O que o mercado imobiliário pode aprender com uma maternidade?
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O que o mercado imobiliário pode aprender com uma maternidade?

16 set 2020
Bruno Filgueiras
Bruno Filgueiras
4 min
O que o mercado imobiliário pode aprender com uma maternidade?

Resumo

O que uma maternidade pode ensinar ao mercado imobiliário? Aparentemente pouco. Acesse o artigo do Bruno Filgueiras no Imobi e confira.

Há poucos dias, fui pai pela terceira vez. Pietra, a terceira menina em minha vida. Essa menininha, que nasceu prematura, é fruto do meu segundo casamento e é o primeiro filho da minha esposa. O maior sonho da vida dela era ter um filho. Como todo sonho precisa de planejamento e muito trabalho para ser conquistado, assim nós fizemos. E como todo sonho, existem fatores que fazem com que a realização seja completa. Nesse caso, foi a escolha da maternidade. A escolha teve como critério um único fator: aquela que tivesse uma UTI Adulto. 

Pietra nasceu prematura de 8 meses e, quando veio o grande dia, uma ótima surpresa: do segurança na entrada até a equipe médica, da enfermeiras à copeira, tudo foi extremamente perfeito. Uma atenção em cada parte do processo, com gente extremamente qualificada e, principalmente, feliz com o que estava fazendo. Todos ali sabiam que precisavam gerar a melhor experiência possível para nós, que estávamos realizando um sonho. E o que vivenciamos nos três dias que passamos na maternidade foi a realização de um sonho com a melhor experiência de atendimento que poderíamos ter. 

E o que isso tem a ver com o imobiliário? Tudo! Digo isso pelo fato da conquista do lar ser também a realização de um sonho. Seja ele alugado ou comprado. Quando compramos, então, é a realização de um sonho que pode vir, inclusive, tardiamente, como foi a chegada de um filho pela minha esposa. E isso gera expectativas e ansiedades ainda maiores.

E a experiência no momento da realização de um sonho é fundamental para que ele seja perfeito. Afinal, é um sonho e não um pesadelo. Não é o momento de ter dor de cabeça, mas sim de ter experiência positiva. Essa experiência positiva que fará com que o seu negócio seja indicado pelo seu cliente para os conhecidos e familiares dele. Sem sombra de dúvidas, se me questionarem sobre a maternidade na qual ganhamos a Pietra, minha recomendação será: “Vá sem medo, eles são os melhores!” Você precisa levar isso para dentro da sua imobiliária também. Seu cliente precisa falar o mesmo.

Um ponto fundamental para que a experiência seja positiva é o pleno entendimento do momento do cliente, das dores dele e como você pode solucionar isso. No caso da maternidade, estávamos com um bebê prematuro que necessitava de cuidados especiais, em meio a uma pandemia e sem ajuda de ninguém da família em função da Covid-19. Mas, na venda ou locação do imóvel, quais são as grandes dores do seu cliente? Quais são as grandes expectativas dele? Em que momento de vida ele está? Tenha esse entendimento, gere empatia e leve soluções para o seu lead e ele se tornará não apenas um lead, mas sim um cliente. 

Por isso, é importante ter uma equipe engajada como a que tivemos no hospital. E isso vai da sua recepcionista até o seu corretor, passando pelo seu financeiro, sua equipe de captação, sua área de contratos etc. Para que isso funcione, o investimento no seu público interno é tão importante quanto na captação de clientes. Funcionários felizes fazem clientes felizes e satisfeitos. 

A experiência de comprar ou alugar um imóvel deve ser tão boa quanto a realização de ter feito o negócio. E isso não há mídia que pague. Essa experiência do cliente não está em softwares, em estratégias de marketing ou qualquer outra forma de atuação se não na valorização e investimento em pessoas. O seu colaborador precisa estar apto e pronto para levar ao cliente a valorização do sonho dele. Ele precisa entender que ele trabalha realizando sonhos e necessita comprar essa ideia. Se ele não entende isso, está no segmento errado. O mercado imobiliário é uma fábrica de realização de sonhos, assim como uma maternidade.

Sonhos de uma vida inteira são depositados no mercado imobiliário diariamente e eles precisam ter a melhor experiência possível. Um sonho que se sonha só é só um sonho, mas um sonho que se sonha junto é realidade. Essa famosa frase faz total sentido quando alguém busca ajuda na sua imobiliária para a realização do seu sonho. Então, não podemos vacilar.

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