Escassez da mão de obra é tema central no Construsummit 2024
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.
O Construsummit 2024, evento de gestão e tecnologia voltado para a Indústria da Construção, que aconteceu nos dias 4 e 5 de setembro, em Florianópolis, abordou intensamente o tema da escassez da mão de obra. Os diversos palestrantes no evento citaram o problema, indicando também possíveis soluções e oportunidades no cenário atual.
A sócia da Gibraltar Consulting e ex-Economista-Chefe da XP, Zeina Latif, que também participou do CUPOLA Summit, evidenciou a importância da qualificação dos profissionais. De acordo com ela, somente com o foco na capacitação da mão de obra é que será possível garantir avanços para o setor da construção civil nos próximos anos. Outros palestrantes também abordaram as oportunidades com a industrialização da construção e as inovações tecnológicas.
Realizado pelo Sienge – o Ecossistema de Tecnologia e Negócios da Indústria da Construção e do Mercado Imobiliário, do Grupo Softplan, o Construsummit 2024 reuniu cerca de dois mil participantes e 900 empresas. Neste ano, o evento ocupou uma área quatro vezes maior em relação à edição anterior.
Minha Casa, Minha Vida
Outro destaque no evento foi a palestra do Superintendente Nacional de Habitação Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, Raul Gomes. O executivo falou sobre o futuro do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e a possível criação de uma Faixa 4 para os beneficiários. Segundo Gomes, o cenário para o programa é muito positivo, após as reformulações realizadas recentemente. A expectativa apresentada por ele é que, no próximo ano, o MCMV ganhe ainda mais tração. De qualquer forma, o executivo citou a preocupação com as fontes de recursos, ainda muito dependente da poupança e do FGTS. Gomes afirmou que novas alternativas estão sendo analisadas.
O Construsummit ainda contou com a participação de diversas personalidades do mercado imobiliário, como o CEO e estrategista da CUPOLA, Rodrigo Werneck, que foi um dos palestrantes no encontro. Ele falou sobre “Tendências do Mercado Imobiliário e Melhores Práticas de Vendas”. Conforme Werneck, é importante que as empresas olhem para todo o funil de vendas, e não apenas para as chamadas métricas de vaidade e o número de leads. O executivo também ressaltou a necessidade de investimento em branding, e não apenas no marketing dos produtos.
Ao todo, foram mais de 60 palestrantes que trataram temas como: o atual panorama de mercado para a construção e imobiliário, oportunidades para o setor, reforma tributária, marketing do futuro, digitalização, industrialização e produtividade na indústria da construção, integração e suprimentos da cadeia, gestão e planejamento nos canteiros, ESG na prática do segmento, funding e eficiência financeira.
Entre os nomes que passaram pelo evento estiveram: João Branco, Executivo de Marketing destaque da Forbes e ex-Vice-Presidente de Marketing do McDonald’s; José Carlos Martins, Presidente do Conselho Consultivo da CBIC, e Raul Juste Lores, Jornalista, escritor e criador do canal “São Paulo nas Alturas” entre outros.
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
As mais lidas
Imobi explica: expressões do mercado financeiro
Inovação e colaboração: Apê11 anuncia reposicionamento no mercado imobiliário
Agenda de lives e eventos online do mercado imobiliário em agosto
Veja quem entrou para o ranking “100+ Influentes do Mercado Imobiliário em 2024”
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.