[210] Casais se juntam cada vez mais cedo: aluguel caro é o “cupido”
Resumo
O destaque da semana é o aluguel caro que está unindo casais que decidem juntar as escovas de dentes mais cedo para economizar com moradia.
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.
É o mundo que se transforma ao redor do imobiliário ou o contrário? Fica difícil dissociar o quanto a evolução da sociedade acompanha as mudanças da moradia e vice-versa.
Mais de 11% dos norte-americanos de 18 a 24 anos estão vivendo com namorado ou namorada, maior proporção de todos os tempos. São quase 650 mil pessoas a mais neste quadro do que antes da pandemia, para um total de 3,2 milhões de cidadãos, segundo o censo dos Estados Unidos.
Seria uma nova maneira, mais livre e aberta, de iniciar a vida a dois? O motivo principal é bem menos romântico: a alta contínua dos aluguéis vem estimulando casais da Geração Z (nascidos a partir de 1995) a juntar suas escovas de dentes.
O cenário no Brasil não é muito diferente: a alta generalizada dos aluguéis pode, em breve, traduzir em números o que já vem sendo notado pelas imobiliárias. Depois das renegociações da pandemia, o aluguel está subindo e muitos clientes estão com dificuldades de fazê-lo caber no bolso.
O repasse recente do aumento do crédito imobiliário por parte dos bancos e o pessimismo quanto à economia estão criando mais desafios para o público realizar o sonho da casa própria. É uma balança de difícil equilíbrio que obriga o mercado imobiliário a ser mais criterioso e focado na qualificação de negócios, sem esquecer da necessidade de criar soluções que atendam aos diversos perfis de cliente.
Vendas e Locação
O Brasil registrou um aumento de 9,2% nas vendas de imóveis novos em 2022. Foram mais de 156 mil unidades negociadas, maior resultado registrado desde 2014. Os dados divulgados pela Abrainc/Fipe mostram que parte dos clientes ignorou a alta da Selic para seguir investindo em imóveis.
Mas há outros efeitos da taxa de juros em alta. As incorporadoras preferem adotar cautela e reduziram os lançamentos em 15%. Enquanto isso, o lucro líquido das incorporadoras teve queda, segundo levantamento do Valor.
Virada de lote nesta terça-feira. Adquira hoje mesmo seu ingresso para o CUPOLA Summit e garanta o melhor preço. Faltam menos de 40 dias para o encontro da comunidade imobiliária brasileira, em Curitiba (PR), nos dias 12 e 13 de maio, com pré-evento e workshops exclusivos no dia 11.
Como se tornar líder em negociações no maior mercado da América Latina? No novo episódio do podcast Modo Avião, Rodrigo Werneck entrevista Paloma Albuquerque, corretora de imóveis campeã de vendas em São Paulo e especialista em lançamentos na Cyrela. Ela conta mais sobre as estratégias que mudaram seu jogo e geraram resultados impressionantes.
No Imobi Aluguel, o tema da semana é a agilidade na nova locação: como aproveitar o período de aviso prévio de 30 dias para antecipar passos e reduzir o tempo em que o imóvel fica desocupado? Já o Imobi Vendas fala sobre os corretores “creators” e como eles podem lidar com a alta demanda de leads que chegam pelos canais digitais. Assine as séries premium do Imobi e amplie os conhecimentos sobre o seu nicho dentro do imobiliário.
A desintermediação fraudulenta de negócios imobiliários, conhecida também como bypass, entrou na alça de mira do mercado. Saiba o que é essa prática lesiva para corretores de imóveis e imobiliárias. Trata-se de mais uma das brechas ocupadas por aproveitadores, que o Imobi já havia relacionado na semana passada.
- Bairros nobres lideram ranking de lançamentos em Curitiba.
- Já no RJ, déficit habitacional segue como pauta urgente.
Construção e Incorporação
Os formatos alternativos de locação, como o aluguel por curta ou média temporada, vêm ganhando espaço rapidamente no Brasil e atraindo a atenção de construtoras e incorporadoras. Entre os motivos estão a recuperação do turismo no pós-pandemia, o nomadismo digital e o maior desapego das novas gerações com a compra da casa própria. Veja mais no Imobi Report.
Entrada zero no Minha Casa Minha Vida? O governo federal estuda medidas para ampliar os subsídios do novo programa habitacional e, com isso, conseguir zerar o valor da entrada na compra de imóveis na faixa 1 – que atende à população de mais baixa renda.
Na tentativa de fazer acontecer, o programa vai buscar parcerias com governos estaduais e municipais para, junto com os subsídios federais, cobrir todo o valor da entrada. Se a cooperação não for suficiente, o governo quer avaliar o aumento de recursos do FGTS.
Para falar dos desafios de desenvolver produtos que estabelecem um diálogo com a cidade, o entrevistado da vez no Vem Pra Mesa é o diretor de Incorporação e Vendas da Idea Zarvos, Fernando Moliterno. Desde 2011 ele é responsável por coordenar todo o processo desde a compra do terreno até a entrega das unidades.
- 172 m: o novo prédio mais alto de Fortaleza será entregue em 2026.
- Empresa capacitará mulheres em situação vulnerável para a construção civil.
Techs
Vitória para o Quinto Andar. A startup obteve liminar que derruba a decisão da 5ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro que proibia a empresa de cobrar de locatários, ou de candidatos a locatários, taxas de serviço e de reserva de imóveis. A suspensão foi publicada no final da última semana. Anteriormente, a juíza Elisabete Franco Longobardi entendeu que a prática por parte da startup violava artigo da Lei do Inquilinato que restringe esse tipo de cobrança ao locador.
A companhia comentou a decisão em nota. “A decisão do TJ-RJ permite que o QuintoAndar continue a oferecer serviços que facilitam a vida dos nossos inquilinos e abre espaço para a relevante discussão sobre a liberdade econômica e o empreendedorismo tecnológico no Brasil”, diz o documento emitido pelo QuintoAndar.
- Hub do Cubo Itaú visa transformar a construção civil e habilitação.
- 10 empreendedores de proptechs respondem perguntas difíceis do setor.
Mundo
O Programa Mais Habitação, que visa combater a especulação imobiliária e garantir habitação mais acessível às famílias, foi aprovado em Portugal. Uma das medidas mais polêmicas é o arrendamento forçado de casas desabitadas, que possibilita ao Estado, por “motivos de interesse público”, arrendar essas moradias pagando uma renda ao proprietário.
Os contratos para compra de moradias usadas nos EUA aumentaram pelo terceiro mês consecutivo em fevereiro, alimentando um otimismo cauteloso de que a queda do mercado imobiliário pode estar chegando ao fim. A Associação Nacional de Corretores de Imóveis disse que seu Índice de Vendas Pendentes de Moradias, com base em contratos assinados, subiu 0,8% no mês passado, para o nível mais alto desde agosto.
- BC Europeu alerta para riscos do crescimento desenfreado de fundos.
- Batalha de credores com construtoras em default na China promete ser longa.
Estamos de Olho
A chegada da Greystar ao Brasil, a expansão da incorporadora AG7 para um novo estado, o lançamento de uma campanha ousada com sorteio de imóveis da Plano&Plano e a parceria da RE/MAX Brasil com uma organização de treinamento e coaching estão entre as principais movimentações do mercado imobiliário no mês de março, compiladas pela coluna De Mudança, no Imobi Report.
Uma cidade ameaçada de sumir. Buriticupu, situada a 417 km de São Luís (MA), pode, literalmente, sair do mapa. O município com mais de 70 mil habitantes sofre com a abertura de diversas crateras pelo fenômeno da voçoroca. Mais de 50 casas já foram engolidas. Diante do risco, o governo federal aprovou o estado de calamidade pública.
- Condomínios se mobilizam para receber carros elétricos.
- Suspeitos do plano de sequestro de Moro alugaram imóveis em Curitiba.
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
As mais lidas
Mercado imobiliário aquecido? 5 fatos confirmam a tese
Morada.ai recebe R$ 6 mi em investimentos e planeja alcançar 700 incorporadoras
News do Imobi: Mudança no MCMV motiva corrida para financiamento de usados
News do Imobi: Locação de escritórios já supera 2023
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.