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Como inovar no imobiliário de forma simples e prática
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Como inovar no imobiliário de forma simples e prática

21 nov 2024
Última atualização: 22 novembro 2024
Adilton Fernandes
Adilton Fernandes
2 min
Como inovar no imobiliário de forma simples e prática
Foto: Lar Imóveis Vila da Serra

Quando se trata de buscar inovação no atendimento ao cliente, deve haver cuidado em não implementar processos muito complexos, que resultem em uma espécie de burocracia digital. O sócio da Lar Imóveis, de Belo Horizonte, e cofundador do Meethub, Hermano Rodrigues, entende que o mero uso de tecnologia não se trata de inovação. Segundo ele, para inovar, é necessário encontrar uma solução criativa e prática para um problema do mercado. “Em uma sociedade cada vez mais fria e mecanizada, onde as relações ocorrem por intermédio de canais artificiais, a inovação pode ser justamente não utilizar a alta tecnologia”, afirma.

No entanto, Rodrigues ressalta que, se utilizada conscientemente, a tecnologia pode, sim, levar as imobiliárias para um novo patamar. Como exemplo, ele menciona uma estratégia que emergiu durante a pandemia, quando, devido ao isolamento, os corretores da LAR começaram a fazer transmissões ao vivo para demonstrar os imóveis aos clientes. “Nós chamávamos a estratégia de Lar Delivery, pois, da sua moradia atual, o cliente conseguia visualizar seu novo imóvel”, revela.

O empresário também comenta sobre a utilização da inteligência artificial, sugerindo que as empresas comecem utilizando o Chat GPT. Essa ferramenta pode ser empregada na produção de descritivos de imóveis, edição de imagens de anúncios, conversão de clientes, produção de roteiros de vídeo e planejamento de conteúdo. “Com a transformação digital que estamos vivenciando, o uso da inteligência artificial será muito mais frequente e demandada”, prevê.

Rodrigues salienta que, mesmo que as empresas invistam em inteligência artificial, não podem deixar de lado as ações consideradas mais “básicas”, como marcar presença nas redes sociais, estruturar um site intuitivo e contratar um sistema de CRM para gerenciar a carteira de imóveis. “Ferramentas como essas são diversas, fáceis de dominar e possibilitam resultados observáveis”, ressalta.

Para se inteirar sobre as tendências de mercado, Rodrigues sugere adotar a prática do benchmarking, que consiste em observar o que outras empresas estão implementando para conseguir melhores resultados. “A troca de informações com players do setor te ajuda a entender o que eles vêm fazendo de melhor”, defende.

Hermano Rodrigues participou do podcast Modo Avião, promovido pelo Imobi Report e pela CUPOLA. No episódio “Como Inovar aos 40: a estratégia da LAR Imóveis”, ele contou como combinou a tradição da imobiliária com uma visão moderna, focando em três pilares: 1) Processos mais ágeis e baseados em tecnologia, 2) Gestão de equipes mais engajadas e alinhadas com a inovação, e 3) Equilíbrio entre valores familiares e o crescimento contínuo. O episódio está disponível no Youtube e Spotify.

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