DestaquesImobiliáriasInovação

Empreendedores experientes do mercado criam uma nova categoria de garantia

Uma garantidora de aluguéis independente, que torna as imobiliárias sócias do resultado da operação. Esta é a proposta apresentada pela CredAluga, criada por profissionais que construíram suas carreiras inteiramente dentro do mercado imobiliário. 

Guilherme Blumer (ex-Brasil Brokers) e Daniel Santos (ex-Casa Mineira, vendida para o QuintoAndar) afirmam que um grande diferencial da CredAluga é ter sido desenvolvida por profissionais que viveram a realidade das imobiliárias.

“Garantia locatícia é uma das maiores dores das imobiliárias. 80% das locações no Brasil ainda são fechadas com uso de fiador ou caução, que são garantias muito frágeis para imobiliárias e proprietários. Apesar do mercado de garantias no Brasil ter se desenvolvido nos últimos anos, acreditamos que ainda há muito espaço para evolução”, afirma Blumer.

CredAluga promete modelo de alinhamento de interesses com as imobiliárias

Analisando as dores do mercado, a empresa desenvolveu um modelo de negócio voltado a aprovar clientes de baixo risco por meio de tecnologia e inteligência de crédito própria.

“Temos uma proposta independente e alinhada aos interesses das imobiliárias. Tratamos cada imobiliária de forma individualizada e ela se torna sócia do sucesso da carteira dessa operação por meio de um cashback. É um formato em que os dois lados ganham, possibilitando à imobiliária incorporar uma receita adicional relevante”, explica Blumer.

Daniel Santos destaca também a importância da confiança na escolha do parceiro de garantia pela imobiliária. 

“As imobiliárias fazem negócios com quem elas conhecem e confiam. Nós temos a vivência do outro lado do balcão e sabemos que o negócio de garantia é, antes de qualquer coisa, um negócio de confiança. Por isso, criamos a CredAluga com um modelo sustentável, rentável e com visão de longo prazo”, ressalta Santos.

Modelo registra baixa taxa de inadimplência

De acordo com os executivos, a operação da CredAluga começou a ser testada há mais de um ano e vem comprovando taxas de inadimplência muito abaixo das médias do mercado. “Começamos de forma responsável, testando a nossa tese em um ambiente controlado antes de divulgar para o mercado. Hoje temos a confiança de afirmar que a nossa solução é única em termos de segurança e rentabilidade para as imobiliárias”, destaca Daniel Santos. 

A validação criteriosa foi formulada para combater a inadimplência, que recentemente virou um gargalo para as imobiliárias, já que uma onda de aprovação de cadastros de score baixo acabou gerando uma grande leva de devedores no mercado. 

“Entendemos que a garantia precisa ser fácil, ágil e sem burocracia, mas não dá para colocar qualquer inquilino para dentro. Inquilinos inadimplentes custam caro para a administração das imobiliárias e danificam a imagem delas perante os proprietários dos imóveis”, aponta Guilherme Blumer.

Ele afirma que a CredAluga está pronta para atender novos clientes, com respaldo da validação e responsabilidade na aprovação de cadastros. “É feito tudo de forma online. Estamos  expandindo e preparados para receber novas imobiliárias”, diz Blumer.

A pujança da empresa é atestada pela presença e patrocínio no CUPOLA Summit. O grande encontro da comunidade imobiliária brasileira reúne 2 mil pessoas em Curitiba (PR) e acontece nos dias 12 e 13 de maio, com workshops exclusivos no pré-evento, no dia 11.  

O histórico dos sócios da CredAluga também chama atenção. Blumer atua no mercado imobiliário desde 2006, tendo passagem por grandes incorporadoras e empresas como ZAP e Brasil Brokers. Daniel Santos atua no mercado há mais de uma década e foi responsável pela transformação e crescimento da CasaMineira, empresa fundada pelo seu pai em 1983 e vendida para o QuintoAndar em 2021.

Guilherme Blumer (ex-Brasil Brokers) e Daniel Santos (ex-Casa Mineira), fundadores da CredAluga