Fintechs de crédito imobiliário apostam na tecnologia, agilidade e multidisciplinaridade para superar momento de alta da Selic
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Em um contexto de consecutivas altas da taxa Selic (a última aconteceu no início de fevereiro deste ano), todo o ecossistema imobiliário entrou em estado de alerta, devido ao impacto desses aumentos nos financiamentos. Apesar disso, bancos ouvidos pela reportagem do Imobi Report, como Caixa Econômica e Itaú, já demonstraram que continuam tranquilos para este ano, com perspectivas de crescimento no segmento, apesar de mais modesto em relação aos anos anteriores. O mesmo acontece com as fintechs de crédito imobiliário, que surgem, nesse contexto, como grandes aliadas das imobiliárias e dos clientes, oferecendo não apenas condições diferenciadas para financiamento, mas também outros serviços.
Rafael Costa, Head de Produto da CrediHome, do Grupo Loft, acredita que este ainda é um bom momento para comprar imóveis, por meio do financiamento imobiliário. “Na CrediHome, nós buscamos a transparência para com o cliente, informando todos os custos envolvidos em um financiamento imobiliário, que vão além da parcela, como seguros obrigatórios que são inclusos no CET (Custo Efetivo Total). E, mesmo com uma taxa acima dos 10%, essa opção de crédito ainda é a mais barata para o cliente no Brasil. Mas, o momento ideal para compra da casa própria é agora, já que as taxas ainda podem subir mais”, alerta. A CrediHome oferece assessoria de crédito imobiliário gratuita, conectando os clientes aos cinco principais bancos (Caixa, Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Itaú), além de ter seu próprio fundo de crédito.
Para Thiago Teixeira, CEO da Credimorar, plataforma multibanco do grupo Brasil Brokers, apesar de 2022 ser um ano mais desafiador, ainda há muitas oportunidades para os clientes que desejam comprar imóvel. “Acho que este ano vai ser um pouco mais difícil para o mercado imobiliário, principalmente no que se refere a financiamento, Trabalhamos com bancos que utilizam recursos de poupança, então é um crédito imobiliário que está muito atrelado à Selic. Ainda assim, pretendemos continuar contribuindo com o sonho dessas pessoas, ganhando ainda mais share de mercado, mesmo já sendo o principal parceiro do Bradesco e o segundo principal no Santander”. Ao todo, a empresa conta com cerca de duas mil empresas já cadastradas em sua base, entre imobiliárias e assessorias.
Considerando esse cenário, um dos diferenciais de outras fintechs de crédito imobiliário é a possibilidade de recorrer a outras fontes para oferecer tarifas diferenciadas para os clientes, como é o caso da SejaBest. “Aqui, a gente trabalha com grandes bancos, bancos médios, fundos de investimentos, alguns fundings que são nossos parceiros estratégicos, o que nos ajuda a entregar essa missão para o mercado, que é uma experiência totalmente diferente da encontrada junto às instituições financeiras mais tradicionais, oferecendo não apenas crédito atrelado à poupança”, explica Gaspar Motta Filho, CEO da SejaBest.
Na Oito Crédito Imobiliário, o processo para contratação de crédito imobiliário é bem similar. “A Oito é um multibanco. Nós temos um sistema integrado no qual analisamos o perfil do cliente em mais de 11 bancos e selecionamos a melhor condição de todo o mercado para ele. Assim, ele não precisa perder tempo fazendo diversas cotações, se deslocando para agências bancárias e aguardando muito tempo para ter respostas. O canal da Oito é rápido, prático e objetivo. Com isso, ganhamos competitividade nas taxas, velocidade no processo, simulação de crédito completa em menos de 1 minuto, análise de crédito em menos de 1 hora e atendimento humanizado”, conta Tacyo Munhoz, CEO da Oito.
Tecnologia, agilidade e multidisciplinaridade como diferenciais
Para Guga Stocco, fundador da Futurum Capital e Board Member do Banco Original, Totvs, Vinci e Grupo Soma, no contexto histórico em que estamos inseridos, considerando a alta da Selic e outros fatores, é cada vez mais importante pensar em multidisciplinaridade. “Se uma fintech oferece crédito imobiliário, que é um produto caríssimo, para se tornar mais competitiva no mercado, frente aos bancos tradicionais, ela pode oferecer outros serviços e oportunidades, para tentar zerar a taxa de juros dela com outros benefícios. Neste mundo em que vivemos, vão surgindo novos modelos de negócios que, juntos, são pecinhas que se juntam para resolver a dor de alguém”, analisa o empreendedor, que será palestrante no ICXP 2022, evento promovido pelo Imobi Report em parceria com a CUPOLA e que acontece nos dias 18 e 19 de março.
Essa é exatamente a visão de Guilherme P. Bruno, fundador da Homelend. “O principal diferencial da Homelend é ser um banco com outras fontes de funding, diferentes das instituições bancárias tradicionais, que estão atreladas à poupança. Mas, além disso, nós oferecemos outras vantagens para o nosso cliente, em especial o crédito imobiliário para construção de casas para pessoas físicas, que é um serviço que nenhuma outra fintech e nem mesmo os bancos tradicionais oferecem, só a Caixa. Também temos capacidade de acomodar questões financeiras dos clientes que não estão com a documentação exata para tomar crédito nos bancos”, conta. Guilherme também será um dos speakers da primeira edição do Imobi Conference Experience.
No caso da Credimorar, além do financiamento imobiliário, disponibilizado em parceria com Bradesco, Santander e Itaú, a empresa também oferece outros tipos de crédito para pessoa física. “Como plataforma multibancos, somos muito mais do que um correspondente bancário. Gosto de dizer que somos uma plataforma de soluções financeiras, pois também oferecemos home equity, consórcio e empréstimo pessoal, com ou sem garantia de veículo, além de atender até mesmo praças menores, que não têm tanta facilidade de acesso aos bancos. Como investimos muito em tecnologia e desenvolvemos uma plataforma própria, com integração às APIs dos bancos, também conseguimos dar mais agilidade ao processo de tomada de crédito imobiliário”, comenta.
Fintechs de crédito imobiliário como aliadas das imobiliárias
Nesse sentido, as fintechs de crédito imobiliário acabam se tornando grandes aliadas das imobiliárias para encontrar soluções que contemplem os bolsos de cada cliente para que não se percam bons negócios com medo do aumento das taxas de juros, além de facilitar o trabalho dos corretores otimizando o atendimento.
“Pensando nas imobiliárias, a gente oferece consultoria especializada, desonerando o corretor de fazer o trabalho burocrático de consulta de crédito para os clientes, entre outras tarefas. Eu sou favorável à instrumentalização do corretor, dando instrumentos para que ele não se torne um especialista, mas possa usar esse conhecimento a seu favor, na sua jornada de convencimento do cliente”, opina Guilherme, da Homelend.
Já a SejaBest está diversificando seu catálogo de serviços, oferecendo muito conteúdo sobre crédito imobiliário em suas mídias sociais, que ajudam tanto imobiliárias e corretores quanto os consumidores que estão buscando informações de qualidade sobre o assunto. “Não satisfeitos em entregar, desde sempre, uma experiência super positiva para o mercado, para os nossos clientes, no ano passado a gente começou um trabalho que está se intensificando muito neste ano, que é a gente ser a empresa líder de comunicação nesse mercado de crédito imobiliário. Temos um canal no Youtube com muito conteúdo bacana, trazendo muita informação dos nossos produtos principais e também de crédito de forma geral. E também estamos lançando um grande portal de crédito, de finanças, de empreendedorismo”, comenta Gaspar.
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