Inteligência artificial para imobiliárias: saiba como você pode colocar IA em prática agora na sua imobiliária

Sinergia e oportunidade: parcerias ditam o ritmo do imobiliário em 2024
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Sinergia e oportunidade: parcerias ditam o ritmo do imobiliário em 2024

02 fev 2024
Última atualização: 10 setembro 2024
Fernanda Bertonha
Fernanda Bertonha
5 min
Sinergia e oportunidade: parcerias ditam o ritmo do imobiliário em 2024

Janeiro já deu um spoiler de qual é o provável cenário para o setor imobiliário em 2024: de muitas parcerias. Os apertos de mãos entre grandes players do segmento foram os grandes destaques da primeira edição do ano da coluna De Mudança, em que o Imobi Report reúne mensalmente as principais novidades do mercado imobiliário brasileiro.

O Hub Nogueira Corretores, um dos maiores players do mercado imobiliário do Nordeste do País, anunciou em janeiro assinatura de contrato com o Grupo OLX, tornando-se o maior anunciante de imóveis no Norte/Nordeste. 

Com um investimento em anúncios de aproximadamente R$ 1 milhão por ano, o Hub Nogueira estima atrair até 50% da audiência dos três portais na Região Metropolitana do Recife. Segundo o grupo, esse novo modelo proporciona às construtoras associadas uma maior visibilidade e assertividade nas transações comerciais de seus lançamentos e nas unidades que possuem em estoque. 

Outro objetivo da parceria é maior velocidade na venda para clientes pessoas físicas que deixam seus imóveis no Hub Nogueira.

Também na região Nordeste, a MyDoor, empresa que atua no mercado de residências compartilhadas de alto padrão, expande sua atuação na Bahia por meio de dois lançamentos em Arraial d’Ajuda, em uma parceria com a Nampur, incorporadora com foco em arquitetura no sul do território baiano.

A MyDoor já tinha forte presença na Bahia e agora entra no mercado de lançamentos em parcerias com incorporadoras. Na cota chamada “Casa Azul”, que corresponde a 1/4 do imóvel, o cotista terá direito a usufruí-lo durante 88 dias por ano. Já a cota da Casa Brisa corresponde a 1/8 da casa e também fica em um condomínio fechado, próximo à praia e dos principais pontos da cidade. 

Passando agora pela construção civil, a H2O.ai, líder global em Inteligência Artificial na nuvem e machine learning, acaba de fechar uma parceria com a Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, que atua na digitalização e na propagação de benefícios para o setor da construção civil. 

Com o acordo, a H2O vai desenvolver projetos baseados em IA para fortalecer a loja virtual, marketplace b2b de materiais de construção da Juntos, com objetivo de impulsionar vendas mais inteligentes e oferecer experiências personalizadas para cada perfil de cliente e segmento de atuação. 

Ao 5 anos, Housi projeta crescimento e entrada no mercado internacional

A proptech Housi, que atua com moradia por assinatura, completou em janeiro cinco anos de operação. 

Presente em mais de 125 cidades brasileiras e com mais de 200 mil apartamentos, a startup triplicou o faturamento no ano passado em comparação a 2022, chegando a R$ 300 milhões. Neste ano, a empresa pretende investir R$ 120 milhões para expansão dos serviços oferecidos, além da expectativa de mais de 140 lançamentos em todo o Brasil, com construtoras e incorporadoras regionais, com VGV estimado em R$ 8 bilhões. 

Em 2024, a proptech também se prepara para operar além das fronteiras. Por causa do idioma em comum, Portugal será o primeiro país estrangeiro a receber a Housi. Logo depois, a empresa pretende levar o modelo de negócios para o México e Estados Unidos.

Tinder da construção quer chegar a 200 unidades franqueadas

Autointitulada o “Tinder” da construção civil, a Prospecta Obras, construtech que conecta quem vende e quem compra materiais de construção, anunciou em janeiro um plano para expansão em franquias. A empresa espera saltar das atuais 144 unidades para 200 até o final de deste ano, o que representa um crescimento de 40%.

Paralelamente a essa missão, a empresa também criou o EuConstruindo.com, portal que permite a qualquer pessoa solicitar um orçamento. A proposta da empresa é oferecer benefícios para quem vende, quem compra e para quem atua como franqueado, fazendo a conexão entre as partes.

Gafisa conquista Índice de Sustentabilidade da B3 e o Selo de GPTW

Pelo 2º ano consecutivo, a construtora e incorporadora Gafisa está entre as principais empresas que compõem a carteira do Índice de Sustentabilidade (ISE), um indicador de desempenho de práticas ESG para as companhias listadas na B3, além de ter conquistado o selo de melhores empresas para se trabalhar, o Great Place to Work.

De acordo com a construtora, as iniciativas desenvolvidas têm como principal objetivo a promoção de movimentos contínuos que contribuam com a agenda de desenvolvimento sustentável da ONU para os próximos 15 anos. 

Ademi-PR anuncia novo presidente

A gestão 2024/25 da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná será presidida por Thomas Gomes, diretor da incorporadora MDGP e fundador da Huma Engenharia. A posse da nova diretoria acontece em março.

De acordo com o novo presidente da Ademi-PR, a nova gestão terá entre os focos principais aumentar a visibilidade da associação para o mercado imobiliário e, principalmente, para os associados, fomentar a integração entre as associações e entidades do setor.

Apolar Imóveis alcança o melhor VGV do grupo em 2023

A Apolar Imóveis, uma das principais redes imobiliárias do País, alcançou o maior VGV da história do grupo: cerca de R$ 1,2 bilhão. E o objetivo da marca é superar em 20% esse valor no ano de 2024. 

Ainda sobre o balanço de 2023, a empresa anunciou que as vendas de imóveis tiveram crescimento de 7% em relação a 2022 e o volume de locação cresceu 6% no mesmo período.

Com mais de 70 unidades no Paraná e em Santa Catarina, a Apolar prevê alcançar a marca de 100 franquias em 2024. Para isso, oferece treinamentos e conta com um sistema próprio de gestão para ofertar oportunidades ao franqueado com um investimento mínimo de R$ 60 mil e uma taxa de payback que varia entre 12 e 18 meses.

IMAGEM DO MÊS

Hub Nogueira fecha o maior contrato do Norte/Nordeste e estima atrair até 50% da audiência dos três portais do Grupo OLX.

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