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Férias de luxo: 3 lançamentos que prometem movimentar o setor no Brasil

Para você, férias de luxo remetem a sol e praia? Ou cai melhor um clima de montanha? A mesma reflexão passa pela cabeça de compradores e investidores do mercado imobiliário.

Por um lado, a aquisição de unidades em hotéis e resorts segue na mira dos clientes de alta renda. Porém, o crescimento do formato de multipropriedade também está estimulando o consumo de quem quer ter direito a passar dias incríveis em um destino cobiçado, mas sem arcar integralmente com despesas anuais.

O Imobi Report reuniu três empreendimentos de perfis e destinos variados que ajudam a explicar para onde estão apontados os investimentos de férias do cliente de alto padrão e luxo.

No Nordeste, multipropriedade promete luxo acessível

A Alliance, incorporadora nordestina focada no alto padrão, criou a Allimulti, um braço especializado em multipropriedades. O empreendimento de estreia é o Okan, na Praia de Pipa, em Tibau do Sul, Rio Grande do Norte. A entrega está prevista para outubro de 2026.

Um dos grandes diferenciais do projeto é o valor do investimento para garantir datas em um dos mais belos destinos do Nordeste: a partir de R$ 47 mil reais, com promessa de um valor de condomínio acessível.

Estão disponíveis três tipologias: Premium, com unidades de até 51m², para 4 pessoas; Pool, com até 150m², para 8 pessoas; e Rooftop, com até 198m² para até 8 pessoas. São 26 cotas comercializadas para cada unidade residencial. Uma cota garante direito a duas semanas de uso por ano, sendo uma na alta temporada e outra na baixa temporada.

De acordo com Christian Ferreira, gerente comercial da Allimulti, há cerca de 350 hotéis e pousadas na região, porém, nenhum concorre diretamente com o perfil do Okan. “O que existe hoje são instalações mais simples, defasadas ou que simplesmente não atendem ao estilo procurado por nossos clientes. 85% dos interessados estão atrás de segunda moradia e o restante é de investidores”, afirma.

Um detalhe interessante sobre o Okan é como foi iniciada sua comercialização, apostando no relacionamento com corretores de imóveis. O projeto foi apresentado aos profissionais, que puderam, em seguida, adquirir frações com condições especiais.

“Abrimos mão de um pedacinho do VGV para colher resultados. Confiamos no projeto e entendemos a importância do corretor vestir a camisa”, justifica Ferreira. Segundo ele, a Allimulti tem o plano de lançar mais empreendimentos de perfil parecido, formando uma rede em que o cliente possa aproveitar seus dias de direito de uso em outros destinos. 

A corretora Reneé Lima, especialista na intermediação de imóveis nordestinos com clientes estrangeiros, conta que a liquidez deste perfil de negócio é um forte argumento de venda.

“O cliente europeu geralmente não vem para cá mais que 2, 3 semanas no ano. Para ele, é muito tentador poder usar uma propriedade nestas viagens com um investimento na faixa de 10 mil euros [valor aproximado de uma fração no resort]. A outra opção, que é a compra de um imóvel, exige um aporte 20 vezes maior. Fica evidente a percepção de estar fazendo um bom negócio”, avalia.

Em Gramado (RS), férias de luxo com padrão internacional

A rede hoteleira Marriot vai erguer um resort de luxo com o selo W Escape em Gramado, destino procurado pelo clima da serra gaúcha. Será o primeiro hotel do selo na América do Sul, em um investimento de R$ 300 milhões e prazo de conclusão para 2025.

A W Escape é uma das 30 marcas da Rede Marriott, que tem mais de 7 mil hotéis pelo mundo. “Temos uma lista de espera por unidades no empreendimento”, afirma Cristiano Cruz, CEO da ONE Imóveis de Luxo, imobiliária que terá exclusividade de comercialização na região Sul do Brasil. 

Ele diz que o resort e residencial contará com localização estratégica. “Isso chamou atenção da Marriott, já que o hotel ficará na Vila Suíça, que tem uma vista privilegiada de Gramado”. 

De acordo com Cruz, o projeto já foi aprovado pela prefeitura e agora acontece o registro de incorporação. A execução será realizada pela incorporadora Kara José, responsável por projetos como o Fasano, em Angra dos Reis (RJ).

O empreendimento ocupará uma área de 20 mil m², sendo 32 mil m² de área construída. A área construída é maior do que a área do terreno em razão de ter vários pavimentos (Hotel e Residences). O hotel terá 13,7 mil m² e as quatro torres residenciais 18,6 mil m². Na parte de hotel, serão 81 suítes. Já as torres residenciais vão somar 100 apartamentos, com 66m² a 177m². Os moradores dos apartamentos poderão usar o serviço do hotel, que entra na conta condominial.

As vendas serão feitas de maneira direta, sem opção de adquirir frações no modelo de multipropriedade. Com apelo junto a clientes estrangeiros, o hotel terá diárias a partir de US$ 350 (cerca de R$ 1,8 mil). Para quem optar por adquirir uma unidade residencial, a previsão de metro quadrado parte dos R$ 30 mil.

A estrutura terá operação 7/24, contando com restaurante e bares em funcionamento de maneira ininterrupta. “É o primeiro hotel de Gramado com este sistema”, afirma Cruz.

O hotel estará conectado à natureza, oferecendo passeio em mata nativa na área do empreendimento, mas também estará próximo de lojas de grife da cidade. 

Em Santa Catarina, hotel de praia no formato de multipropriedade

Praia Brava, em Itajaí (SC), vem despontando como um dos principais destinos do Sul do Brasil. A localização é estratégica para quem quer investir ou curtir o estilo de vida da região, cobiçado pela ascensão da vizinha Balneário Camboriú.

De olho neste mercado, surgiu o Brava Mundo, que se apresenta como o primeiro hotel de praia da Praia Brava. São 55 apartamentos e 1.500 cotas, comercializadas com valor médio de R$ 80 mil. Cerca de 75% das frações já foram vendidas. 

Em números absolutos, o empreendimento soma investimentos totais de quase R$ 75 milhões. O Brava Mundo começou a ser construído em 2021, teve concluída sua fase estrutural de construção e já entrou em fase de acabamento. A previsão do soft opening é em agosto de 2023, em uma abertura para um número seleto de convidados, com inauguração completa em setembro.

Idealizado sob inspiração de hotel boutique, com móveis design, rooftop sunset, SPA, lounge bar, piscina aquecida e pool bar, academia, playground e toda praticidade de serviços hoteleiros, o processo de gestão do empreendimento está a cargo da operadora Livá Hotéis & Resorts.

“Estamos trazendo todo nosso lastro de gestão hoteleira que acumula a experiência de quase 35 anos da Atrio, de forma integrada ao novo olhar para a indústria da propriedade compartilhada, particularmente ao segmento da multipropriedade voltada ao luxo”, diz João Cazeiro, diretor de Desenvolvimento da Livá.