Inteligência artificial para imobiliárias: saiba como você pode colocar IA em prática agora na sua imobiliária

Firefly oferta bot plugável aos canais das imobiliárias para melhorar atendimento ao consumidor final
Você também pode se interessar:

Firefly oferta bot plugável aos canais das imobiliárias para melhorar atendimento ao consumidor final

21 jan 2022
Ana Clara Tonocchi
Ana Clara Tonocchi
5 min
Firefly oferta bot plugável aos canais das imobiliárias para melhorar atendimento ao consumidor final

Resumo

Rhuan Moraes, fundador da Firefly, fala sobre o bot criado pela empresa que é plugável aos canais das imobiliárias para melhorar atendimento.

Há algum tempo, uma expressão vem se tornando comum no mercado imobiliário: regue seu jardim. Ela revela uma tendência – e  uma necessidade – de que as imobiliárias e incorporadoras passem a direcionar seus esforços e recursos na sua própria marca e seus próprios canais. Porém, para alcançar o  crescimento desejado, sem deixar de atender às demandas dos clientes, é preciso de uma caixa de ferramentas robusta. A Firefly, startup de bots e inteligência artificial, se propõe a ser uma dessas ferramentas.

Entrevistamos Rhuan Moraes, fundador da Firefly, que explica mais sobre a empresa.

Rhuan da Firefly
Rhuan Moraes, fundador da Firefly

Imobi Report: Pode contar mais sobre a história da Firefly?

Rhuan Moraes: Temos 4 anos de empresa, mas eu mesmo trabalhei por mais de 20 anos como gestor de TI de uma tradicional imobiliária curitibana. Em 2018, tive a oportunidade de visitar o Vale do Silício e conhecer mais sobre o conceito de proptechs, que era bem emergente no Brasil. Voltando de lá comecei a pensar em alguns modelos de negócio, resolução de problemas, mas sempre com foco no mercado imobiliário. Em 2018, comecei a sair da imobiliária e focar no meu próprio negócio. Nessa época, já sabia qual problema iríamos atacar: o atendimento ao consumidor.

Na época, a ferramenta de chat não era novidade, mas havia vários pontos a serem melhorados. Primeiro que esta não tinha uma usabilidade acessível, apenas grandes marcas e portais o usavam. Havia também problemas de usabilidade para os clientes, além de falta de treinamento e experiência dos corretores de imóveis. Então, começamos a criar uma tecnologia de fácil compreensão e com bastante automação.

Ainda no início da Firefly, brinco que era “eu-bot”, pois eu mesmo respondia às demandas, especialmente para sentir na pele as principais dúvidas, a experiência dos usuários e os pontos de atenção. Em 2019, consolidamos nossos fluxos, nosso produto, e fizemos a virada da chave como negócio, participamos também de diversas acelerações. Hoje, já estamos presentes em 22 estados brasileiros.


Imobi: Durante todos esses anos no mercado imobiliário, como vocês notaram que o consumidor ficou mais exigente, por estar mais munido de informações?

Rhuan: O fato de hoje o cliente ter muito mais informações significa que muitas dúvidas ele resolve ao dar um Google. Às vezes, ele já sabe até mais do que a própria pessoa que está atendendo. Mas, se ele aciona, é porque sente falta de algum dado e quer pronto-atendimento. Com a velocidade das redes sociais, se uma pessoa envia um WhatsApp e vê que o outro recebeu e não respondeu, já rola uma angústia.

Se anteriormente falávamos que o corretor tinha que atender o cliente em até 5 minutos, hoje esta margem é de segundos. Não respondeu? O consumidor já pode buscar outra imobiliária.

Por isso, a importância da automação, para adiantar esse contato de forma que o cliente tenha algum retorno, sem precisar de um time dedicado 24/7.


Imobi: E como a Firefly apoia as imobiliárias em melhorar esses serviços?

Rhuan: Hoje, atendemos os principais canais de atendimento, como site da empresa, redes sociais e WhatsApp. Além disso, temos integração com diversos CRMs e sistemas do mercado imobiliário. Ou seja, não criamos novos canais: nos plugamos em canais da empresa que já funcionam. Se é uma imobiliária com público ativo no Facebook, conseguimos dedicar força de atendimento ali. Se é no Instagram, vamos para o Instagram – e por aí vai. Os canais mais demandados hoje são o site da imobiliária, WhatsApp e Facebook, respectivamente. Sabemos que essas integrações com sistemas já presentes no mercado são super relevantes, uma vez que os corretores e colaboradores de uma imobiliária já estão acostumados com as ferramentas do dia-a-dia. Não queremos dificultar a rotina, pelo contrário.

Outra vantagem é que conseguimos gerar e captar informações através do nosso serviço. Ou seja, entregamos dados mais completos sobre os clientes da incorporadora ou imobiliária, como perfil, preferência por qual tipo de imóvel, região etc.


Imobi: Isso para qualquer negócio, dos players maiores aos menores?

Rhuan: Perfeito. Nosso principal objetivo, inclusive, é oferecer uma ferramenta acessível. Sabemos que não faz sentido uma imobiliária sair de seu core business e desenvolver tecnologia própria. Além disso, conseguimos entregar o fluxo pronto, uma vez que somos especialistas no mercado imobiliário. Conseguimos entregar a ferramenta e aplicá-la em uma semana, aproximadamente.

Com a Firefly, trazemos a tecnologia de inteligência artificial e conseguimos alimentar nosso algoritmo com dados de diversas empresas. Ou seja, ensinamos mais informações, alimentamos o conteúdo, afinamos os fluxos e essa inteligência é compartilhada entre todos os nossos clientes.


Imobi: Pode detalhar quais os benefícios de a plataforma ter vocação no mercado imobiliário?

Rhuan: A imersão no setor é, com certeza, a principal vantagem. Isso reflete em todo o nosso trabalho. Sabemos os termos do mercado, estamos familiarizados com as dores, principais dificuldades e demandas mais comuns dos consumidores. Parece coisa pequena, mas é bem melhor quando a imobiliária pode atuar junto de uma empresa que já sabe o que é IGP-M, que entende como os boletos de aluguel costumam ser demandados etc. Se não, levam-se horas para discutir, fazer reuniões, pautar a empresa. No nosso caso, só detalhamos as diferenças entre os negócios.


Imobi: E que tipo de personalização é possível com a Firefly?

Rhuan: Muitas, pois conseguimos acompanhar toda a jornada do consumidor. Por exemplo, se esse cliente já está dentro da página de um imóvel, entendo o produto que ele está buscando e, no bot, pergunto quais informações extras ele quer sobre aquele imóvel, ou se ele já quer agendar a visita, por exemplo. Se o cliente já visitou o site mais de uma vez, conseguimos trackear isso também e acionar a imobiliária. Ou seja, atendemos a demanda das imobiliárias para que elas possam, a todo momento, prestar o melhor atendimento aos seus consumidores.

Este conteúdo é patrocinado pela Firefly e produzido com exclusividade pela equipe do Imobi Report

Gostou do conteúdo?

O que achou desse texto?

Escreva aqui uma sugestão ou comentário para o nosso time de redação.

Continuar
Obrigado por sua opinião!

Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.

Acesso rápido

Assine e faça parte da comunidade Imobi! É gratuito!

Aproveite as vantagens e benefícios de ser um assinante da plataforma Imobi Report. Acesse os nossos conteúdos exclusivos, receba descontos em eventos e participe das nossas comunidades.

  • Quero saber quais as vantagens que vou ganhar primeiro.

Newsletter gratuita

Receba no seu e-mail as notícias mais importantes do mercado imobiliário