Conheça a imobiliária que dobrou a carteira de imóveis com a integração de sistemas
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Conheça a imobiliária que dobrou a carteira de imóveis com a integração de sistemas

A digitalização e a integração de processos já é uma realidade em muitas imobiliárias brasileiras. Após realizar investimentos nessa direção, a ROCA Imóveis, com 47 anos de atuação no interior de São Paulo, conseguiu dobrar a sua carteira de clientes. 

A aposta da empresa foi em sistemas totalmente integrados, disponíveis tanto na web, quanto em aplicativos. Essas ferramentas visam facilitar a rotina burocrática típica do setor, trazendo mais agilidade e eficiência. O sócio-diretor da ROCA, Frederico Oehlmeyer, explica que a tecnologia foi essencial para esse avanço: “As transações imobiliárias são naturalmente burocráticas, e queremos facilitar e simplificar esse processo”, diz.

Agilidade nos processos

Um dos destaques da ROCA é o time exclusivo de captação de rua, que utiliza o aplicativo da empresa para registrar fotos, vídeos e coletar assinaturas digitais dos proprietários. Esse método permite que os imóveis sejam rapidamente inseridos no sistema, o que agiliza a administração de mais de 5 mil propriedades. No período de três anos, a imobiliária alcançou um valor geral de locações (VGL) superior a R$ 7 milhões e mais de R$ 1 bilhão de imóveis administrados.

A digitalização também resultou na eliminação das pastas físicas. Toda a documentação é armazenada digitalmente, com a terceirização do depósito dos arquivos físicos. “Geralmente, há uma resistência. Mas a resistência vai até ser feito diferente. É mais fácil fazer no papel, porque é a forma como se fazia. O sistema traz agilidade, além de ser muito mais prático”, comenta Oehlmeyer.

Crescimento do quadro de funcionários

Contrariando a ideia de que a digitalização elimina postos de trabalho, a ROCA aumentou seu quadro de funcionários em 40%. Hoje, são 170 colaboradores. Novas ferramentas de pré-atendimento foram implementadas, permitindo que as SDRs (Sales Development Representatives) se concentrem no relacionamento com os clientes, melhorando a eficiência do atendimento.

Oehlmeyer, que possui 12 anos de experiência no mercado imobiliário, trouxe uma cultura de inovação para a ROCA inspirada nas metodologias ágeis do setor de tecnologia. “Não temos medo de errar, só precisamos errar rápido. Vamos testando e fazendo. Já errei um monte, mas fiz, aprendi e estamos colhendo bons resultados”, destaca. 

Frederico Oehlmeyer é um dos palestrantes confirmados para o CUPOLA Conference Aluguel, que acontece no dia 7 de agosto, nos formatos on-line e presencial (em Curitiba). No evento, ele vai compartilhar em detalhes como conquistou os bons resultados. Para saber mais sobre outros palestrantes na conferência, clique aqui.