população até o final deste mês, o ano de 2022 tende a ser mais otimista para o setor.  O pós-pandemia promete uma grande explosão digital em relação à forma como se compra e vende imóveis: realidade que já acontece na Planet Smart City, com a compra totalmente digital. Assim como o isolamento social contribuiu para novos hábitos, como o home office e a telemedicina, o mesmo deve acontecer com o setor imobiliário.

Mesmo antes da pandemia, a Planet Smart City já investia no processo de compra digital, que inclui tour virtual, videochamada e assinatura eletrônica de contratos. Com o isolamento social, o sistema de atendimento à distância foi apenas intensificado, uma vez que a equipe recebeu uma grande demanda de clientes interessados em adquirir um lote ou casa em uma das cidades inteligentes administradas pela empresa por meio de campanhas em redes sociais. As vendas, sem a necessidade da presença do cliente no escritório, são de aproximadamente 96% para lotes e 30% para casas.

As já tradicionais empresas e corretoras de imóveis estão dando espaço ao mundo digital, reunindo moradores de diversas localidades em plataformas intuitivas e recursos completos para a negociação de propriedades. Já disponibilizada em nossos dias, a contratação de financiamento imobiliário online também ganhará fôlego.

O mercado imobiliário digital é um caminho sem volta: bom para os compradores que estão com acesso a todas as facilidades! Com o uso da tecnologia, várias etapas do segmento se desenvolveram, sobretudo nos processos finais de compra e venda, como na assinatura dos contratos imobiliários virtuais.

2022 será um ano excepcional, mas extremamente desafiador para o mercado imobiliário. Continuaremos contribuindo positivamente para impactar a economia brasileira e se manter como uma excelente e segura forma de investimento. Eu acredito! 

Sobre Susanna Marchionni

Susanna é a CEO da Planet Smart City no Brasil e co-fundou a empresa em 2015, ao lado de Giovanni Savio, CEO Global. Tem 25 anos de experiência no setor imobiliário e é a força motriz da empresa no Brasil, liderando a disseminação do conceito de cidade inteligente inclusiva no país.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x