DestaquesInovação

“Espaço Beleza”, game room, coworking… incorporadoras investem no convívio e interação entre moradores

A adaptação às novas necessidades dos moradores é a base para construir (e entregar) empreendimentos bem-sucedidos. Entre as demandas emergentes, se destacam ambientes projetados para promover o convívio coletivo e a interação entre as pessoas, como espaços de beleza, coworkings e outras áreas comuns multifuncionais. 

Ambientes como esses não apenas enriquecem a experiência de morar (ou até trabalhar no mesmo local), mas também atendem ao anseio por oportunidades de networking e conexões em um universo em que o trabalho remoto e as facilidades da comunicação virtual têm o efeito colateral de reduzir os vínculos diretos entre as pessoas.

Conheça cases de construtoras e incorporadoras que estão de olho em soluções que combinam trabalho, lazer e bem-estar com a proximidade entre moradores. 

Espaço beleza: oportunidade para entregar qualidade de vida e geração de renda ao morador

Já pensou em morar em um empreendimento com área dedicada aos cuidados estéticos? A Vinx Construtora, de São Paulo (SP), especializada em incorporar projetos no segmento econômico, começou recentemente a adotar o “Espaço Beleza” em seus empreendimentos. 

Em suma, trata-se de um ambiente previamente equipado pela construtora com bancada, cadeiras, puffs redondos e espelhos com moldura, para diversas atividades com fins estéticos. 

Para moradoras e moradores, a vantagem é a facilidade para fazer o cabelo, unha, maquiagem, barba ou outros tratamentos estéticos sem sair do condomínio. Além disso, o local também funciona como uma espécie de plataforma para os microempreendedores da região gerarem renda. Com o ambiente à disposição, os agentes de beleza não precisam se preocupar com aluguel e manutenção. 

“A Vinx Construtora se dedica não apenas a construir lares, mas a investir no bem-estar e comodidade do morador, proporcionando a ele melhor qualidade de vida. Espaços como esses garantem fácil deslocamento, segurança, e ainda, são uma ferramenta poderosa para impulsionar negócios, por meio dos profissionais autônomos da região”, pontua Guilherme Yogolare, CEO da Vinx.

Outro benefício é que esses espaços favorecem o coletivo e relações de amizade dentro do condomínio, gerando um ciclo em que todos saem ganhando. 

Soluções integradas e pensadas para o convívio coletivo

O MUDA WF é um empreendimento residencial emblemático quanto à integração da vida coletiva ao conceito de moradia. “O projeto nasceu de uma vontade de atender às necessidades reais das pessoas”, explica Maria Eugênia Fornea, CEO da Weefor, incorporadora curitibana responsável pelo projeto.

O design do empreendimento tem como foco central o convívio coletivo, começando pela disposição dos apartamentos, que maximizam a vista e a interação com o bairro arborizado. As áreas comuns e jardins, pensados para receber iluminação natural e evitar espaços escuros e confinados, proporcionam uma troca entre os ambientes internos e externos e estimulam maior interação entre moradores e visitantes.

Aos que trabalham de forma remota, o empreendimento conta com um espaço de coworking no térreo, “no qual moradores podem realizar o home office compartilhado, construindo um networking pessoal e profissional”, explica a CEO. 

Outros ambientes compartilhados também ganharam aspectos que estimulam maior convívio social. Na brinquedoteca, as cores vivas no espaço interativo convidam os usuários a uma experiência lúdica. Já a lavanderia trouxe criatividade com uma brincadeira de locais para as meias perdidas. “A ideia é proporcionar aos moradores um ponto para criar memórias e expandir os sentidos”, explica Kátia Azevedo, uma das arquitetas responsáveis pelo projeto.

Lazer sem sair de casa

A construtora Vanguard, braço do Grupo Plaenge com foco no público jovem, está lançando o Tay, projetado para explorar o conceito de coletividade e dar aos moradores a sensação de viver em um resort.

O empreendimento, primeiro da empresa em Campinas (SP). está próximo de tudo o que esse público mais busca na cidade: bares, universidades e pontos para a prática de atividades físicas. 

Além disso, o empreendimento, que será entregue em julho de 2027, contará com ambientes para promover a integração e convívio coletivo entre os moradores, como quadra de beach tennis, churrasqueira, espaço gourmet com piscina, salão de festas, lounge bar, game room, playground, kids space e ambiente de coworking. 

Ou seja, tudo para que os jovens possam se misturar e se divertir. “No Tay, os moradores poderão se movimentar e aproveitar ao máximo o tempo livre sem sair de casa”, explica Rogério Fabian, diretor da Plaenge em Campinas.