Mold Systems apoia imobiliárias com sistema integrado e com cliente no centro
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Mold Systems apoia imobiliárias com sistema integrado e com cliente no centro

05 ago 2021
Ana Clara Tonocchi
Ana Clara Tonocchi
5 min
Mold Systems apoia imobiliárias com sistema integrado e com cliente no centro

Um único sistema, que abrange desde a captação até a administração de imóveis, que pode entregar uma jornada mais tranquila para imobiliárias e clientes finais. Esse é o objetivo da Mold Systems, plataforma para o mercado imobiliário que, há mais de 10 anos, busca resolver as dores do setor através do uso de tecnologia.


“Quando começamos nosso negócio, não imaginava que me apaixonaria tanto pelo mercado imobiliário. Começamos buscando oferecer soluções de tecnologia para imobiliárias e sempre foi essencial, para nós, que ouvíssemos nossos clientes. Até hoje, considero que somos ótimos ouvintes: buscamos entender o que cada etapa da jornada de locação passa e a dor de cada profissional. Eu e meus sócios passamos anos acompanhando o dia a dia do nosso cliente do lado dele, entendendo os processos, compartilhando insights. E essa é uma prática que temos até hoje”, conta Matheus Pires, sócio da Mold Systems.

Foi nesse trabalho em parceria com as imobiliárias que a Mold Systems foi desenvolvendo seu portfólio de entregas que, hoje, consiste em uma esteira integrada e bem calibrada. “Assim, fomos criando tecnologias que atendem toda a jornada, através de uma esteira prática, eficiente e transparente. Hoje, estamos onde queremos estar: atendemos 100% dos departamentos das imobiliárias de forma 100% digital”.

Para desenvolver sua solução, a Mold Systems leva em consideração quatro pilares: os locatários, os proprietários, a imobiliária e os colaboradores da imobiliária. “Nós precisamos que todos estejam engajados. Assim, conseguimos dar mais qualidade de vida para as pessoas e entregar um sistema que proporcione autonomia para todos os envolvidos”, Matheus.

Mold Systems e Roca Imóveis

O foco da Mold Systems nas imobiliárias reverbera, exatamente, no cliente dos seus clientes. É o caso da Roca Imóveis, imobiliária de São Carlos (SP). “Em tudo o que fazemos aqui na Roca colocamos o cliente no centro das atenções. Por isso, quando fomos escolher um sistema, o debate foi esse: vai melhorar a vida do nosso cliente também ou só a nossa? O que encontrei na Mold Systems foi foco no impacto para todos, trazendo vantagens para o nosso negócio e ainda mais vantagens para o nosso cliente”, compartilha Frederico Oehlmeyer, diretor da Roca Imóveis.

A Roca buscou a Mold Systems para automatizar e acelerar processos por um ótimo motivo: a imobiliária está crescendo a cada dia, inclusive expandindo seu negócio para outra cidade. A parceria já está resultando em bons frutos: o número de contratos cresceu 13,6% e o faturamento bruto de locação aumentou 20,13% desde que a mudança de sistema foi feita, no último trimestre de 2020. Já o primeiro semestre de 2021 viu um aumento de 45,33% nos negócios, comparado ao mesmo período do ano passado.

“Fechamos julho com mais de 200 locações, recorde disparado dentro da imobiliária no período, mesmo estando em pandemia e em uma cidade universitária. Fora os outros contratos já administrados. Então, é preciso tratar nosso negócio como uma linha de produção – e é aí que precisamos de um sistema integrado. Hoje, temos processos mais claros, checklists programados por setor, conseguimos antecipar erros e promover uma entrega mais assertiva para nossos clientes”, compartilha Frederico.

Frederico conta como é a jornada com apoio da plataforma: “Na captação, meus corretores têm um aplicativo e fazem tudo digitalmente – não temos mais a ficha impressa do imóvel. Cadastrado, o imóvel já vai para o site e portais. Em seguida, nosso time de atendimento recebe os leads e um dos diferenciais é que é tudo muito transparente e o proprietário recebe essas informações também. Quando o futuro inquilino se interessa, manda seus documentos virtualmente para análise de crédito. Ou seja, também pulamos o fiador e estamos fazendo locações sem seguro locatício, somente com a análise de crédito. Aprovado e encontrado o imóvel, o contrato é redigido enquanto agendamos a vistoria. A vistoria também é feita por um aplicativo, totalmente digital, e é carregada no sistema. Pronto o contrato, com a vistoria, assinamos o documento por Docusign e já entregamos as chaves para nosso cliente. Tudo isso em um, no máximo dois dias. É muito rápido”.

Com um único sistema, há facilidade em termos de inteligência de dados, uma vez que todas as informações estão centralizadas e unificadas, além de praticidade no tempo. “A importância de ter tudo isso em um único sistema é exatamente proporcionar agilidade aos processos. Se nós gastamos 5 minutos aqui, 5 minutos ali, quando um sistema pode resolver isso, por que não?! Como temos essas informações dentro de uma única plataforma, a equipe não precisa ficar replicando dados, o que traz uma agilidade muito grande. Nosso intuito é justamente trazer o máximo de tecnologia para dar aporte à parte humana. Além disso, estando todos os dados em um mesmo sistema, com uma mesma linguagem, podemos cruzar informações, fazer avaliações e tomar decisões mais assertivas”, analisa Matheus.

Sinergia entre fornecedor, imobiliária e cliente final

Com 44 anos de mercado, a equipe da Roca pode acompanhar de perto as mudanças no mercado. “O mercado tem se encaminhado para uma relação 100% digital, mas apostamos em uma abordagem híbrida, dando a opção para o cliente. Porém, para isso, preciso ter a qualidade impecável no atendimento digital. Eu entendo de imóvel, eu sei atender o cliente, eu sei as dores dele e a Mold Systems é meu braço da tecnologia” reflete o diretor da imobiliária. “Nós, como imobiliária, somos mediadores de conflitos e precisamos ter essa clareza. Precisamos proteger com segurança jurídica e comercial o inquilino e o proprietário. A Mold Systems vem somar nesse contexto todo. Eles me trouxeram mais tempo para cuidar com carinho desse cliente, para tomar um cafézinho com o proprietário que quer passar aqui para buscar o informe do imposto de renda, sabe?!”.

Essa parceria e sinergia entre fornecedor e imobiliária impacta diretamente a experiência do cliente final e ainda traz mais competitividade para as empresas envolvidas. “No mercado atual, vemos grandes aquisições. Empresas gigantescas, que você considerava como concorrentes, estão virando parcerias e empresas que você não competia se tornam concorrentes. Para sobreviver neste mercado é preciso desenvolver parcerias. Eu cogitei montar meu time de tecnologia, mas percebi que seria mais estratégico focar no meu negócio – atender proprietários e inquilinos. Hoje, encontrei um parceiro que atende 100% da nossa expectativa. Na verdade, até mais”, comemora Frederico.

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