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[217] A intenção de compra de imóveis caiu. E agora?
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[217] A intenção de compra de imóveis caiu. E agora?

23 mai 2023
Redação Imobi
Redação Imobi
7 min
[217] A intenção de compra de imóveis caiu. E agora?

Resumo

O destaque da semana é a queda da intenção de compra de imóveis, bem como outros dados sobre pesquisas recentes do mercado imobiliário.

Na última semana, os números de algumas pesquisas foram repercutidos pela mídia. Uns geram receio, outros, animação. Como lidar com resultados tão variados? Para tratar disso com mais facilidade, vale trazer novamente à tona a analogia do copo meio cheio e do copo meio vazio.

Primeiro, o copo meio vazio. A intenção de compra de imóveis chegou ao seu menor nível nos últimos três anos. Somente 40% dos entrevistados no primeiro trimestre de 2023 sinalizaram intenção de adquirir um imóvel em até três meses. Houve queda em relação ao final de 2022, quando 44% dos participantes tinham a intenção de comprar. Os dados são do Raio-X FipeZap+.

Agora, o copo meio cheio. A mesma pesquisa mostra que o número de compradores aumentou. Entre os participantes, 10% declararam ter adquirido um imóvel nos últimos 12 meses, contra 9% no último trimestre de 2022. Isso interrompeu uma trajetória de queda observada pela pesquisa desde o início do ano passado.

E, entre imóveis novos, o índice Abrainc-Fipe apontou alta de 8,7% nas vendas no acumulado de 12 meses encerrado em fevereiro. O número de unidades entregues no período também teve aumento, 11,7% no total, somando 90.079 residências.

Não existe fórmula mágica para lidar com os dados e desafios diários do mercado imobiliário. Contudo, entender quais devem ser os próximos passos do mercado e dos clientes é algo valioso para os profissionais do segmento. Para ficar por dentro dos temas mais quentes discutidos pelo setor, acompanhe a live gratuita “Os aprendizados do CUPOLA Summit 2023”, nesta terça-feira (23), a partir das 10h30. Inscreva-se no canal e ative as notificações.

Vendas e Locação

Locação flexível em alta. O avanço da modalidade criou um novo mercado, impulsionado por facilidades como locação via aplicativo, mobília inclusa, dias pré-definidos e antecipação de pagamento. Ganhando cada vez mais tração em São Paulo, o formato tem espaço para crescer também em outras capitais.

Como transformar uma imobiliária de pequeno porte em um case nacional de marketing e performance? Conheça melhor a Souza Gomes, empresa de Juiz de Fora (MG) com mais de 40 anos, que deixou de ser generalista para atuar de maneira nichada e conseguiu alavancar resultados. Diogo Souza Gomes, CEO da imobiliária, é o entrevistado da vez de Rodrigo Werneck, CEO e estrategista-chefe da CUPOLA no podcast Modo Avião.

Escolher um supernicho para chamar de seu pode ser o ponto de partida para o profissional ganhar visibilidade e credibilidade no mercado imobiliário. Nesta edição do Imobi Vendas, conheça as trajetórias e impressões de quem atua em supernichos. Já no Imobi Aluguel, especialistas traçam perspectivas para o futuro da locação e mostram onde estão as melhores oportunidades para faturar no segmento. Fique bem informado com as séries Premium do Imobi, pagando menos de R$ 100 mensais.

O desafio de classificar o “lead” em quente, morno e frio e dedicar a energia adequada em cada etapa. Embora pouco falada, a assertividade ao classificar a intenção de compra do cliente é altamente relevante para o sucesso nas vendas. Especialistas apontaram o que são boas práticas para medir a temperatura do lead. Saiba no Imobi Report.

Para onde vão os microapartamentos? O formato dos compactos, geralmente bem localizados, ganhou muita força, mas vive momento de reflexão. Depois de 12 meses consecutivos de alta, o preço médio do aluguel dos apartamentos de 1 quarto caiu em SP no mês passado, o que chamou atenção para o futuro deste modelo.

Estão abertas as pré-inscrições para a imersão Gestão de Vendas Imobiliárias, que acontecerá em Curitiba (PR). Aplique agora mesmo e aumente as suas chances de participar.

  • Em SP, margem de negociação em maio foi de 17,88%.

Construção e Incorporação

Lançamentos residenciais em queda brusca. O número de unidades lançadas caiu 26,7% no primeiro trimestre em relação aos três primeiros meses de 2022, para um total de 50,9 mil no País. Já frente ao trimestre anterior, o recuo foi ainda maior, de 41,6%. Os dados são de levantamento realizado pela Brain, obtidos previamente pelo GRI Club. 

Incorporadoras tiveram queda de lançamentos, lucro líquido e margem bruta no primeiro trimestre, na comparação com o início do ano passado, segundo levantamento feito pelo Valor Data com 26 empresas. As companhias focadas em médio e alto padrão tiveram as margens mais impactadas, porque o momento não é propício para elevar o preço das unidades e há grande concorrência entre projetos.

A realidade, porém, não é a mesma em todo o Brasil. Na Bahia, o mercado imobiliário mostrou crescimento no primeiro trimestre de 2023. De janeiro até março, os lançamentos aumentaram em 21,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nas vendas, também houve melhora: 6,4%. Só em Salvador foram lançadas 1.692 unidades, totalizando R$ 707 milhões de investimento.

Para atravessar os altos e baixos da economia, a receita do CEO da Cyrela, Efraim Horn, é fazer planejamento curtos, com ajustes mensais, e “lançamentos submarinos” – aqueles com a capacidade de atrair clientes mesmo num ambiente hostil. Na visão dele, o mercado imobiliário deve encolher 20% este ano, e as empresas precisam ser conscientes ao correr riscos.

O Minha Casa Minha Vida deverá ganhar uma nova frente que prevê a reabilitação de edifícios abandonados nas grandes cidades do país. A ideia do governo federal, que está desenhando o programa habitacional no Ministério das Cidades, é lançar o “Minha Casa Retrofit” no segundo semestre

Benefícios para moradias sustentáveis. O deputado Fernando Marangoni, relator da MP do novo MCMV, pretende apresentar seu parecer nesta semana. O parlamentar avalia criar uma tabela progressiva de benefícios fiscais para empresas que construírem unidades habitacionais em centros urbanos e já abastecidas com energia limpa.

O CV CRM, solução da Softplan especialista em CRM imobiliário, lançou a Transforma INC, primeira websérie documental sobre incorporação imobiliária do Brasil. A ideia é conectar líderes do mercado imobiliário e construir um canal para discutir transformação digital e inovação na rotina das incorporadoras. 

Techs

Alta de 40% na receita em 2023 anima a Loft, que projeta break even (equilíbrio financeiro) até o final do ano. O trabalho no B2B, junto das mais de 7 mil imobiliárias parceiras, é a grande aposta da companhia. O salto no caixa se refere ao período entre março de 2022 e março de 2023, no comparativo com os 12 meses anteriores.

Olhos abertos para o imobiliário. Aos dez anos de vida, o Nubank pretende voltar esforços para o público de alta renda, o que inclui a entrada da fintech na concessão de crédito imobiliário. Cristina Junqueira, cofundadora do banco digital, disse que esse é um produto muito pedido. “É um produto complexo, envolve processos que a gente ainda não desenvolveu, mas vamos olhar com carinho”, afirmou.

A empresa de tecnologia imobiliária Vandor lançou sua plataforma alimentada por IA no Rio de Janeiro. É o primeiro canal a precificar todas as casas da cidade, oferecendo acesso a dados de propriedades e avaliações de riscos ambientais. Em poucas semanas de operação, a plataforma já conquistou milhares de usuários.

O Mycon, fintech de consórcios, anunciou a ampliação da parceria com a 99 por meio da sua carteira digital, a 99Pay. A novidade é um consórcio imobiliário, exclusivo para usuários cadastrados no aplicativo. O crédito oferecido vai até R$ 700 mil, com prazo de até 240 meses.

Mundo

Europa declara guerra aos aluguéis de temporada ilegais. Na Espanha, inspetores poderão se passar por turistas para detectar propriedades suspeitas. As autoridades da cidade de Mallorca lançaram um plano de ação no valor de 700 mil euros contra as empresas ilegais de locação por temporada.

Três casas por R$ 16. A brasileira Rubia Daniels, que vive na Califórnia (EUA), comprou três casas abandonadas na Itália por 1 euro cada, gastando um total de R$ 16 (3 euros). Os imóveis em ruínas estão sendo reformados para dar vida a uma casa de férias, uma galeria de arte e um centro de bem-estar na pequena cidade de Mussomeli, na Sicília.

Estamos de Olho

Gramado (RS) será palco de um evento exclusivo sobre luxo no mercado imobiliário. A Wert Signature proporcionará um dia de intensas trocas e conexões de alto padrão. Entre os palestrantes estão Carlos Ferreirinha, presidente e fundador da MCF Consultoria, Giovani Ghisleni, fundador da Wert Estada&CO, e Leonardo Mader, fundador da Mader Arquitetos.

Beyoncé e Jay-Z compram a mansão mais cara já vendida na Califórnia. O valor do negócio é de US$ 200 milhões, ou seja, quase R$ 1 bilhão. Este também é o segundo maior negócio imobiliário da história dos Estados Unidos.

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