Plataformas 360 de tecnologia estão revolucionando a gestão imobiliária

Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.
Por envolver muitos processos, comunicações e detalhes, a gestão de uma imobiliária é considerada tarefa complexa. Frequentemente, essas empresas atuam com enfrentam sobrecarga operacional e falhas na comunicação com clientes, além de os líderes terem pouco controle sobre a produtividade da equipe comercial e falta de visão sobre a saúde financeira.
Entretanto, uma nova geração de plataformas está auxiliando na resolução desse gargalo. São as chamadas plataformas 360, que reúnem em um único sistema as ferramentas essenciais para a operação da imobiliária, desde a captação e gestão de leads até os repasses financeiros. As vantagens com a utilização dessas ferramentas são inúmeras: o atendimento fica mais ágil com o uso de IA e WhatsApp integrados; a equipe comercial tem visibilidade sobre o funil de vendas; o financeiro ganha com a automação de repasses e cobranças; e as lideranças conseguem tomar decisões baseadas em dados em tempo real.
Uma empresa que oferece um sistema sob esse conceito é a Superlógica, que integra ERP, CRM, assistente digital com IA e soluções financeiras (como split de pagamentos) em uma única plataforma. A Head de Marketing de Produto do Grupo Superlógica, Eliana Cassandre, comenta que utilizar uma plataforma 360 promove agilidade, redução de erros e visão estratégica do negócio. “Sem integração, o comercial vende num sistema, o contrato vai pra outro, e o financeiro cuida do repasse em planilhas. Isso gera retrabalho e muitos erros. Com CRM e ERP integrados, todo o processo é contínuo: o lead entra, vira cliente, gera contrato e a cobrança já acontece automaticamente. A imobiliária ganha escala, sem precisar aumentar a equipe”, salienta.
Recursos
O sistema da Superlógica desempenha, pelo menos, quatro grandes funções essenciais para a gestão de imobiliárias. Em relação às tarefas comumente desempenhadas por um ERP (sistema de gestão), a aplicação da Superlógica possibilita a padronização dos contratos e cobranças; o controle total da inadimplência e das obrigações financeiras; a redução de erros humanos nos cálculos e repasses; e economia de tempo com tarefas automatizadas, como o envio de boletos ou notificações de vencimento; além de mais segurança jurídica com documentos armazenados e auditáveis. O sistema também centraliza todas essas informações em dashboards visuais, que ajudam a gestão a agir rápido
Já no que diz respeito ao CRM, a ferramenta da Superlógica pode ser integrada ao WhatsApp. “Hoje, grande parte dos clientes quer se comunicar pelo WhatsApp. Mas se essa conversa fica no celular de um corretor, a empresa perde controle e histórico. Com a integração, o atendimento via WhatsApp entra direto no CRM: todo mundo vê, responde com mensagens padrão, acompanha e analisa resultados”, aponta Eliana. Ainda é possível utilizar a IA para ajudar a responder automaticamente ou qualificar leads fora do horário comercial.
Por falar em IA, essa tecnologia embarcada no sistema da Superlógica permite gerar textos para anúncios automaticamente, com base nos dados cadastrais do imóvel. “Não é um texto genérico. A IA aprende com os anúncios que mais performam, cria títulos e descrições mais atrativas e que respeitam as boas práticas de SEO e copywriting. Isso economiza tempo da equipe e aumenta a qualidade dos anúncios, o que significa mais cliques, mais visitas e mais negócios”, acrescenta a head de Marketing de Produto do Grupo Superlógica.
A IA ainda entende o comportamento do visitante e personaliza a vitrine de imóveis com base no que ele procura. Assim, se alguém busca imóveis com varanda gourmet em bairros nobres, por exemplo, a IA prioriza imóveis com esse perfil, mesmo que a pessoa não tenha filtrado isso exatamente.
Outra integração propiciada pelo sistema 360 da Superlógica é entre as funcionalidades de gestão de imóveis e de leads. Com isso, corretores e equipes de pré-venda conseguem apresentar o imóvel ideal com mais agilidade. Na plataforma, também é possível visualizar em que etapa cada lead está, qual corretor o está atendendo e o que está funcionando em termos de canal de captação. A head de Marketing de Produto afirma que isso significa uma gestão de performance em tempo real. “Isso reduz tempo de resposta, evita perda de oportunidades e aumenta a conversão”, salienta Eliana.
Os dashboards atualizados em tempo real, inclusive, é mais uma funcionalidade que ajuda os gestores a planejar o crescimento da empresa com segurança. Por meio deles, é possível saber a taxa de inadimplência mês a mês; a quantidade de leads que entraram e foram convertidos; os corretores com melhor performance; o repasse aos proprietários.
Na área financeira, o chamado “split de pagamentos”, com a divisão automática dos valores devidos a cada um dos atores envolvidos nas transações, proporciona agilidade, precisão e transparência. Com ele, o financeiro não precisa calcular manualmente quanto cada parte envolvida na negociação irá receber. “Com a automação, o sistema já distribui os valores da locação entre proprietário, imobiliária e terceiros (como administradoras ou prestadores). É mais seguro, mais rápido e transparente para todas as partes. Reduz risco de erro, atrito com o cliente e dá mais profissionalismo à operação”, ressalta Eliana.
Tendências
A digitalização impulsionou uma evolução significativa no setor imobiliário nos últimos anos. Em especial, CRMs e ERPs especializados consolidaram-se nesse setor, e IA e automações vêm sendo utilizadas com maior frequência. Com isso, também ocorreu uma valorização à experiência e à jornada do cliente.
A head de Marketing de Produto do Grupo Superlógica afirma, entretanto, que ainda há muito a se avançar. Para os próximos cinco anos, ela destaca cinco tendências claras: 1) Plataformas cada vez mais integradas (modelo all-in-one); 2) Expansão do uso de IA no atendimento e precificação; 3) Crescimento de soluções financeiras (como contas digitais, split e antecipação de recebíveis); 4) Foco em recorrência e fidelização; 5)Automação comercial e marketing com inteligência de dados.
Atualmente, mais de 6 mil imobiliárias utilizam o sistema da Superlógica. Ao todo, são cerca de 200 mil imóveis e mais de 1 milhão de contratos administrados na plataforma.
Esse é conteúdo é patrocinado por SuperlógicaImobi.
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
As mais lidas
Exclusivo: Justiça indefere pedido de rescisão da maior franquia da Lopes, no Rio
Veja quem entrou para o ranking “100+ Influentes do Mercado Imobiliário em 2024”
Imobi explica: expressões do mercado financeiro
Imobiliárias celebram cenário positivo para o mercado no 82º encontro da ABMI
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.