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Descubra como descomplicar a gestão de seguros imobiliários

Uma boa gestão de seguros imobiliários exige cada vez mais eficiência e dinamismo, especialmente em um mercado que busca continuamente mais agilidade e soluções tecnológicas. Desse modo, encontrar soluções práticas para otimizar processos e melhorar o serviço ao cliente é essencial.

Felizmente, com a ajuda da tecnologia e da inovação, simplificar essas rotinas é possível. Saiba neste conteúdo dicas valiosas para descomplicar a gestão dos seguros imobiliários e aumentar as conversões.

Entenda os fundamentos da gestão de seguros imobiliários

Primeiramente, é importante ressaltar que os seguros imobiliários cobrem diversos riscos da operação, desde o seguro obrigatório contra incêndios no imóvel até as garantias contra danos e inadimplência, como seguro fiança e título de capitalização. Cada um possui particularidades que devem ser perfeitamente compreendidas para uma gestão eficaz.

O seguro incêndio, por exemplo, é obrigatório para locações. Devido a aprendizados com incêndios ocorridos e também eventos climáticos recentes, as apólices têm sido emitidas cada vez mais completas, coberturas como Responsabilidade Civil Familiar e Vendaval são cada vez mais comuns no padrão das imobiliárias. 

O seguro fiança, que ganhou tração no país especialmente a partir da pandemia da covid-19, existe desde 1992 e surgiu como alternativa mais ágil e prática à figura do fiador. Já o título de capitalização é uma opção à caução e ao fiador, podendo cobrir maior número de meses de aluguel do que a caução (a média no Brasil são 6 a 7 meses de aluguel antecipado nos títulos de capitalização) com possibilidade de resgate integral ao final do contrato, mas com exigência desembolso integral logo na entrada da locação, ou parcelamento em até 18 vezes no cartão de crédito.

Dessas modalidades, o seguro fiança é o que tem crescido de forma contínua no País, a ponto de haver centenas de imobiliárias que não aceitam outro modelo de garantia locatícia. Entre as vantagens do seguro fiança estão a agilidade na contratação, a flexibilidade no pagamento, a segurança para o proprietário, que tem a garantia de pagamento dos aluguéis em caso de inadimplência, a independência do inquilino e a facilidade para renovação.

A grande maioria dos gestores de locação já têm experiência no seguro fiança, mas é importante sempre revisar as estratégias adotadas na abordagem ao cliente. É possível ajustar processos, direcionar os clientes às opções mais adequadas e impulsionar as conversões? Certamente.

A abordagem correta permite o entendimento e facilita tanto a tomada de decisão do cliente quanto o fechamento. É preciso compreender as dores e necessidades de inquilinos e proprietários e mostrar como o seguro se encaixa como uma solução para proteger riscos e simplificar a locação para todos.

Para conhecer detalhadamente cada tipo de seguro, suas coberturas, limitações e custos, o acompanhamento de com uma corretora de seguros especializada no mercado imobiliário é fundamental.

Simplifique os processos de seguro fiança

A simplificação dos processos é essencial para aumentar a eficiência e a satisfação do cliente. E há soluções no mercado voltadas a essa finalidade. 

A MigraSeguros, corretora de seguros especializada e 100% focada no mercado imobiliário desde 2017, disponibiliza aos parceiros maior facilidade na gestão dos seguros. As imobiliárias podem utilizar o sistema da Migra para realizar a análise do seguro fiança em instantes e conseguem também contratar, renovar e cancelar seguros com poucos cliques.

A imobiliária consegue ainda abrir e acompanhar sinistros dentro da plataforma da Migra – que hoje atende mais de 500 imobiliárias em 23 estados brasileiros. 

“A transparência nos processos de contratação e renovação de seguros contribui para um ambiente de negócios mais confiável e eficiente, facilitando a vida de funcionários, gestores e clientes”, destaca Róger Da Fre, Diretor de Operações da MigraSeguros.

A imobiliária parceira consegue realizar a análise instantânea do Seguro Fiança em 4 seguradoras (Porto, Pottencial, Too e Tokio Marine), apenas imputando alguns dados para a análise. Em caso de aprovação, a cotação é apresentada na hora. 

Integre tecnologias para melhorar a gestão do seguro incêndio

Integrar tecnologias é vital para uma gestão eficiente e segura da carteira de seguros imobiliários. Essa é uma habilidade dominada pela MigraSeguros, uma das maiores corretoras de seguros imobiliários do país, que oferece ampla integração com softwares líderes de administração de locações, como Arbo (Superlógica), Imoview (Universal Software), Imobiliar (Inetsoft), Imobzi (Quickfast), Immobile (Alterdata), Gestor Imobiliária (Objetiva), PlenoImob (Pleno), SIM (Era Tecnológica), Via Imob (ViaSW), Simob (FlexPro) e Vista Office (Vista).

A integração de softwares economiza tempo e reduz chance de erros, permitindo que as imobiliárias gerenciem seguros de forma mais ágil e precisa. “Nossas parceiras têm o diferencial da integração com seu software de administração, a imobiliária pode cotar e contratar seguros em tempo real dentro do ERP, com poucos cliques, sem precisar gerenciar informações em múltiplas plataformas”, afirma Eduardo Haute, Diretor Comercial da MigraSeguros. 

Outras facilidades presentes na solução tecnológica da MigraSeguros são a renovação instantânea, a cobrança automática do seguro no boleto dos locatários e a facilidade na visualização das apólices e na obtenção de relatórios dentro do sistema da Migra, que é alimentado diretamente pelo ERP, sem que a imobiliária precise digitar dados. “São pequenas tarefas que, automatizadas, simplificam todo o processo, refletindo diretamente numa gestão eficiente e refletindo na satisfação do cliente e também da equipe da Imobiliária”, destaca Eduardo. Além disso, o gestor da imobiliária consegue acompanhar o faturamento em comissões com toda transparência dentro do sistema.

Caso a imobiliária trabalhe com outro sistema ERP que não é integrado e deseje trabalhar com a Migra, poderá utilizar diretamente o sistema sem custo algum.

Renovações simplificadas através da integração com o software de administração

Caso a imobiliária realize a contratação do seguro incêndio através da integração com seu ERP, terá maior facilidade e controle sobre as renovações e cancelamentos. A contratação ocorre no momento da ocupação do imóvel, com poucos cliques e as parcelas do seguro são lançadas automaticamente nos boletos de aluguel. 

Caso o inquilino permaneça no imóvel por mais de 12 meses o seguro é renovado automaticamente, reajustando a cobertura de incêndio com o mesmo percentual de reajuste do aluguel, ou a imobiliária pode optar pela renovação “manual”, onde ela obtém o relatório de final de vigência dos seguros uma única vez ao mês e seleciona aqueles imóveis que permanecerão ocupados, podendo renovar todo o lote em apenas 1 clique. 

“Não podemos esquecer que vivemos em um país inflacionário, por isso é importante revisar a necessidade de cobertura do imóvel ao longo do tempo”, destaca Eduardo. “Um dos gargalos mais relatados é o da renovação do seguro incêndio. Com a integração, tanto a renovação quanto a atualização da cobertura ao longo do tempo são feitos de forma automática”. 

O cancelamento do seguro incêndio também ocorre automaticamente no momento em que a desocupação do imóvel e é lançada no software de locação.

Haute destaca que a integração está disponível gratuitamente e que a imobiliária recebe uma excelente comissão em toda carteira, incluindo locações novas e renovações.

Fique atento a golpes e ataques cibernéticos

Mesmo com toda a tecnologia, os times comercial e administrativo da imobiliária devem ficar atentos a golpes. Eduardo ressalta que as seguradoras realizam análise do perfil financeiro do cliente para aprovação do seguro fiança, mas mesmo assim é importante que a imobiliária seja o primeiro filtro e realize um levantamento do perfil do cliente, verificando histórico e documentação do pretendente antes de avançar para a assinatura do contrato. 

O diretor da Migra relata diferentes tentativas de golpes em locações. “Os golpes estão cada vez mais comuns, infelizmente. A primeira vez que vi uma tentativa de fraude foi em  2017 e consegui ajudar a Imobiliária. Eu estava de plantão no escritório da corretora atendendo naquela semana entre o Natal e Ano Novo, quando um corretor de imóveis de uma imobiliária parceira ligou pedindo urgência para emitir um título de capitalização. Naquela época as emissões ainda eram manuais, mas eu fui ágil e enviei para ele na hora”, relata Eduardo.

Porém, o corretor de imóveis ligou novamente cerca de 2 horas depois informando que o cliente pagou o boleto do título e apresentou um comprovante de pagamento, dizendo que tinha muita pressa em receber as chaves do imóvel, pois já estava com a mudança toda pronta. 

“Quando o corretor da imobiliária me ligou novamente, eu expliquei que era preciso aguardar a seguradora dar baixa no sistema para confirmar o pagamento, que levava de 24 a 48h para dar baixa, e mesmo ele me pressionando eu orientei que ele não entregasse as chaves enquanto a seguradora não confirmasse. Esse corretor de imóveis foi até grosseiro e disse que eu estava atrapalhando o negócio, que o cliente estava com pressa e que não queria aguardar até o dia seguinte”. 

“Dias depois esse mesmo corretor da Imobiliária parceira nos ligou dizendo que salvamos ele de um golpe. O mesmo casal foi em outra imobiliária com documentos falsos e com a mesma estratégia de apresentar um falso comprovante de pagamento do Título de Capitalização e acabou conseguindo as chaves de um imóvel e roubou tudo que tinha dentro. Por isso, é muito importante ficar atento e não ceder à pressão desses inquilinos com muita ‘pressa’. Siga seus processos corretamente para não ter prejuízos financeiros e nem de imagem junto a seus locadores”, orienta Eduardo. 

Fique de olho nos documentos 

Outro ponto a ser observado é que existem diversos casos de golpistas com documentos falsificados ou furtados. “Desconfie daquele potencial locatário que só fala pelo WhatsApp, que nunca esteve na imobiliária e nem no imóvel e alega não ter tempo para isso, mas tem muita pressa para alugar. Além de fazer as análises, tente marcar um café ou uma visita no imóvel sempre que desconfiar de algo”, alerta Eduardo. 

Também tem acontecido alguns ataques cibernéticos em imobiliárias em que o criminoso entra em contato se passando por “hacker” e informando ter tido acesso a todos os dados dos clientes e pedindo pagamento por pix ou criptomoedas para não comprometer os dados. “Muitas vezes é só uma ameaça, um blefe, mas em algumas situações pode ser que aconteça mesmo um roubo ou vazamento de dados”. 

Eduardo antecipa que ainda esse ano a Migra irá oferecer aos parceiros um seguro chamado Cyber, cujo objetivo é proteger a empresa contra ataques cibernéticos e roubo de dados.

Torne sua jornada na contratação de seguros mais fluida

A MigraSeguros tem como missão tornar a jornada das imobiliárias mais segura, eficiente e rentável. “Nosso NPS é 97. Temos um time experiente, estamos em constante aprimoramento operacional e tecnológico e queremos entregar cada vez mais resultados aos nossos parceiros. Além de oferecer o que existe de mais moderno em tecnologia e produtos, queremos também oferecer o melhor atendimento e a melhor experiência para que todos cresçamos juntos”, destaca Eduardo. 

Vale ressaltar ainda que a Migra oferece um dos maiores repasses de comissionamento de seguros do mercado; o MicraCred, no qual o inquilino parcela débitos no cartão de crédito e a imobiliária e o proprietário recebem o valor em até 5 dias; assinatura digital gratuita e diversas outras vantagens.

Imobiliárias de qualquer lugar do Brasil que buscam uma parceria sólida e confiável podem contar com a Migra, empresa experiente e 100% focada neste segmento.

* Este conteúdo é patrocinado por MigraSeguros.