fbpx

Imobiliárias

Imovelweb traça perfil de busca por imóveis no País

Imobi Report
Escrito por Imobi Report em 4 de dezembro de 2021
2 min de leitura
Imovelweb traça perfil de busca por imóveis no País
Toda semana, no seu e-mail.

Assine gratuitamente a principal newsletter do mercado imobiliário brasileiro.

Um levantamento realizado pelo Imovelweb, um dos maiores portais imobiliários do País, mostra que a busca por espaços de três dormitórios se manteve como uma preferência durante a pandemia. Para a análise dos dados, a empresa considerou o período de outubro de 2020 a outubro de 2021 em seis capitais – Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), além do Distrito Federal.

“Com a adesão ao home office e ensino remoto durante a pandemia, as pessoas passaram a buscar locais com pelo menos um quarto a mais para que fosse utilizado como escritório e, assim, ajudar na nova rotina, que se estendeu muito mais do que era previsto. Mesmo com a flexibilização e retorno de parte dos escritórios e das aulas presenciais, a demanda por espaços maiores se manteve em algumas capitais e no Distrito Federal”, explica Angelica Quintela, gerente de marketing do Imovelweb.

Em Belo Horizonte, a procura por imóveis de três dormitórios no mês de outubro representou 39% do total de buscas; em 2020, o valor era de 36%. Em Fortaleza e Rio de Janeiro, o aumento foi de um ponto percentual, chegando a 44% na capital cearense e a 30% no Rio. No Distrito Federal (29%) e em Goiás (43%), o interesse por imóveis com mais dormitórios se manteve no patamar de 2020, indicando estabilidade.

A maior queda na demanda por espaços de três dormitórios ocorreu em São Paulo, onde o índice caiu de 41%, em outubro do ano passado, para 29% este ano. “A queda na renda familiar pode ter sido um dos fatores que impactaram neste cenário, fazendo com que as pessoas abrissem mão de um espaço maior”, destaca a gerente de marketing do Imovelweb. Em Curitiba, o percentual teve uma ligeira queda de 48%, em outubro de 2020, para 47% no mesmo período em 2021.

Apartamento x Casa

O levantamento do Imovelweb também indica que a procura por apartamentos é maior do que casas. Em destaque ficou o Distrito Federal, com 78% contra 22% das buscas por casas, seguido de Fortaleza (77%), Goiás (75%), Rio de Janeiro (62%), Curitiba (58%), São Paulo (53%) e Belo Horizonte (52%).

Confira o comparativo completo das buscas por apartamentos x casas:

“Acreditamos que essa preferência por apartamentos se dê pela segurança que os condomínios oferecem. Outro ponto levado em consideração é o fato de o morador não ter que se preocupar com manutenções e a possibilidade de usufruir da área de lazer, que pode incluir churrasqueira, salão de festas, piscina, academia e playground”, finaliza Angelica Quintela.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x