Universal Software comemora 30 anos de atuação com foco no mercado imobiliário
Resumo
Conheça a Universal Software, empresa que há 30 anos trabalha na transformação digital de imobiliárias de todo o Brasil, no Imobi Report
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Em 1991, em Minas Gerais, Túlio Murta fundou a Universal Software. Mal sabia ele que 30 anos depois, sua empresa ofereceria softwares de gestão imobiliária para empresas presentes em todos os estados brasileiros. “Quando fundamos a Universal, oferecíamos o software de gestão fazendo uso de tecnologia MS-DOS e atendíamos duas imobiliárias locais. Quando começamos, não havia linhas de investimento para pequenas empresas e focamos em melhorar o produto. Nosso software teve boa aderência no mercado e foi quando começamos a investir em marketing e vendas.”, conta Túlio.
Com sua bagagem no mercado de TI, Túlio trouxe boas práticas desde o começo da empresa, como a atenção com dados. “Uma das coisas que estudamos ao entrar nesse segmento foi criar um produto com um relatório gerencial, fornecer dados para tomada de decisão, tudo isso lá na década de 90 – coisa que os concorrentes ainda não pensavam”, afirma o CEO.
Em 2005, a Universal vivenciou sua segunda grande mudança no negócio: passou a fazer uso da linguagem de programação Delphi, ao passo em que avançava o projeto de expansão do negócio para todo o Brasil.
Tocada pelo diretor de tecnologia Gleidison Bertolini, em 2015, a Universal passou pela sua disrupção mais recente e que continua a reverberar. A mudança de tecnologia gerou alta escalabilidade e, agora, a Universal trabalha na nuvem e é solução de software as a service.
“A Universal Software comeu da própria ração”
Pedro Henrique Nhimi, diretor da Universal Software, ingressou na empresa em 2015 e propôs grandes mudanças na forma como o negócio era conduzido. Inclusive, a adesão em massa a processos digitais. “Costumo comentar que a Universal comeu da própria ração. Não é porque sempre fomos uma empresa de tecnologia que o nosso negócio era digital. Então, vivemos a transformação digital na pele, para apoiar o nosso crescimento. Tudo isso que a gente fala para imobiliárias, que incentivamos e educamos o mercado, tivemos e ainda temos que aplicar no nosso negócio. Os medos e dúvidas que todo mundo tem no processo de transformação digital, a gente também tinha”, afirma Pedro.
O novo modelo de negócio ganhou escala, no momento certo. Com o produto em nuvem já bem estabelecido, veio a pandemia da Covid-19. “Quando veio a crise do coronavírus, a gente não sabia como seria atingido. Então colocamos o pé no freio, paramos a mídia paga e só voltamos aos poucos alguns meses depois. O que manteve nosso fluxo de crescimento foi o orgânico, foi o que plantamos há anos atrás, com geração de conteúdo, SEO e parcerias”, conta Pedro.
Túlio comemora: “mesmo com um momento de pandemia, que pegou todos de surpresa, tivemos um crescimento exponencial”.
“Galinha que acompanha pato morre afogada”
Em um mercado cada dia mais explorado pelas proptechs, alcançar 30 anos de negócio com crescimento expressivo é motivo de celebração. “Acredito que somos um case de que é possível uma empresa de 30 anos ter um grande crescimento de 2, 3 dígitos ao ano. Para uma startup que ainda não tem receita, crescer 300, 500% é mais fácil. Mas é super desafiador uma empresa de 30 anos crescer o que crescemos”, compartilha Pedro.
“Em um cenário de startups e capital abundante, nós não provamos disso. Somos 100% bootstrap e tivemos que aprender a inovar por conta, mesmo com o concorrente fazendo estratégia para zerar a gente. E a galinha que tenta acompanhar o pato, morre afogada. Mexendo nas alavancas certas, conseguimos crescer e provar valor para os clientes mesmo nesse cenário”, comemora.
Para Túlio, uma das formas de conseguir este crescimento é com o pé no chão e no seu próprio tempo, como um bom mineirinho. “Nosso grande negócio, nosso grande valor é o conhecimento e nossa expertise durante esses 30 anos. Nós sabemos onde é o gargalo do nosso produto, o que o cliente precisa e priorizamos o desenvolvimento de produtos de qualidade”, afirma.
“Tem uma frase que gostamos muito: ‘Não procure clientes para o seu produto, encontre produtos para seus clientes’ e é exatamente isso que fazemos por aqui”, analisa Pedro.
“É importante dividir o bolo com quem está crescendo com você”
Túlio reconhece a necessidade de valorizar sua equipe. “Lá atrás, já no começo da empresa, aprendi que precisava trabalhar enxuto e com as pessoas certas, no lugar certo e bem valorizadas. Então, tenho muita gratidão à equipe e um orgulho danado. Sei que é importante dividir o bolo com quem está crescendo com você e que, sem a equipe, não temos como crescer”, analisa Túlio.
Assim, ao chegar aos 30 anos de empresa, a Universal continua firme no propósito de ajudar as imobiliárias brasileiras a se transformarem digitalmente. “Hoje, chegamos onde queríamos: estamos presente na jornada da imobiliária de ponta a ponta. Somos a única plataforma do país que realmente entrega isso, sem depender de integrações, o que pode gerar ruído. Acreditamos que a tecnologia é um fator importante, mas junto com ela vem todo o processo de amadurecimento e educação do mercado, e não medimos esforços para ajudar o cenário nisso”, conclui Pedro.
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
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